O Que Fazer em Joanópolis? Roteiros Que Vale a Pena Fazer!

Centro de Joanópolis

30/08/2019

Escondido no interior de São Paulo, no ladinho de Minas Gerais, está Joanópolis. Uma pequena cidade interiorana, porém rica de paisagens naturais e muita cultura. Inclusive, toda sua beleza já foi palco para diversas matérias de jornais, seriados e até mesmo programa de humor por conta da sua lenda sobre o Lobisomem.

Se você ficou curioso, fique tranquilo que nós vamos contar como chegar, o que fazer, as melhores cachoeiras e esportes de aventura para praticar na região, opções de hospedagem e muito mais para você aproveitar essa pequena cidade paulista.

Confira tudo sobre Joanópolis e as melhores opções para caprichar no seu roteiro pela cidade!



Como chegar

Cachoeira em Joanópolis Fonte: Guiadoturismobrasil

Joanópolis fica a 120 km da capital São Paulo, que conta com dois aeroportos: Guarulhos e Congonhas. A partir do aeroporto você pode alugar um carro e seguir pela rodovia Fernão Dias até o km 02, entrando à direita e seguindo por mais 18 km.

Você também pode ir de ônibus da capital paulista até Joanópolis, basta pegar o ônibus na Rodoviária do Tietê.

O que fazer em Joanópolis

Joanópolis apresenta opções para todos os gostos. Essa é uma cidade perfeita para você encontrar lindas paisagens naturais e descansar na rotina do interior, ou praticar esportes radicais e fazer trilhas como um bom aventureiro. Separamos as melhores opções sobre o que fazer na cidade para você conferir:

+ Veja Também Melhores Dicas de Aventura em Brotas Para Fazer no Fim de Semana!

Igreja Matriz

Igreja Matriz de Joanópolis Fonte: Flickr

A Igreja Matriz fica no centro de Joanópolis, e como em toda cidade pequena, não é difícil encontrá-la. A praça pequena e charmosa é palco dos eventos culturais da cidade, como as festas juninas que acontecem no mês de julho.

Ao lado da igreja está à Casa do Artesão, que vende artesanatos produzidos pelos moradores locais. Os produtos que fazem mais sucesso são aqueles que remetem ao lobisomem. Segundo uma lenda, há um lobisomem que ronda a região e muitos moradores afirmam o viram por ali. Então, na Casa do Artesão você encontrará bonecos do lobisomem e produtos que o levam como estampa. Na loja também é possível comprar doces, queijos e outras gostosuras regionais.

Cachoeira dos Pretos

Cachoeira dos Pretos Fonte: Wikiloc

A 10 km do centro está um dos pontos mais famosos de Joanópolis: a Cachoeira dos Pretos, que tem 154 metros de altura. A trilha que leva até ela é de nível fácil, então não precisará caminhar muito. Mas vá com sapato fechado, pois estará em uma área de mata.

A paisagem é lindíssima, a cachoeira tem altas quedas d’água que forma uma linda piscina natural em meio ao verde da floresta. No local, é possível praticar esportes como rafting, boia-cross e kaiak.

O lugar é bem estruturado, conta com restaurante com comida caseira. É uma excelente experiência almoçar no restaurante ao lado do rio enquanto aprecia a paisagem e ouve o barulho das águas. Também há estacionamento pelo valor de R$ 10.

Cachoeira dos Pires

Cachoeira dos Pires Fonte: Por aí de barraca

Localizada a 3,7 km do centro está a Cachoeira do Pires, no Bairro dos Pires. A cachoeira com quedas d’águas belíssimas forma diversas piscinas naturais. Mas cuidado, pois cada uma apresenta uma profundidade diferente. Alguns trechos ficam ao sol, e outros se localizam mais para dentro da mata. Tem estacionamento para os visitantes, mas leve sua garrafa de água e alimentação.

Serra do Lopo

Vista na Serra do Lopo Fonte: Wikipedia

A Serra do Lopo é o local favorito da galera que parte em busca de aventuras como trekking, rapel, mountain bike e asa delta. A serra divide os estados de São Paulo e Minas Gerais, e faz parte de uma área de conservação da Serra da Mantiqueira.

O lugar é incrível e tem paisagens deslumbrantes com cachoeiras e mirantes. Para entrar na Serra do Lopo deve-se pagar uma taxa de R$ 20. Se você já for um viajante aventureiro experiente, que está acostumado a esportes de aventura pode arriscar fazer algumas atividades sozinho. Mas, o recomendado, principalmente para quem não está acostumado a esses lugares, é fazer o passeio e esportes com as agências locais.

Quando for fazer o passeio lembre-se de levar sua alimentação e água, ir com roupa adequada, sapato fechado, repelente e mochila para colocar suas coisas. E, claro, uma boa câmera fotográfica para captar as belezas do lugar.

Gigante Adormecido

Gigante Adormecido em Joanópolis Fonte: Terceiravia

Na Serra do Lopo está também o Gigante Adormecido, uma montanha com formas que lembram um homem deitado. Essa é a montanha mais famosa do lugar e que pode ser vista de diversos pontos da cidade.

Para chegar até ela, é preciso fazer o passeio da Serra do Lopo. Do alto da montanha é possível ver a região do Vale Paraíba, praticar esportes radicais e fazer trilhas.

Onde se hospedar

Recanto Varanda do Sol Fonte: Booking

Joanópolis tem opções de hospedagens para todos os bolsos. Algumas opções de pousadas são: Recanto Varanda do Sol, Recanto Lyrimar, Recanto das Rosas, Bosque dos Tucanos Sítios, que oferecem um contato maior com a natureza e áreas aconchegantes para os seus hóspedes. Também tem o Hotel Joanópolis que está localizado no centro, e o Hotel Marina Bella.

Onde comer

Na Cachoeira dos Pretos tem o Restaurante da Cachoeira, que oferece comida caseira e uma vista maravilhosa. As pousadas locais também possuem restaurantes com diversas opções de comida mineira, mostrando as influências do estado vizinho na culinária interiorana. Então, prepare-se para encontrar queijos, torresmo, frango caipira, e pratos mineiros típicos tudo feito no fogão à lenha.

Ficou com vontade de fugir da rotina da capital e conhecer esse pedacinho de paraíso no interior de São Paulo? Aproveite para comprar sua passagem para Joanópolis e viver um pouco da calma do interior, renovando as energias na natureza.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Vista aérea de Bragança Paulista
Bragança Paulista – SP: Onde fica, Pontos Turísticos e Dicas!
Barretos
O Que Fazer em Barretos? Melhores Roteiros Para Você Curtir o Local!
Boia-cross em Brotas
Melhores Dicas de Aventura em Brotas Para Fazer no Fim de Semana!
Centro de Joanópolis
O Que Fazer em Joanópolis? Roteiros Que Vale a Pena Fazer!
Hotel Vila Inglesa
Conheça os 7 Melhores Hotéis em Campos do Jordão Para Você Ficar!
Veja Todas >
Cadastur