Turismo Religioso em Minas Gerais – Roteiros Imperdíveis Para Fazer!

Turismo religioso em Minas Gerais - Igreja

03/09/2019

O Estado de Minas Gerais possui uma bagagem cultural muito grande, graças às suas riquezas naturais e também a toda a parte histórica, espalhadas pelas diversas cidades do interior. Agora, existe também uma rota para Turismo Religioso em Minas Gerais. São inúmeras festas religiosas que já fazem parte do calendário de festas de diversas cidades, mas estava faltando uma rota para visitação das igrejas, que são lindas e com muita história para contar.

Em 2017, Minas pensou um criar um novo roteiro para o turismo religioso, e em Setembro/2017 foi criada a Rota Oficial Caminho Religioso da Estrada Real (CRER), que teve como principal inspiração o caminho de Santiago de Compostela. Criado na Europa, um caminho que acontece da França até a Espanha.

Minas tem uma mistura muito peculiar, que é a fé junto com a história e belezas naturais, por isso, é uma das cidades que está crescendo no cenário turístico brasileiro. Principalmente, porque os passeios religiosos em Minas não sã pacatos, ou com apenas reflexões. Oferece muita história, belezas, paradas em cachoeiras e muitos outros atrativos para os viajantes saírem mais apaixonados.

Mas não existe apenas o CRER em Minas em relação ao Turismo Religioso em Minas Gerais. Existem diversas igrejas que podem ser visitadas por fora da rota, como parte de um roteiro próprio do viajante, que deseja conhecer de forma mais intimista. Vamos te mostrar algumas opções para que fique tão apaixonado quanto nós estamos.



Turismo Religioso em Minas Gerais – Locais que você precisa conhecer

Está preparado para todos os locais incríveis que separamos para você, confira a seguir:

Santuário de Bom Jesus de Matosinhos

Santuário de Bom Jesus de Matosinhos Fonte: Wikipedia

Localizada na cidade mineira de Congonhas, possui uma arquitetura colonial típica brasileira, são seis capelas que encenam o caminho da Paixão de Cristo. Ao redor, você encontra restaurantes com excelente culinária e algumas lojas para adquirir lembrancinhas religiosas e também artesanato.

+ Veja Também Descubra os 5 Melhores Lugares Para Visitar Na Terceira Idade!

Igreja de São Francisco de Assis

Igreja de São Francisco de Assis Fonte: Viagem turismo

Situada no coração de Minas, em BH – Belo Horizonte, no complexo arquitetônico da Pampulha, conhecida também como a “Igrejinha da Pampulha”, foi desenhada por Oscar Niemeyer e a sua inauguração aconteceu em 1943, tendo como seu maior destaque a beleza e também seu design.

Santuário do Caraça

Santuário do Caraça Fonte: Dedmundoafora

Localizada na cidade de Catas Altas, em Minas, o santuário teve sua construção datada entre os anos de 1876 a 1883, a igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens possui um estilo neogótico, bem típico pela época da sua construção. É possível se hospedar em suas dependências, porém é necessário reservar com bastante antecedência. Se você for adapto a trilhas, a região possui trilhas bem no meio da mata, que encantam todos os viajantes.

Capela Nossa Senhora do Ó

Capela Nossa Senhora do Ó Fonte: Minas gerais

A cidade de Sabará também possui um circuito que conta a história do Ouro por Minas gerais, e possui muitas igrejas. A Capela de Nossa do Ó tem como data de inauguração em 1717. A principal surpresa ao visitar a capela é a sua criação toda feita em madeira, ouro e cedro, uma construção incrível que impressiona os visitantes do Turismo Religioso em Minas Gerais.

Santuário de Nossa Senhora Piedade

Santuário de Nossa Senhora Piedade Fonte: Circuito do ouro

Na cidade de Caeté está localizado o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, que é o ponto onde começa a rota do CRER, que falamos no início do nosso artigo. A vista do local é algo impressionante, e no local também conta com a presença da observação da Universidade Federal de Minas Gerais, que recebe visitantes no primeiro final de semana de cada mês.

Basílica de São Geraldo

Basílica de São Geraldo Fonte: Jornaltopgol

Situado na cidade de Curvelo, datada de 1906, criada pelos missionários holandeses. Conhecida por ser a única basílica que foi dedicada ao santo redentorista, no mundo.

Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Matriz de Nossa Senhora da Conceição Fonte: Melhores destinos

Localizada na histórica cidade de Ouro Preto, criada ainda nos primeiros anos em que a região começou a ser povoada, em 1699. Em 1724, foi substituída por uma nova construção, pois a capela original não comportou a quantidade de fiéis.

Turismo Religioso em Minas Gerais – Estilo Barroco por Aleijadinho

Se você é um amante do estilo Barroco idealizado por Aleijadinho, separamos alguns locais para que você possa conhecer durante as rotas do Turismo Religioso em Minas Gerais:

  • Igreja de São Francisco de Assis: Uma das inúmeras igrejas localizada na cidade de Ouro Preto. Para a visitação no local é necessário pagar uma taxa, porém você não irá se arrepender depois que admirar as obras de Ataíde.
  • Santuário de São João Batista: Construída em 1764, em Barão de Cocais, criado também pelo nosso mestre Aleijadinho e Ataíde. O altar da igreja possui folheado a ouro incrível, algo realmente impressionante e de beleza única.

Existem inúmeros destinos para realizar Turismo Religioso em Minas Gerais, mesmo as igrejas que não possuem tanta fama valem a sua visita, pois cada uma delas possui detalhes únicos. Você pode chegar até Minas de ônibus, carro ou avião, o que importa é que você trace agora mesmo sua rota de turismo religioso.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Cassino em Lambari MG
Lambari MG – 6 Pontos turísticos para você aproveitar na cidade!
Aiuruoca - Pico
O que fazer em Aiuruoca: Como chegar, atrativos, pousadas e dicas!
Santuário do Bom Jesus do Matosinho - Turismo religioso em Congonhas
Turismo Religioso em Congonhas – MG: Como ir, Horários e Dicas!
Cachoeira em Minas Gerais
11 Cachoeiras em Minas Gerais: Melhores Passeios Para Você Fazer!
Cachoeira em São Roque de Minas
O Que Fazer em São Roque de Minas? Onde Fica, Roteiros e Dicas!
Veja Todas >
Cadastur