Serra do Espinhaço – Como Chegar, Cachoeiras e Esportes Radicais!

que Serra do Espinhaço

01/04/2022

Conhece a Serra do Espinhaço? Sua região conta com lindas cachoeiras e uma geografia perfeita para a prática de vários esportes radicais.

No artigo de hoje, vamos te apresentar mais detalhes da Serra do Espinhaço, também conhecida como a cordilheira brasileira.

Onde se localiza a Serra do Espinhaço?

A Serra do Espinhaço, basicamente, é uma cadeia montanhosa que se localiza no Planalto Atlântico (possui mata atlântica), a serra se estende entre os estados de Minas Gerais e da Bahia.

As suas formações remontam ao período Proterozóico (cerca de 2,5 bilhões de anos atrás), sendo possível encontrar no local jazidas de ouro, manganês, bauxita e é claro, de ferro (Quadrilátero Ferrífero fica localizado nesta região).

Como chegar na Serra do Espinhaço

Serra do Espinhaço

Fonte: Hoje em Dia

Por conta de sua vastidão é possível chegar nela por várias localidades de Minas Gerais (como: Catas Altas, Rio Doce, Ouro Branco, Ouro Preto, entre outras) e algumas da Bahia, para ter uma certeza maior é preciso verificar de onde você está partindo.

Graças a tecnologia, vários aplicativos de mapas e GPS trazem a melhor rota para chegar até a Serra do Espinhaço, sendo uma região muito conhecida e desbravada, assim como importantes picos e serras próximas, dentre as quais, podemos destacar: Pico do Itambé, Serra do Caraça, Serra Geral, Serra do Cipó, Pico do Sol, entre outras.

Picos da Serra do Espinhaço

Pico do Inficionado

Fonte: Alta Montanha

Os Picos da Serra do Espinhaço recebe esse nome, por conta do geólogo Wilhelm Ludwig von Eschwege, que deu esse nome no século XIX. A região é considerada como a reserva da biosfera mundial, por contar com uma grande diversidade biológica.

Em 2005, mais precisamente no dia 27 de junho, a ONU considerou a Serra do Espinhaço como sendo a sétima reserva de biosfera do Brasil, por conta de todos os recursos encontrados na região.
Para se ter uma ideia de sua importância, mais da metade das espécies, entre plantas e animais ameaçados de extinção em Minas Gerais, encontram-se na Serra do Espinhaço.

Atrativos da região

Entre os principais atrativos da região, podemos destacar duas cachoeiras:

Cachoeira do Tabuleiro

Cachoeira do Tabuleiro, queda d'água

Fonte: Lugares Fantásticos

A Cachoeira do Tabuleiro fica localizada no município de Conceição do Mato Dentro. É a cachoeira mais alta do estado de Minas Gerais e a terceira de todo Brasil, contando com mais de 273m de queda livre.

Na parte baixa da cachoeira existe um poço imenso (mais de 18 metros de profundidade) contornada por blocos de pedras, já na parte alta, a cachoeira conta com lagos e com outras quedas.

Cachoeira Rabo de Cavalo

Cachoeira Rabo de Cavalo - Serra do Espinhaço

Fonte: Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro

A Cachoeira Rabo de Cavalo localiza-se no Parque Estadual da Serra do Intendente, formada pelo córrego Teodoro, que conta com mais de 150m de queda livre.

A cachoeira divide-se em três cascatas, sendo a sua principal, formada por uma queda mais alta que conforme bate na pedra do início da queda, forma longos respingos, que juntamente com o vento, ficam com a aparência parecida com um rabo de cavalo se movimentando.

 

+Veja também 11 Cachoeiras em Minas Gerais: Melhores Passeios Para Você Fazer!

 

Esportes para realizar na região

A região da Serra do Espinhaço é muito forte pela prática de esportes. Entretanto, não estamos falando de esportes tradicionais, como futebol, basquete ou vôlei, mas sim de esportes “diferentões” em meio a natureza. Portanto, veja abaixo alguns exemplos, dos esportes mais praticados na região.

Slackline

Pessoa realizando slackline

Fonte: Go Outside

O slackline é uma prática que trabalha o equilíbrio e a concentração do praticante, dessa forma, muitos buscam a modalidade para trabalhar a desenvolver uma “calma” extra.

A modalidade consiste, basicamente, de movimentos, sejam eles dinâmicos ou estáticos, feitos sobre uma fita flexível que fica presa entre dois pontos parados, como árvores, rochas, entre outros exemplos.

Em cima da fita, são realizados movimentos de equilíbrio pelo praticante, onde o mesmo fica apenas parado, se equilibrando ou andando até chegar de um ponto ao outro. Por conta de toda essa demanda de atividades, o slackline trabalha diferentes habilidades do ser humano.

Algo que certamente é fundamental para a prática, é o silêncio, pelo alto nível de concentração exigido.

Dessa forma, os praticantes buscam lugares isolados em meio a natureza, para uma conexão mais ampla entre corpo e mente, porque em grandes cidades e praças é praticamente impossível alcançar esse nível de silêncio.

A Serra do Espinhaço se tornou um excelente ponto para a prática dessa atividade, pois junta todos os fatores que garantem ao praticante: natureza, silêncio e ar puro.

Escalada

Pessoa fazendo escalada

Fonte: Canela de Ema Adventure Park

A escalada é um dos esportes mais praticados na Serra do Espinhaço, por conta das possibilidades verticais do local.

O esporte, basicamente, consiste no ato de escalar paredões de rochas, montanhas, entre outras superfícies, com auxílio de equipamentos de segurança, ganchos e cordas.

O objetivo por trás da prática está em atingir o ponto mais alto ou o ponto estabelecido através de uma subida na vertical nas mais diferentes áreas.

Rapel

Serra da Espinhaço cachoeira

Fonte: Correio Braziliense

O Rapel é uma modalidade radical que consiste na subida e descida vertical dos mais diversos pontos. Como em vãos livres, paredões, montanhas, picos, enfim, tudo que possibilite a prática.

A sua atividade foi criada com base em técnicas de alpinismo, dessa forma, é preciso o máximo de atenção por parte do praticante. Além, de contar com todos os itens obrigatórios de segurança;

É um esporte muito praticado por pessoas fãs de escaladas e da natureza. A serra do Espinhaço é muito popular entre os praticantes de Rapel, por contar com uma geografia propícia para a modalidade.

Salto base

Salto base

Fonte: Trilhas e Aventuras

O Base Jump é uma modalidade de esporte radical, onde os praticantes da modalidade saltam dos mais variados lugares.

Seu nome vem do inglês e pode ser traduzido, dessa forma: jump é pular ou saltar e base, na verdade é uma sigla para building, antenna, span e earth, que traduzido fica edifício, antena, ponte e terra.

Dessa forma, o esportista salta, basicamente, de prédios, antenas, pontes e outros edifícios, já à terra contida na sigla, remonta a montanhas e picos.

A Serra do Espinhaço pode ser considerada um dos melhores lugares de Minas Gerais e do Brasil para a prática dessa modalidade. 

Dicas finais para aproveitar a Serra do Espinhaço

Vegetação Serra do Espinhaço

Fonte: Go Outside

Em suma, como vimos ao longo do texto, a Serra do Espinhaço é perfeita para quem quer realizar um passeio muito enriquecedor.

Seja pelas belezas naturais, como as lindas cachoeiras, vegetação, rochas e animais ou pela possibilidade da prática de esportes radicais.

 

Desse modo, se você quiser aliar tudo isso em um só lugar, você precisa conhecer a Serra do Espinhaço.

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Veja também:
que Serra do Espinhaço
Serra do Espinhaço – Como Chegar, Cachoeiras e Esportes Radicais!
Cachoeira - Trilha do Sol
Conheças os Encantos da Trilha do Sol em Capitólio: Atrativos e Dicas!
Conceição do Mato Dentro vista aérea
Conheça Conceição do Mato Dentro – Como Chegar, Atrativos e Dicas!
Carrancas em Minas Gerais
O que fazer em Carrancas MG? Cachoeiras, passeios e pousadas!
Vista aérea de Passos em Minas Gerais
O que fazer em Passos – MG – Atrativos, restaurantes e hotéis!
Veja Todas > Booking.com
COVID-19
COVID-19
Saiba o que fazer em relação as suas viagens de ônibus