Lagoa do Japonês – Tocantins: Como Chegar, Roteiros e Dicas!

Lagoa do Japonês
- Escrito por: Leila Simões

Certamente você já deve ter ouvido falar do Jalapão, mas e a Lagoa do Japonês, você conhece? Esse é mais um tesouro escondido do Tocantins e que tem despertado a curiosidade de muitos viajantes.

A Lagoa do Japonês tem águas cristalinas, uma paisagem verde de tirar o fôlego e formações rochosas dignas de comparações com os paraísos da Tailândia e Caribe. O lugar oferece uma verdadeira imersão na natureza, sendo perfeito para quem procura por lindas paisagens, mergulhos e um pouco de calmaria.

Se você também ficou curioso, confira esse artigo com todas as informações necessárias para você conhecer esse oásis escondido em nosso país. Confira!

Como chegar

O aeroporto próximo a Lagoa do Japonês é o de Palmas, localizado a 245 Km. A cidade mais próxima é Pindorama, cerca de 34 Km, e a melhor opção para fazer o trajeto é de carro. Chegando em Palmas, você irá até Pindorama. Há duas opções de trechos: pela Ponte Alta ou pelo Porto Nacional.

Ambos os trechos são de terra e a estrada é esburacada, então na hora de alugar um carro prefira os que possuem tração nas rodas, que são mais recomendados para estradas difíceis e com areia fofa. Também há agências em Palmas que fazem esse trajeto de bate e volta para a Lagoa.

+ Veja Também O Que Fazer no Jalapão: Onde Fica, Como ir, Pousada e Dicas!

Dicas para aproveitar a Lagoa do Japonês

Passeio de barco na Lagoa do Japonês

Fonte: Documento de viagem

A lagoa fica em uma propriedade particular e é preciso pagar uma taxa para entrar no valor de R$ 25 (valor referente a agosto de 2019). Chegando você verá um rio e uma ampla área verde. Para acessar a gruta e o deck, você pode ir nadando, o trecho é curto, porém a área da lagoa é mais funda. Há um barco que faz esse trajeto em menos de 5 minutos.

O acesso para a lagoa é através de um deck maravilhoso, que rende fotos “instagramáveis”. A visão da água clarinha e os paredões rochosos são de tirar o fôlego. Você pode mergulhar nadar e aproveitar a entrada da gruta.

Não é permitido entrar na gruta sozinho, para isso você deve estar acompanhado da equipe local, devido aos perigos que esse tipo de lugar costuma oferecer. Além disso, a lagoa também oferece sapatilhas especiais a prova d’água, pois as pedras são muito lisas e cortantes e podem machucar os pés.

Mergulhos na lagoa

Homem nadando com snorkel

Fonte: Clicknaestrada

Na Lagoa também há snorkel, coletes salva vidas e boia tipo macarrão para as pessoas que não sabem nadar poderem entrar na água e aproveitarem essa experiência. Se você tiver máscara de mergulho também a leve, assim poderá ver de pertinho as belezas do fundo da lagoa.

Não se assuste ao ver tantos peixinhos, certamente eles virão beliscar os seus pés. Essa é uma experiência única, e por isso, evite usar muitos cremes, repelentes ou filtro solar antes de entrar na lagoa para não haver a contaminação da água.

Estrutura do local

Pessoa descendo de tirolesa

Fonte: Peixe urbano

Na Lagoa há uma área com mesa e cadeiras, banheiro e espaço para troca de roupas. Há um restaurante no local que abre para almoço com comidinhas caseiras feitas no fogão a lenha, petiscos e bebidas.

Também há uma tirolesa de 300 metros de comprimentos, que oferece uma visão privilegiada para os corajosos que desejam um pouco mais de adrenalina. O valor é de R$ 30 por pessoa.

Acampar próximo a Lagoa do Japonês

É permitido acampar no local e um camping já está sendo estruturado. Você não paga a mais por essa experiência, mas recomendamos levar colchão inflável, alimentação e sua própria barraca.

Quando ir

Homem em barco na Lagoa do Japonês

Fonte: Levenaviagem

O ideal é ir para a Lagoa do Japonês entre maio e setembro, por ser um período fora das temporadas de chuvas. Mas este é um local que está entrando na lista dos mais desejados, então se você quer curtir a lagoa sem muita gente, é melhor ir durante a semana e evitar o período de férias (mês de julho). Além disso, chegue cedo!

Informações úteis:

  • O número de visitantes permitidos por dia é de 150 pessoas.
  • Se quiser praticar mergulho, leve seu próprio pé de pato, pois não há como alugar no local.
  • Leve sua própria máscara de mergulho para aproveitar as belezas embaixo d’água.
  • Não é permitido som (nada de levar caixinhas de som ou ligar o do carro).
  • Horário de funcionamento é das 8h às 18h.
  • Não pega internet no local.
  • Leve água e lanches.
  • Não é permitido a entrada de animais domésticos.
  • Leve uma rede ou algo para forrar o chão, assim poderá sentar, deitar e curtir o local.
  • Leve sapatilha para proteção dos pés ou alugue no local, mas não deixe de usá-las.

Se você também ficou encantado com a Lagoa do Japonês, aproveite para planejar a sua viagem e conhecer esse verdadeiro achado no coração do Tocantins.

Foto de perfil - Leila Simões
Leila Simões
Sou uma agente de viagens profissional. Através de dicas de viagens, divido experiências que coleciono ao longo de mais de 10 anos de histórias viajando ao redor do mundo.
Organize sua Viagem
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza