Roteiros Para Você Fazer no Parque Nacional da Serra do Cipó!
Meu pedido Fale conosco
Atendimento

Roteiros Para Você Fazer no Parque Nacional da Serra do Cipó!

Fonte: ICMBio

Na serra do Espinhaço em Minas Gerais está um dos mais incríveis conjuntos naturais do mundo, o Parque Nacional da Serra do Cipó. É uma das principais unidades de conservação brasileira, e já foi chamada de “Jardim do Brasil” por Burle Marx.

A Serra do Cipó faz parte dos seguintes locais: Santana do Riacho, Jaboticatubas, Morro do Pilar, Itambé do Mato Dentro e a região ao sul da Cordilheira do Espinhaço. Sua localização é privilegiada passando por maravilhosas bacias hidrográficas como o Rio São Francisco.

A região é uma das mais visitadas do estado de Minas gerais, devido a sua rica fauna e flora, além das marcantes cachoeiras que lavam nosso corpo e mente, nos dando uma incrível sensação de renovação.

Sem dúvida, vale muito a pena conhecer a Serra do Cipó, e se está pensando em passar alguns dias na região, precisa seguir esse roteiro preparado especialmente para você!

+ Veja Também Cidades Históricas de Minas Gerais: Quais São, Atrativos eDicas!

Viagem e Hospedagem

Santana do Riacho Fonte: Booking

A cidade base da Serra do Cipó é Santana do Riacho, com isso você tem a opção de ir de avião e pegar um ônibus até a cidade, ou ir direto de ônibus. Aqui na Transportal Viagens você pode conferir a passagem mais em conta: Vai de Ônibus ou Avião?

A hospedagem pode acontecer nas várias pousadas e hotéis existentes na cidade, ou se você é mais aventureiro, pode optar pelas opções de acampamento, também bastante procurados pelos visitantes.

Caso,opte pelas pousadas e hotéis, a opção mais vantajosa seria os pacotes de viagem, que contempla hospedagem e passagem.



Acampamento

Acampamento Cachoeira Véu da Noiva Fonte: Macamp

O acampamento mais conhecido é o Acampamento Cachoeira Véu da Noiva, que permite que você tenha uma experiência única de contato com a natureza. Em um incrível bosque, bem próximo de um rio você pode escolher onde quer colocar sua barraca.

A área é totalmente gramada e sombreada, dando maior conforto aos aventureiros em dias mais quentes. O acampamento possui uma ótima estrutura que permite que até mesmo famílias completas curtam esse momento, além de oferecer opções de entretenimento como:

  • Mesa de sinuca;
  • Totó;
  • Baralho;
  • Dominó;
  • Pula-pula.

+ Veja Também Inhotim – Minas Gerais: o lugar incrível que você precisa conhecer!

O que fazer em Serra do Cipó?

São muitas as opções para quem curte atividades ao ar livre, além de conhecer paisagens únicas e deslumbrantes que existem na região. Veja algumas opções:

+ Veja Também Capitólio – Minas Gerais: Quando ir, Como ir e o Que fazer!

Cachoeira Véu da Noiva

Cachoeira Véu da Noiva Fonte: Dearbdesign

Assim como boa parte das cachoeiras da região, a Cachoeira Véu da Noiva possui uma taxa de R$ 11 por uma hora de pura curtição em suas “águas mágicas” para os campistas da ACM/ YMCA e R$ 30 para não campistas.

Com aproximadamente 70 metros de altura, a cachoeira é bastante procurada pelos turistas, e ao pagar essa taxa você terá acesso ao seu próximo passeio.

+ Veja Também Ouro Preto o Guia Completo da Cidade em Minas Gerais !

Trilha dos Escravos

Trilha dos Escravos Fonte: Leões da Montanha

O acesso para quem já está na Cachoeira Véu da Noiva é gratuito, e o nível de dificuldade é fácil, tornando possível mesmo quem não possui experiência com trilhas conseguir realizá-la sem problemas.

Não esqueça de escolher roupas leves e que facilitem seu trajeto, além de água,não deixe de se hidratar!

+ Veja Também Conheça 10 Dicas Importantes Para Você Que Adora Viajar !

Explore a Serra do Cipó

Cachoeira do Tabuleiro - Serra do Cipó Fonte: Pousadinhas

Muitas pousadas oferecem o serviço de guias, em que você tem a possibilidade de ver de perto diferentes espécies de animais, plantas e flores características da região. Normalmente esse passeio dura o dia todo, e os valores podem variar.

O ideal é que você planeje o passeio guiado, antecipadamente, ou seja, antes de chegar a região, normalmente o serviço é bastante concorrido.

+ Veja Também Belo Horizonte – Os principais roteiros que você precisa conhecer!

Cachoeira Capão dos Palmitos

Cachoeira Capão dos Palmitos Fonte: Serra do Cipó

Por último mas, não menos importante, a Cachoeira Capão dos Palmitos, uma opção gratuita para quem acessa a partir da portaria Areias no parque. A trilha para chegar a cachoeira é de aproximadamente 10 km, em torno de 2 horas de caminhada.

O nível de dificuldade varia de fácil à moderado, por isso vá com calma, para não exigir demais do seu corpo! Hidrate-se bastante, para garantir que o passeio será aproveitado a cada minuto.

+ Veja Também Saiba Como Você Pode Aproveitar a Serra da Mantiqueira!

Prepare sua viagem

Essas são apenas algumas opções de passeio que você pode realizar na Serra do Cipó, mas existem muitas opções, a área é gigante e seria impossível listar todos os locais, aqui estão os mais buscados e amados.

Não deixe de conhecer esse lugar fantástico, arrume o mochilão, prepare a barraca e curta uma aventura na Serra do Cipó!

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310