Serra da Canastra: O que fazer, Pousadas, Onde Fica, Cidades!
Serra da Canastra é uma das diversas maravilhas oferecidas por Minas Gerais, esse estado tão rico em natureza, cultura e principalmente gastronomia — Quem não ama a culinária mineira, não é mesmo?!
Destino perfeito para quem ama uma boa aventura, a Serra da canastra não tem um acesso muito fácil dependendo da forma como opte acessar uma de suas entradas. Apesar de muito ter sido feito ao longo dos anos para facilitar o acesso, o ideal é chegar até lá em um 4X4, eu não arriscaria com um carro de passeio.
A serra é dividida em duas áreas a Alta e a Baixa que abrigam suas entradas através de cidades próximas. Na parte Alta existem 3 portarias a partir de cidades São Roque de Minas, São João Batista e Sacramento. Já na parte baixa está a portaria de São José do Barreiro.
+ Veja Também Cidades Turísticas de Minas Gerais: Quais São, Atrativos, Dicas!
Índice
Dicas para criar seu roteiro de viagem
A primeira de todas as dicas é: Acesse a Serra da Canastra por São Roque de Minas, por que a cidade apresenta a melhor estrutura para receber visitantes, com muitas opções de pousadas, hotéis, restaurantes , bares, lojas e etc.
Acessando a serra por São Roque de Minas, vá pela MG-341 que conta com 58 km de estrada asfaltada, até a parte baixa da cidade. Na portaria de Casca D´anta se prepare para 26 km de estrada de terra, por isso cuidado em dias chuvosos.
Além das cidades de “acesso”, é possível conhecer várias outras cidades durante o passeio em Serra da Canastra. Alguns turistas fazem o “Circuito Canastra” percorrendo todas as cidades ao redor da serra, que são:
- Sacramento;
- São João Batista Do Glória;
- São Roque De Minas;
- Araxá;
- Bambuí;
- Campos Altos;
- Ibiá;
- Medeiros;
- Perdizes;
- Tapira;
- Tapiraí.
Termas, cachoeiras, serras, grutas e fazendas centenárias são algumas das atrações que o visitante poderá conferir durante o circuito, é um prato cheio para quem ama atividades na natureza e por que não adrenalina.
Berço do “Velho Chico”, o Rio São Francisco
Com cerca de 2.800 km, o Rio São Francisco percorre um conjunto de estados, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Ao chegar em Serra da Canastra por São Roque, você poderá conhecer a nascente desse velho gigante.
A criação do parque de Serra da Canastra teve como principal motivação, a preservação da nascente que fica em um vale a 1.300 metros de altitude. O nome “São Francisco” veio devido a uma estátua do santo que se encontra até hoje, bem próxima a nascente.
É lindo de se ver e delicioso de aproveitar as cachoeiras e piscinas naturais formadas pelo rio. Não existe possibilidade de não imergir totalmente em um mundo de paz e total relaxamento nesse lugar.
Bem pertinho do rio, também estão os mais fantásticos paredões de pedra, que atraem alpinistas de todos os lugares, além das inesquecíveis trilhas que levam a diferentes pontos do parque.
São João Batista da Canastra, o simpático vilarejo da Serra!
Você pode acessar este vilarejo de pessoas muito humildes, simpáticas e super hospitaleiras através da portaria 2 do parque, por Sacramento e São Roque de Minas.
É praticamente uma parada obrigatória, para conhecer além de boa parte da fauna e flora da região, ainda observar um pedacinho da nossa história como por exemplo, as construções antigas que retratam a passagem dos tropeiros na colonização do Brasil Central.
Outra atração do vilarejo são as deslumbrantes cachoeiras que ali habitam. Conheça algumas delas:
+ Veja Também Inhotim em Minas Gerais: o lugar incrível que você precisa conhecer!
Cachoeiras
Cachoeira do Jota
Algumas pessoas a conhecem como Cachoeira da Gurita e, é formada por dois poços que dão origem a sua queda que forma uma espécie de grande ducha para lavar até a alma! Fantástica!
Cachoeira Lava-pés
Bem pertinho da portaria de São Roque de Minas apenas 49 km de distância, esta Cachoeira Lava-pés, formada por uma pequena queda d’água no pequeno vilarejo. Um pouco antes de chegar a cachoeira, conheça o poço que abriga suas águas.
Onde se hospedar? Dicas de Pousadas
Pousada Bela Vista
Essa pousada é uma das que proporcionam a melhor sensação de conexão com a natureza que você imaginar. Café coado à moda antiga com o tradicional pão de queijo quentinho, canto dos pássaros como despertador pela manhã e muito ar puro.
Essa são as principais características da Pousada Bela Vista, com carinha de casa de avó que você se sente acolhido e muito bem cuidado, com todo o conforto de uma pousada moderna. Sem dúvida uma opção com ótimo custo benefício! Confira os valores na Transportal Viagens e garanta a melhor tarifa.
+ Veja Também Como escolher um Bom Hotel? Dicas e informações úteis!
Aldeia Canastra Pousada
Conforto, natureza e bom preço. Essa é uma boa definição para a pousada Aldeia Canastra Pousada. Com acomodações super confortáveis divididas por diferentes gostos e valores, a pousada oferece uma excelente estrutura para seus hóspedes.
As varandas privativas com vista para as montanhas são uma atração à parte. Experimente solicitar o café da manhã em seu quarto, e desfrute-o na varanda privativa com esse incrível cenário como vista.
A última dica é de ouro! Aqui na Transportal Viagens disponibilizamos alguns pacotes de viagens com preços incríveis! Tá esperando o que para comprar sua passagem de ônibus ou aérea e ir conhecer a Serra da Canastra?
Confira, surpreenda-se e reverse o seu agora mesmo!