Meu pedido Fale conosco
Atendimento

Roteiros Para Você Fazer no Fim de Semana em São Bento do Sapucaí!

Alto da pedra em São Bento do Sapucaí

Você certamente irá se surpreender com São Bento do Sapucaí. Esta pequena e acolhedora cidade da Serra da Mantiqueira paulista possui diversas opções de lazer, para todos os gostos.

Com charmosas pousadas, bons restaurantes, refinado artesanato local e inúmeros atrativos naturais, a cidade que fica a cerca de 200km de São Paulo, pertinho de Campos do Jordão, é o local perfeito para curtir um final de semana revigorante, em contato com a natureza.

Além disso tudo, a cidade de São Bento do Sapucaí também possui uma vasta gama de opções de turismo de aventura! Tanto é que a cidade é um dos principais destinos do montanhismo brasileiro, pois abriga a famosa Pedra do Baú.

Para chegar em São Bento do Sapucaí, a maneira mais fácil é de carro, pelo Sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto/SP-070, em uma viagem que dura cerca de 3 horas, partindo da cidade de São Paulo.
Para chegar de ônibus, também a partir de São Paulo, será necessário fazer uma conexão em São José dos Campos, pois não existe uma linha direta de ônibus entre as duas cidades.

Principais atrativos da cidade



  1. Pedra do Baú
  2. Cachoeira do Toldi
  3. Trilha Ana Chata
  4. Serra da Mantiqueira
  5.  Arte no Quilombo
  6. Cachoeira dos Amores

Roteiro para um final de Semana em São Bento do Sapucaí

Para aqueles que querem conhecer São Bento do Sapucaí durante o final de semana, nós preparamos um roteiro incrível de dois dias. Não será possível conhecer tudo, mas certamente dá para aproveitar o que a região tem de melhor!

Vale destacar que em São Bento do Sapucaí, existem diversas opções de programas de ecoturismo, como: Trilhas na Pedra do Baú, diversas cachoeiras, passeios a cavalo e de bicicleta, tirolesas, entre outras.

Mesmo que em nosso roteiro não esteja contemplado tudo, saiba que que você pode programar de visitar a região em alguns finais de semana, e sempre haverá o que fazer de novo em São Bento do Sapucaí. Vamos ao nosso roteiro de hoje:

Primeiro dia:

Período da Manha

Instrutor de esporte de aventura com equipamentos de segurança no alto da pedra Fonte: Rapel SP

Para quem chegar de manhã em São Bento do Sapucaí, a melhor coisa é pegar o carro e se ambientar pela cidade.

Além disso, vá a uma agência de esporte e aventura para providenciar um guia e equipamentos de segurança para as escaladas, pois será necessário ir com cordas de segurança, capacetes, entre outros equipamentos de segurança! Confiem no que estamos falando!

Período da Tarde

Pedra do baú Fonte: Caminhos da Ju

No primeiro dia, de tarde, você deve conhecer o complexo da Pedra do Baú, que é certamente uma das principais atrações em São Bento do Sapucaí.

Nesta primeira tardem o recomendado é conhecer a Pedra do Baúzinho, que tem um acesso consideravelmente simples, com cerca de 30 min de trilha, e a Pedra Ana Chata, que já exige uma caminhada maior, que pode chegar a algumas horas.

Assim sendo, para chegar na Pedra do Baúzinho, será necessário ir de carro por uns 40 minutos em uma serra cheia de curvas. Durante este caminho, você deve para e conhecer a Cachoeira do Toldi, bem como a Cachoeira dos Amores.

Vale a pena ir com calma e curtir o local, sendo possível dar um mergulho e relaxar um pouquinho com o barulho da cachoeira. Para visitar a Cachoeira dos Amores será necessário pagar 3 reais por pessoa, já que esta cachoeira fica em uma propriedade privada.

Já a Cachoeira do Toldi fica bem ao lado da estrada mesmo, no meio da Serra. É uma queda d’água linda! Vale a parada com carro mesmo para algumas fotos!

Segundo dia:

Manha

Homem escalando a pedra do Baú Fonte: Youtube

Reserve o segundo dia inteiro para fazer a escalada da Pedra do Baú. A majestosa Pedra do Baú, é a maior e mais alta pedra do complexo do Baú, com 1.950 metros de altitude. Para dar conta disso tudo, tome um café da manhã reforçado, pois serão cerca de 7 horas de trilha e escalada, pela Face Norte da Pedra do Baú!

Não esqueça de levar em sua mala muita água, energéticos e lanches! Do centro de São Bento do Sapucaí até chegar a base da Pedra do Baú são apenas 10 minutinhos de carro. Para isso, vá em direção ao Restaurante Pedra do Baú.

Para subir a Pedra do Baú, você pode optar por duas trilhas, entretanto, a nossa dica é utilizar a trilha mais turística atualmente, que também é a mais segura. Ela sai do restaurante Pedra do Baú. Valor da entrada: R$ 10,00 por pessoa.

A parte mais leve da trilha dura, em média 2h de caminhada, sendo que boa parte do trecho é em mata fechada, até chegar na escadaria de ferro, com os grampos cravados nas pedras.

Entretanto, vale destacar que essa não é uma trilha muito fácil, já que é bem inclinada e demanda certa dose de disposição. Portanto, vá sem pressa, parando quando sentir cansaço e curtindo a natureza, pois o lugar todo é lindo.

Para realização da aventura com segurança, recomendamos novamente o acompanhamento de guia capacitado e o uso de equipamentos de alpinismo profissional, como o mosquetão, a cadeirinha e capacete, para que a trilha e a subida na escadaria sejam feitas com a máxima segurança. Já que há um trecho com 600 degraus de ferro para subir escalando.

Onde comer em São Bento do Sapucaí

Entrada do Restaurante Entre Vilas Fonte: Coisos on the go

Para almoçar, recomendamos o Restaurante Entre Vilas, aberto desde 2010. O local funciona todos os finais de semana e feriados prolongados, para o almoço.

O restaurante Entre Vilas oferece em sua ementa, pratos com ingredientes locais de São Bento do Sapucaí, no melhor estilo Slow Food, localizado na Estrada Major Pereira Km 5,5, Bairro Campo do Serrano.

Outra opção excelente é o Restaurante Pedra do Baú, que foi inaugurado em 2002. Está localizado na rua das Araucárias, s/n, bairro Paiol Grande, aos pés da Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí.
Sua gastronomia apresenta a autêntica cozinha da Mantiqueira, com uma mistura entre a cozinha mineira e a caipira.

O local está aberto aos finais de semana e feriados, e conta com buffet self service onde, por um preço fixo por pessoa, você pode se servir à vontade e ainda tem direito a sobremesa.

Onde ficar

Quarto na Pousada do Quilombo Fonte: Pousadaquilombo

Existem excelentes opções de hospedagem na região de São Bento do Sapucaí. São charmosas pousadas na serra. Nossa primeira dica é a Pousada do Quilombo, cheia de charme e conforto.

A área da pousada engloba 170 mil metros quadrados de infraestrutura, com 40 apartamentos, restaurante de padrão internacional, áreas de lazer, eventos, relaxamento e esportes.

O local conta ainda com um estacionamento amplo, acesso à internet e sistema avançado de segurança. Tudo isso para garantir aos hospedes todo o conforto de uma hospedagem sem preocupações.

Essa deliciosa pousada, está localizada no bairro do Quilombo, a cerca de 2Km do centro de São Bento do Sapucaí, é uma pedra preciosa cravada numa imensa área verde da Serra da Mantiqueira.

A nossa outra dica de hospedagem na Serra da Mantiqueira, irá proporcionar a típica experiencia na cidade da serra. Estamos falando da Hospedaria Casarão.

A hospedaria é composta por apenas 4 chalés, localizados no jardim de um Casarão de 1900, no centro de São Bento do Sapucaí.

Árvores nativas, frutíferas e ornamentais fazem da Hospedaria Casarão um lugar especial! Ótima localização para descansar e aproveitar tudo o que a Mantiqueira tem pra oferecer. Ela está localizada na Rua Conselheiro Rodrigues Alves, praticamente no centro de São Bento do Sapucaí.

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310