Conheças os Encantos da Trilha do Sol em Capitólio: Atrativos e Dicas!

Cachoeira - Trilha do Sol

09/02/2022

Para quem curte um bom ecoturismo em meio às trilhas e cachoeiras, não pode perder a viagem à Trilha do Sol. Um ambiente descontraído que proporciona conexão com a natureza, paz e diversão durante todo percurso.

As atrações que compõem esse destino vão além dos 4km de extensão de trilha. Já que ao longo do caminho o turista se depara com três cachoeiras incríveis, alguns pequenos cânions e paisagens de tirar o fôlego! Tudo em meio à vegetação de cerrado mineira.

Assim, a Trilha do Sol é bem recomendada para quem quer se desconectar do mundo durante as férias. Uma vez que se trata de um ponto turístico completo com passeio autoguiado, restaurante, área de lazer, piscina e as famosas cachaças da Serra da Canastra. Então confira mais informações sobre esse destino imperdível e se prepare para a maior das aventuras!

 

+ Veja também Excursão a Capitólio e passeio no lago de Furnas – Reserve Online

Como chegar à Trilha do Sol Capitólio

Placas indicativas Trilha do Sol

Fonte: Portal da Chalana Lago de Furnas

A Trilha do Sol é uma das atrações turísticas mais almejadas da região do Lago de Furnas, em Capitólio (MG) — município famoso por seu ecoturismo, envolvendo esportes radicais, como trekking e mountain bike, parques com piscinas naturais, cachoeiras, trilhas e uma gastronomia de dar água na boca.

Para chegar ao local de carro, a partir de Capitólio, basta seguir a MG-050 por cerca de 23km. Após esse percurso, você deve dirigir por mais 1km em estrada de terra até chegar à trilha. Mas não se preocupe achando que irá se perder nesse caminho. Pois, por volta do km 304, há diversas placas sinalizando a entrada do destino.

Além disso, para quem prefere ir de ônibus e aproveitar bons drinks, há a opção de ônibus. Então se informe na rodoviária e pegue algum ônibus da linha Capitólio – Passos que passa pela entrada da Trilha do Sol.

Infraestrutura da Trilha

Placas de sinalização

Fonte: Viaje seu Mundo

A visita pela Trilha do Sol é certamente uma das caminhadas mais tranquilas. Principalmente por sua excelente infraestrutura. Já que oferece estacionamento, banheiros, trilhas autoguiadas bem sinalizadas, restaurante, pousada, equipe profissional, redário e piscina. Ou seja, toda estrutura para uma boa experiência.

Dessa forma, não é de se espantar com o fato de ter recebido duas vezes o prêmio Travellers’ Choice – O melhor dos melhores. Reconhecido pelos usuários do Tripadvisor. Visto que se trata de um prêmio recebido a partir das avaliações de todos os turistas que passaram pelo local. De modo a levar em conta o serviço, qualidade e satisfação referente às acomodações, destino, restaurantes, atrações e experiências.

Valores

Para aproveitar o parque da Trilha do Sol, há uma taxa de R$45,00 por pessoa. Porém para crianças de até 12 anos a entrada é franca. E para os idosos a partir dos 60 anos a taxa é menor, devendo pagar apenas R$30,00.

Esses valores incluem o uso do parque, piscinas, redes para descanso e trilha. Permitindo ao turista aproveitar o melhor do destino.

Caso você já seja hóspede da pousada, está com sorte! Pois não haverá necessidade de pagar para realizar a trilha.

O que ver na Trilha do Sol: Cachoeiras para se admirar

Para quem segue pela Trilha do Sol, certamente não há como ignorar suas inúmeras belezas naturais que completam o passeio, o tornando mais perfeito e inesquecível. Assim, conheça a seguir pontos turísticos importantes do destino.

Mirante do Cânion

Mirante do Cânion Capitólio MG

Fonte: Em Algum Lugar do Mundo

Logo no início, em direção à Cachoeira no Limite, você verá um pequeno desvio de 100m de caminhada. De onde é possível observar a vegetação em meio aos cânions e alguns poços próximos à Cachoeira no Limite.

Esse é um bom ponto para quem curte apreciar a natureza, tirar algumas boas fotos ou aproveitar as piscinas naturais mais tranquilas. Contudo para chegar até o poço é preciso caminhar por cerca de 20 minutos. Mas pode ter certeza de que valerá a pena pelas águas geladas e refrescantes.

Cachoeira no Limite

Cachoeira no Limite

Fonte: Viajar Hei

Voltando ao percurso principal, a primeira atração à vista é a Cachoeira no Limite. Conhecida como a menor queda d’água da Trilha do Sol que cai por uma espécie de escorregador de pedras. Composta por águas claras, limpas e frias.

Além disso, o ambiente chama atenção principalmente por estar rodeado pelos cânions mineiros. Proporcionando uma bela paisagem a quem usufrui de suas piscinas naturais.

Cachoeira do Grito

Cachoeira do Grito - Trilha do Sol

Fonte: Trilhando Montanhas

A Cachoeira do Grito é uma das mais famosas e recomendadas para quem busca renovar as energias vitais. Isso porque é onde acontece o ritual do descarrego. Ou seja, momento em que um indivíduo se banha em suas águas eliminando de si todas as energias negativas, medos e aflições. E grita como forma de deixar o eco e as emoções fluírem pelo riacho.

O lugar possui uma grande piscina natural e um paredão que torna possível a prática de rapel.

Ao chegar à cachoeira, o turista vem de cima, obtendo uma visão total da paisagem. E necessitando descer por uma escada de pedra para aproveitar as suas águas.

Cachoeira do Poço Dourado

Poço Dourado Trilha do Sol Capitólio

Fonte: Trilha do Sol MG

Por todo o trajeto, é possível se deparar com algum monitor para se informar melhor sobre os caminhos e atrações. O que torna simples uma trilha autoguiada.

Apesar disso, ao se direcionar à Cachoeira do Poço Dourado, o mais recomendado é tomar certo cuidado ao caminhar. Pois diferente dos outros acessos, o percurso à essa cachoeira possui 40cm de nível de água. E alguns pontos de subida, contando com as escadarias de pedra da Cachoeira do Grito.

De qualquer modo, ao final, todo o esforço vale a pena. Já que você é recebido por águas límpidas e amarelas que dão nome à cachoeira.

Dicas para aproveitar melhor a Trilha do Sol

Capitólio MG

Fonte: Turismo Independente

O melhor proveito da Trilha do Sol vem acompanhado por bom planejamento. Visto que é uma caminhada de pelo menos 3 horas. Assim sendo:

  • Planeje o horário da trilha. Pois é possível aproveitar um banho de chuveirão e uma boa refeição no restaurante que funciona das 11h às 16h;
  • Utilize roupas confortáveis, roupas de banho e tênis. Já que a trilha é considerada intermediária e possui algumas áreas íngremes e com pedras;
  • Leve uma mochila com água e lanche;
  • Passe protetor solar e repelente;
  • Tenha uma boa câmera em mãos. Para então registrar todos os momentos e belezas naturais.

Onde se hospedar próximo ao destino

Balneário do Lago Capitólio

Fonte: Booking

A hospedagem mais próxima sugerida com certeza é a Pousada Trilha do Sol. Visto que é onde está localizada a própria trilha. Precisando apenas caminhar por 1km, do hotel à primeira atração (a Cachoeira no Limite).

Sua estadia nessa pousada será simples. Já que não possui muitos serviços diferenciados. Contudo é um ambiente que conta com estacionamento, piscinas, áreas de rede para descanso, bons drinks, ótimo restaurante e ainda as belezas naturais da trilha que podem ser admiradas pelo hóspede sem a cobrança de taxas adicionais.

  • Endereço: Rodovia MG 050, Km 304 | Capitólio – MG – Brasil
  • Contato: (35) 3522-8681 / (35) 9 8842-1855 / (35) 9 9926-1108

Além disso, caso queira outros hotéis em Capitólio, recomendamos Engenho da Serra Hotel & Eco Resort ou Balneário do Lago Hotel. Pois possuem serviços mais completos, como academia, área de recreação infantil e excelente infraestrutura para quem quer mais conforto em meio à natureza.

 

+Veja também Melhores hotéis em Capitólio (MG) | Reservas, dicas e preços!

 

Agora sim, prepare sua próxima viagem e convide mais pessoas para uma renovação das energias para uma vida mais leve.

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Veja também:
que Serra do Espinhaço
Serra do Espinhaço – Como Chegar, Cachoeiras e Esportes Radicais!
Cachoeira - Trilha do Sol
Conheças os Encantos da Trilha do Sol em Capitólio: Atrativos e Dicas!
Conceição do Mato Dentro vista aérea
Conheça Conceição do Mato Dentro – Como Chegar, Atrativos e Dicas!
Carrancas em Minas Gerais
O que fazer em Carrancas MG? Cachoeiras, passeios e pousadas!
Vista aérea de Passos em Minas Gerais
O que fazer em Passos – MG – Atrativos, restaurantes e hotéis!
Veja Todas > Booking.com
COVID-19
COVID-19
Saiba o que fazer em relação as suas viagens de ônibus