Visite a Gruta de Maquiné, uma das belezas naturais de Cordisburgo, em Belo Horizonte
Meu pedido Fale conosco
Atendimento

Visite a Gruta de Maquiné, uma das belezas naturais de Cordisburgo, em Belo Horizonte

Galeria da Gruta do Maquiné

A Gruta de Maquiné fica localizada na cidade de Codisburgo, estado de Minas Gerais, pertinho da capital Belo Horizonte – cerca de 130 quilômetros. Considerada por muitos historiadores o berço natural da paleontologia brasileira, a gruta dá aos visitantes uma verdadeira aula de história e uma experiência incrível.

No texto de hoje, você vai descobrir tudo o que pode esperar desse passeio maravilhoso para quem curte estar próximo a natureza e quer se sentir na época na pré-história. Confira o que separamos mais abaixo!

A descoberta da Gruta de Maniqué

A gruta de Maquiné foi descoberta pelo Sr. Maniqué, antigo dono da propriedade onde ela está localizada – daí o seu nome. Ao se deparar com um lugar inexplorado, o fazendeiro espalhou a notícia, que logo ganhou notoriedade internacional. Após alguns anos, ela passou a ser pesquisada por Peter Wihelm Lund, que encontrou por lá fósseis de animais pré-históricos e até de humanos.

Ele passou cerca de dois anos envolvido na sua pesquisa e se impressionou com a variedade de descobertas. Os fósseis encontrados eram de épocas longínquas, o que fez com que o local se tornasse um marco no estudo da paleontologia até os dias de hoje.

A variedade de fósseis provou que a gruta era utilizada nessa época para esconderijo, dormitório e abrigo para diversas espécies, o que faz dela uma relíquia da história humana e do mundo em geral.

No passeio, os detalhes desses períodos tão importantes de serem conhecidos são explicados pelos guias, que possuem uma bagagem riquíssima de informações e hoje vivem do turismo local. Além disso, a gruta ainda é berço de diversas espécies de animais, embora eles apareçam por lá apenas à noite ou se escondam nos salões intocados, como os morcegos, por exemplo.

Guimarães Rosa

Guimarães Rosa - Gruta de Maquiné

Fonte: Maquiné park hotel

O famoso médico e autor brasileiro, Guimarães Rosa, é um dos mais lembrados da região. Ele nasceu na cidade de Cordisburgo e se apaixonou pela Gruta de Maniqué em uma de suas visitar. Quem passar pela cidade, pode encontrar sua casa e ainda tirar uma foto de sua estátua na região central.

Guimarães Rosa se apaixonou pela região e há quem diga que suas andanças por ela fez com que ele tivesse inspiração para criar suas famosas obras literárias, presentes até hoje entre seus admirados.

O passeio à Gruta

O passeio até a Gruta de Maniqué é bem agradável e excelente para famílias, namorados ou qualquer pessoa interessada em história e que quer dar de cara com um dos tesouros nacionais mais incríveis que temos ainda preservado.
A entrada é cobrada em dinheiro, cerca de 20 reais por pessoa – valor utilizado para manter a conservação e fazer o pagamento dos guias. Separamos alguns dos pontos que o visitante passará nessa exploração:

Visita ao Museu

Museu Gruta de Maquiné

Fonte: Pelas Estradas de Minas

A primeira parada obrigatória é no museu da Gruta, que conta com dois andares de galerias de fotos, fósseis retirados do local e muita história para contar. Ele foi construído na intenção de ensinar um pouco mais aos visitantes tudo que aconteceu no período de exploração. Além das áreas de exposição, há também um espaço criança, onde elas podem se divertir um pouco antes de seguir até a gruta de Maniqué.

Vale a pena passar por lá, pois muito do que será dito poderá ser apreciado de pertinho, como os esqueletos completos de alguns animais encontrados na região.

A Gruta de Maniqué

Entrada da Gruta de Maquiné

Fonte: Tem que ir

Com mais de 7 salões, a gruta encanta pelo tamanho e também por suas formações rochosas. Alguns dos salões têm mais de 70 metros e dão ao visitante uma experiência de imersão nos tempos antigos.

Interior da Gruta

Interior da Gruta de Maquiné

Fonte: Crescer Contagem

As fotografias estão liberadas após a visita guiada, quando os turistas podem ficar mais à vontade para explorar cada cantinho do local – que conta com uma iluminação própria para garantir a segurança de todos.

Pintura Rupestre

Pintura Rupestre na Gruta de Maquiné

Fonte: Wikimedia

A gruta tem também pinturas rupestres e uma série de esculturas formadas pelo tempo e pela água. Um dos salões tem uma iluminação natural incrível, onde é possível ver as formações rochosas com mais calma.
Para crianças, a experiência é capaz de aumentar a percepção de mundo e ensinar história na prática. Por isso, excursões de escolas são bem comuns. Procure o museu caso queira reservar um passeio para muitas pessoas.

Lanchonete e Restaurante

Restaurante Cabana do Maquiné

Fonte: Maquiné park hotel

Depois da visitação à Gruta, é possível almoçar ou lanchar no restaurante local. Com uma infraestrutura excelente e bom atendimento, é uma ótima pedida dar uma pausa na viagem e saborear uma deliciosa típica comida mineira.

Ao lado do restaurante, há também uma lanchonete. Por lá, o famoso pão de queijo de minas e o café coado na hora agrada os turistas, que podem relaxar um pouco antes de seguir estrada.

Como chegar à Gruta de Maniqué?

Como falamos, a gruta de Maniqué fica a uma distância de 130 quilômetros da capital mineira Belo Horizonte. Seu acesso pode ser de ônibus saindo da capital ou de outras cidades.

Confira sempre qual rota é mais barata e mais rápida para você. A nossa dica é ir até a capital e, de lá, utilizar um transporte terrestre até a gruta.

É possível também se hospedar em BH e comprar o passeio para Cordisburgo. Como a atração é muito próxima da região, é possível aproveitar para conhecer outros pontos turísticos mineiros.

+Veja em nosso site os hotéis disponíveis na região, clique aqui !

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310