Meu pedido Fale conosco
Atendimento

Melhores Pontos Turísticos em Ouro Fino-MG Para Você Conhecer!

Monumento Menino da Porteira - Ouro Fino

Ouro Fino é uma das cidades mais antigas de Minas Gerais, e encontra-se no sul do estado. Além de ser conhecida como a melhor fornecedora de malhas no Circuito Turístico Malhas do Sul de Minas, Ouro Fino é rodeada de montanhas e matas preservadas. Uma das atrações turísticas mais procuradas é a Cachoeira do Taboão, de águas negras e diversas quedas d’águas.

O município também ficou conhecido como a Cidade do Menino da Porteira, devido à estátua do Menino da Porteira, outro atrativo local. Por aqui, também foi assinado o tratado café com leite, durante a República Velha. Se você está pensando em conhecer a cidade, este destino oferece algumas opções de turismo ecológico e a prática de esportes de aventura como:

  • Cavalgada;
  • Canoagem;
  • Off-road;
  • Motocross;
  • Paraglider;
  • Pesca;
  • Passeio de boia;
  • Trekking;
  • Bike;
  • Trilha.

Boi Sem Coração

Boi Sem Coração Fonte: Boqnews

Este monumento é uma parada obrigatória em Ouro Fino, MG. Trata-se de uma escultura que faz alusão à música “Menino da Porteira”. O ponto turístico fica na Rua Guarda Mor Lustosa, próximo aos Correios e, é de fácil acesso.

Não deixe de fazer um registro de um dos principais cartões-postais da cidade.

Monumento Menino da Porteira



Monumento Menino da Porteira Fonte: Violeiros do parque

Se você foi a Ouro Fino e não tirou uma foto nesse monumento, você, na verdade, não esteve em Ouro Fino. “Menino da Porteira” é uma homenagem à música de mesmo nome, conhecida na voz do cantor Sérgio Reis. Foi inaugurado em 2001 e tem 10 m de altura.

Encontrar essa atração turística será bem fácil. A escultura está localizada bem no trevo da entrada para a cidade para dar as boas-vindas aos seus visitantes, criando uma atmosfera convidativa e acolhedora na região.

Vai de ônibus ou de avião? Confira as melhores ofertas de passagens para Ouro Fino MG!

Cachoeiras de Ouro Fino

Além de seu patrimônio histórico e cultural, Ouro Fino abriga belíssimas paisagens naturais, entre elas, ótimas quedas d’águas próprias para banho.

Cachoeira do Taboão

Cachoeira do Taboão Fonte: Tvculturaourofino

Localizada a 20 minutos do centro da cidade, a cachoeira encontra-se no bairro Taboão, no distrito de Crisólia. Este é um programa para todas as idades, já que na parte inferior da cachoeira, há uma área muito boa para as crianças aproveitarem.

Cachoeira de Ribeirão São Paulo

Cachoeira de Ribeirão São Paulo Fonte: Pé de natureza

Também fica mais afastada do centro da cidade. Apesar de seu lindo visual, não é muito frequentada. A estrada e a trilha que dão acesso à queda não são muito sinalizadas e bem conservadas. Procure se informar bem antes de ir, ou busque orientação de um guia.

Cachoeira da Barra

Cachoeira da Barra Fonte: Vem conosco

A Cachoeira da Barra fica a poucos minutos da Cachoeira de Ribeirão São Paulo e recebe muito visitantes. Com boas áreas de piscinas naturais e trilhas, esse ponto costuma ser muito procurado pelos amantes de esportes de aventura. A prática de mountain bike e trekking é muito comum no local.

A Cachoeira também integra o Caminho da Fé, trajeto de peregrinação brasileiro que foi inspirado no Caminho de Santiago de Compostela.

Casa do Café com Leite

Casa do Café com Leite Fonte: Caminho da fé

Palco do “Acordo Café com Leite” ou “Pacto Ouro Fino”, em 1913, a Casa Café Com Leite é a antiga residência de Sr Francisco Ribeiro da Fonseca. Na ocasião, reuniram-se no casarão o presidente de Minas Gerais, Júliio Bueno Brandão, e Cincinato Braga, representante de São Paulo, para oficializar o tratado sobre a política de revezamento na presidência da República do Brasil.

O acordo durou até 1930. Atualmente, o prédio é sede da Biblioteca Municipal Ursulina Pitaguary.

+ Veja Também Pousadas em Tiradentes: 9 Dicas de Ouro Para Escolher a Pousada Certa!

Pedra do Itaguaçu

Pedra do Itaguaçu Fonte: Minube

Encontra-se a 15 km do centro urbano da cidade. A Pedra oferece uma vista impressionante da região com 1500 metros de altitude. Uma ótima pedida para os amantes de ecoturismo.

Santuário de São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima

Santuário de São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima Fonte: Mapio

Fundada em 1749, é uma das construções mais antigas da cidade. O projeto atual conta com predominância do estilo romântico, com alguns elementos do gótico francês. Vale a pena a visita.

Praça do Berrante

Praça do Berrante Fonte: Jornal folha de ouro

Esta é a atração mais recente da cidade. Foi construída na Av Cyro Gonçalves. A praça que conta com um berrante enorme, garantindo fotos muito divertidas, tem servido de ponto de encontro, área de lazer para os moradores e visitantes e, ainda possui um ginásio poliesportivo.

Agora que você já conhece nossas dicas, não deixe de conhecer Ouro Fino, MG. E fique ligado para mais dicas sobre outros destinos!

.

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310