Conheça São Lourenço – MG: Onde Fica, Pontos Turísticos e Passeios!

Lago em São Lourenço
- Escrito por: Leila Simões

Um passeio por uma das estâncias hidrominerais mais famosas do país é, definitivamente, uma viagem inesquecível. Conheça São Lourenço e tudo o mais que o local tem a oferecer.

A “queridinha” do Sul de Minas e do Circuito das Águas é um destino bonito e aconchegante. O Caminho Velho que segue a Estrada Real corta São Lourenço, ofertando uma carga histórica partindo daí. Dentro da Serra da Mantiqueira, é atração turística de pessoas de todo o país e do mundo, em especial no inverno.

Quem for comprar sua passagem de ônibus para São Lourenço já pode seguir direto para o Parque das Águas. É uma das atrações mais especiais da cidade, onde se encontram as fontes de águas naturais terapêuticas.

Entretanto, o passeio na Maria-Fumaça, através da Rota do Café ou o voo no balão faz muito sucesso na região também.

+ Veja Também 6 Melhores Cidades Para Curtir o Carnaval em Minas Gerais!

Melhor época para visitar São Lourenço

Melhor época para visitar São Lourenço

Fonte: Canva

São Lourenço é uma cidade deliciosa que ficam no sul de minas, e é muito por sua beleza natural, e , a melhor época para visitar São Lourenço depende do que você espera da cidade.

Se você está buscando temperaturas mais baixas e um clima mais agradável, a melhor época para visitar São Lourenço é entre os meses de maio a setembro, que são os meses mais secos e menos chuvosos. Durante esses tempo, fica melhor para atividades ao ar livre, pois não corre risco de chuva.

Mas, se você viajante está interessado em desfrutar das águas termais da cidade, a melhor época para visitar é durante o outono e inverno, entre abril e agosto. Nessa época, a temperatura da água das fontes termais está mais quente.

O que tem para aproveitar em São Lourenço

Parque das Águas

Pedalinhos no Parque das Águas

Fonte: Travel notes

Cartão-postal e atração principal de São Lourenço, o Parque das Águas, é um complexo com diversas atrações. Os visitantes podem aproveitar, entre várias atividades, as de:

  • Minigolfe;
  • Playground;
  • Pedalinho;
  • Quadra de esportes;
  • Charrete;
  • Entre outros.

Dentro do setor arborizado encontra-se o Centro Hidroterápico-Balneário. O spa conta com ofurô, banheiro de hidromassagem, pedras quentes e vários mimos relaxantes.

Há pouco tempo, nas dependências do parque, inaugurou-se o Restaurante Casa Branca. Nele encontra-se um lindo deck sobre árvores e de onde se pode ver uma das mais belas vistas da cidade.

+ Veja Também Melhores Pontos Turísticos de São João Del Rei em Minas Gerais!

Trem das Águas

Trem das Águas

Fonte: ABPF Sul de Minas

Comprar pacote de viagem para Minas Gerais e não aproveitar um passeio bem mineiro não tem graça. Em São Lourenço, o turista pode dar uma voltinha na Maria-Fumaça em parte da Estrada de Ferro Leopoldina.

O trajeto tem cerca de 10 km e vai do Trem das Águas até chegar Soledade de Minas, descortinando belas paisagens montanhosas. O passeio tem a duração de duas horas e faz uma deliciosa parada na feirinha de artesanato no município de Soledade. Não há coisa melhor do que poder comprar quitutes típicos da região por um precinho bem atrativo.

Voo no Balão

Passeio de Balão em São Lourenço

Fonte: Sindhoteis

No fim de semana e feriados, o céu de São Lourenço se colore com os balões, que chegam a voar a 500 metros de altura. Ter uma visão privilegiada das montanhas e de toda a cidade é mesmo uma benção. O passeio sai do Parque das Águas logo nas primeiras horas da manhã e dura em torno de uma hora.

A gastronomia em São Lourenço

Prato de restaurante em São Lourenço

Fonte: Fast Pass viagens

Para os amantes de uma boa massa, independente do lugar que estejam, uma das melhores sugestões é a Agostini Pizzaria. Localiza-se na mesma rua do parque e tem diversas opções de pizzas também.

Casarão de Minas

Em São Lourenço não há como escapar da tradicional e deliciosa comida mineira feita no fogão à lenha. No restaurante Casarão de Minas é possível degustar pratos maravilhosos com uma localização bem central.

Restaurante/bar Circuito das Cervejas

Há aqueles que adoram uma cerveja artesanal. São Lourenço também tem o local perfeito para saborear carnes nobres, pratos a la carte acompanhados de uma bebida especial. O restaurante/bar Circuito das Cervejas é disputadíssimo, então, vale a pena quando reservar hotel, reservar uma mesa lá também.

Restaurante Casa Branca

E o Restaurante Casa Branca não poderia ficar de fora da lista dos melhores lugares para comer na cidade. Dentro do belíssimo Parque das Águas, serve o buffet self-service enquanto os visitantes se deliciam com a vista do local.

Além dessas, tem diversas outras opções. São Lourenço possui uma gama enorme de restaurantes e bares, portanto não é complicado encontrar lugares bem ao seu gosto.

Os melhores locais de hospedagem em São Lourenço

Reservar hotel ou reservar pousada é uma tarefa fácil no município. Há várias opções no centro e redondezas, com instalações charmosas e aconchegantes. Alguns dos locais mais indicados pelos turistas são:

  • Próximo do centro – Grand Ville Hotel, hotel aconchegante e com ótima localização.
  • Ao redor do centro da cidade – Hotel Fazenda Vista Alegre, lindo hotel com lago, animais e restaurante.
  • Próximo ao Parque das Águas – Hotel Brasil, o hotel fica localizado em frente ao Parque das Águas.

Dicas para quando for turistar por São Lourenço

Lago no Parque das Águas em São Lourenço

Fonte: Trilhas e aventuras

Algumas dicas valem ouro ao visitar cidades diferentes. Isso, porquê, costumamos estar muito eufóricos e as vezes nos esquecemos de pequeno detalhes que podem mudar tudo! Então, confira algumas dicas úteis para fazer sua viagem ser melhor:

  • Vá a pé para visitar os locais e parques, as paisagens valem muito a pena;
  • Nos feriados e nas férias, o Parque das Águas e seu entorno fica bem cheio, portanto deve-se tomar cuidado;
  • As águas da cidade são bem encorpadas e deliciosas. Quem apenas deseja experimentar, deve degustar um pouco de cada uma, escolhendo a preferida. É de graça e pode ser levada para casa. Essa dica deve ser ressaltada, pois é comum a água causar um leve desconforto em quem não está acostumado;
  • A reserva dos banhos e massagens no Centro Hidroterápico-Balneário SPA deve ser feita com certa antecedência. Isso também vale para as visitas e passeios na Maria- Fumaça e na Rota do Café.
  • Caso precise tomar alguma informação acerca dos locais a visitar em São Lourenço é simples. Basta visitar os quiosques que ficam na área frontal ao parque. Divirta-se!

Foto de perfil - Leila Simões
Leila Simões
Sou uma agente de viagens profissional. Através de dicas de viagens, divido experiências que coleciono ao longo de mais de 10 anos de histórias viajando ao redor do mundo.
Organize sua Viagem
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza