Dicas de Como Conhecer Brasília em seus Melhores Pontos Turísticos!
Muita gente acha que Brasília se resume a um local para políticos, mas a verdade está muito distante disso, Brasília é uma cidade rica em cultura que consegue ser ao mesmo tempo moderna e cheia de história, quem visita a cidade não se decepciona, as opções são tantas e tão variadas que vc não vai saber por onde começar, juntamos algumas dicas para dar uma idéia mais clara sobre os motivos para fazer uma visita.
Melhor época para visitar Brasília!
O clima da cidade vai decidir isso por você já que a cidade divide o ano em basicamente duas estações, a estação da seca e a estação das chuvas, o melhor momento para visitar a cidade é entre os meses de maio e junho, quando as chuvas já acabaram mas a cidade ainda está cheia de verde, nessa época você pode aproveitar livremente as atrações que são em sua maioria ao ar livre, de julho a dezembro a seca está em sua força total então turistas desacostumados podem acabar sofrendo de tonturas e lábios rachados (nada legal), entre janeiro e abril as chuvas são abundantes então você não vai poder curtir ao ar livre.
Viaje para Brasília
Brasília tem a vantagem de estar localizada na região central do Brasil de modo que a viagem é tranquila independente de onde você estiver vindo, tanto o aeroporto internacional de Brasília quanto a rodoviária são excelentes e fazem rotas para todas as regiões do país, para quem vem do exterior é possível fazer uma viagem direta tranquilamente sem precisar fazer escalas.
+Veja também Visita guiada por Brasília. Um passeio histórico e cheio de cultura!
Personalidades e história
Oscar Niemeyer
Embora não tenha nascido como um cidadão brasiliense ele conquistou esse título colocando sua alma em cada projeto, muito mais que um simples arquiteto, Niemeyer foi o pai do estilo e das belezas da cidade, suas obras projetadas para durar por séculos são tão impressionantes que sua fama se espalhou pelo mundo, como artista dedicado e inovador convicto ele foi capaz de transformar uma cidade comum em um espaço cultural cheio de vida e brilho.
Roberto Burle Marx
Responsável por muitas das mais belas paisagens na cidade, Burle Max se orgulhava de dar um toque pessoal em paisagens que já eram naturalmente belas, sua dedicação à cidade fez dele uma lenda por estas bandas e quem vem a Brasília não tem como ir embora sem visitar alguma de suas obras, elas estão por todos os lados na cidade, mas principalmente ao ar livre, as chances são de que você vai encontrar elas mesmo sem estar procurando e quando ver vai reconhecer que aquilo é trabalho de um gênio.
Athos Bulcão
Um gênio da pintura, suas obras são painéis que embelezam muitas das paredes e tetos da capital, Bulcão começou sua carreira como assistente do renomado Cândido portinari e juntos criaram o painel de São Francisco na igreja da pampulha, mas Athos Bulcão não ficou satisfeito em ser assistente e resolveu voar sozinho, para quem vai a Brasília sua obra é um presente para os olhos e você precisa tirar uma foto em frente à um de seus painéis.
Fundação
Brasília nasceu de um desejo antigo, construir uma capital que estivesse localizada no centro do território nacional, a idéia foi ganhando popularidade durante décadas mas sua construção começou apenas em 1956 (sob os olhos atentos de Oscar Niemeyer) e durou até sua inauguração no dia 21 de abril de 1960, o então presidente Juscelino Kubitschek começou então o processo de transferir os poderes do governo ( que estavam no Rio de janeiro) para a nova capital, esse processo durou mais uma década inteira e só então a cidade passou a funcionar plenamente.
Plano Piloto
Escolhido em um concurso com júri internacional o plano de construção da cidade era ao mesmo tempo inovador e simples, seu design baseado no formato de uma cruz explicava como fazer de Brasília uma cidade que abraçava o verde, uma cidade cheia de belezas naturais e pontilhada com momentos e obras arquitetônicas, não à toa a nossa capital é uma das mais bem planejadas cidades do planeta.
Pontos Altos
Parque Sarah Kubitschek
Também chamado de parque da cidade, ganhou o título de maior parque urbano do mundo ao superar o central Park (localizado em Nova York), este parque é um espaço vivo e cheio de verde no coração do Brasil, aqui você pode passear com a pessoa amada ou fazer um piquenique em família, o local conta ainda com vários quartinhos para a criançada e praças internas para quem quer apenas sentar e relaxar.
Jardim botânico
Embora seja pequeno em comparação com o parque da cidade, o jardim botânico tem um charme próprio, a grande variedade de plantas que pode ser vista aqui formam uma coleção fantástica, embora ele careça em tamanho sua infraestrutura é exemplar então é bastante cômodo fazer uma visita e tirar algumas fotos, além disso o ambiente é bastante frequentado por jovens então é um ótimo lugar para fazer amizades.
Asa Sul
Essa é a área mais nobre da cidade, os prédios residenciais deste bairro foram construídos de modo a homenagear a arquitetura parisiense, graças a isso o bairro todo tem um ar europeu, a asa sul inteira foi tombada pela UNESCO de modo que viver aqui não é barato, porém é um ótimo lugar para quem quer passear por ruas bonitas e fazer compras. Algumas boutiques de renome tem loja nessa área então você pode acabar se deparando com a mais nova moda em primeira mão.
Brasília Shopping
Um verdadeiro monumento em homenagem a essa grande cidade, o Brasília shopping abriga uma grande variedade de lojas e suas praças de alimentação são bem diversificadas e estilosas, é possível andar dentro dele por horas observando não apenas as vitrines como também o bom humor dos visitantes e as belezas arquitetônicas do local. O lugar oferece opções desde as lojas mais comuns Até as mais exclusivas marcas de elite de modo que você vai sempre achar algo que agrade o seu gosto e o seu bolso.
Centro Cultural
Um berço de apoio à diversidade, o centro cultural Brasília recebe diferentes eventos voltados às mais diversas culturas, aqui as pessoas podem se encontrar e aprender sobre si mesmas, entre as muitas atividades realizadas no espaço, podemos destacar que no último domingo de cada mês o centro abre suas portas para dar lugar a uma reunião onde as pessoas cantam músicas de meditação e tentam se conectar com si mesmas e com o universo.
Olhos D’aguá
Localizado na asa norte da cidade, esse parque é considerado por muito o lugar perfeito para fazer caminhadas e ginástica, sua estrutura apresenta uma beleza trabalhada que combina com o restante da cidade e suas belezas naturais foram moldadas de modo a oferecer conforto e comodidade, o parque chega a receber por dia mil moradores da cidade que fazem seus exercícios rotineiros e mais um cem número de visitantes querendo apenas um lugar bonito para passear.
Ponte JK
Não basta atravessar, como tudo mais em Brasília esta ponte se destaca por seu perfil arquitetônico que é cheio de arrojo, vista de longe a ponte parece dançar sobre o lago Paranoá e durante a noite ela ganha uma iluminação digna uma exposição de jóias, muitos casais São vistos passeando nos arredores uma vez que a visão da ponte com suas luzes traz um pouco do clima romântico dos filmes.
Lago Paranoá
O lago foi construído para dar a esta parte da cidade um clima de leve nostalgia romântica, suas margens são bem iluminadas e muita gente passa por aqui para tirar fotos ou usa o local para se reunir com os amigos, quando se olha o panorama todo o lago e sua ponte formam não apenas uma paisagem mas uma obra de arte que lembra muito uma coroa.
Esplanada dos Ministérios
São dezessete edifícios construídos por Niemeyer, podemos dizer que a esplanada é não um conjunto de obras mas sim a maior obra arquitetônica do Brasil, os edifícios seguem cheios de harmonia combinando suas distâncias e suas curvas de modo a se tornarem parte uns dos outros, metade dos edifícios está localizada em cada lado do eixo monumental o que dá ao turista a chance de ver tudo sem perder muito tempo, entre eles existe ainda faixas de grama de cada lado onde acontecem shows e outros eventos abertos ao público.
Memorial JK
Construído no ponto mais alto da cidade este museu guarda um rico acervo dedicado a contar e preservar a história do homem que idealizou e construiu Brasília, percorrer o museu é como reviver a história cheia de desafios e vitórias do nosso presidente mais ilustre, e mesmo do lado de fora você vai se surpreender com a beleza em cada ângulo do edifício, vale a pena visitar e passar uma tarde imerso em lembranças de uma época distante.
Catedral Nossa Senhora Aparecida
Interior da Catedral
Mais conhecida como catedral de Brasília, esta é outra bela obra de Niemeyer, seu projeto arquitetônico é um dos mais arrojados entre as catedrais pelo mundo, atualmente o edifício serve como sede para a arquidiocese de Brasília, para os mais religiosos vale a pena se informar sobre os dias em que são realizadas missas especiais e fazer uma visita.
Torre de TV
São 244 metros de altura, a torre que foi construída para transmitir o sinal de televisão tem hoje em dia grande parte de sua importância por servir de mirante na cidade, a torre conta com um moderno elevador e os visitantes são bem vindos a subir até o topo e aproveitar a vista maravilhosa que a altitude oferece.
Espaço Lúcio Costa
Imagine visitar um museu que fica no subterrâneo da praça dos três poderes, só por isso o lugar já é fantástico, mas, lá você consegue ver toda a evolução da construção da cidade, o local exibe maquetes originais da época da fundação. Além da planta original e fotos históricas, ainda é possível ver o original esboço do plano piloto da cidade feito por Lúcio Costa.
Não deixe de reservar seu hotel no site da Transportal e também de procurar passagens aéreas ou de ônibus rumo ao destino mais bonito de sua preferência!