Meu pedido Fale conosco
Atendimento

Saiba o Que Fazer em Ribeirão Preto: Os Melhores Roteiros Turísticos!

Ribeirão Preto

Ribeirão Preto, apesar de distante mais de 300 quilômetros da capital, é uma das cidades mais importantes do estado de São Paulo. Com aproximadamente 600 mil habitantes, a cidade é muito conhecida por suas atividades no ramo do agronegócio, eventos culturais e variedade gastronômica.

Ah, os ribeirão-pretanos gostam muito de frequentar restaurantes e bares, o que acaba se tornando também uma atividade indispensável para os turistas que querem conhecer a fundo a cidade. Para chegar a Ribeirão existem duas opções, você vai de ônibus ou avião? Independente da escolha, assim que chegar na cidade certamente você se espantará com o quanto ela é quente já que essa também é uma das características marcantes de Ribeirão.

Ribeirão Preto é bastante movimentada pelo turismo de negócios e universitário, isto é, pode esperar por uma cidade bem agitada. Agora que você já conhece um pouquinho mais sobre a cidade, está na hora de saber o que fazer em Ribeirão Preto. Confira nossas dicas especiais!

+ Veja Também Conheça as 6 Melhores Pousadas em Serra Negra em São Paulo!

Principais pontos turísticos de Ribeirão Preto



Jardim Japonês

Jardim Japonês Fonte: Flickr

O Jardim Japonês fica dentro do Bosque Municipal Fabio Barreto, ou seja, em apenas uma visita você conhece duas excelentes atrações ribeirão-pretanas.

O Jardim Japonês conta com um lago e artigos arquitetônicos e decorativos da cultura japonesa. Além disso, é rodeado de intensa vegetação, plantas ornamentais e até mesmo quiosques e bancos para que você possa passar um tempo apreciando a beleza do lugar.

As cerejeiras, árvores típicas do Japão e o bonsai de 25 anos que fazem parte do local chamam bastante atenção dos turistas. Dica: esse é um lugar fantástico para tirar boas fotos!

Bosque Fábio Barreto

Bosque Fábio Barreto Fonte: Em Ribeirão

Além do Jardim Japonês, a visita ao Bosque Fábio Barreto rende outras boas experiências. É claro que não podemos deixar de falar sobre o zoológico, não é mesmo? Lá você encontrará filhotes, répteis, aves e até mesmo um aquário. O mirante e o orquidário também merecem atenção especial!

A entrada é gratuita e os horários de visitação são das 9h às 16h30 de quarta a domingo.

+ Veja Também Os 11 Melhores Museus em São Paulo Para Você Conhecer!

Santuário das Sete Capelas

Santuário das Sete Capelas Fonte: Ribeirão turismo.pmrp

Esse é um dos lugares que mais atrai visitantes a Ribeirão Preto. O Santuário das Sete Capelas recebe turistas de diversas partes do estado e até do país!

O local foi idealizado por monges beneditinos e cada uma das capelas foi dedicada a um padroeiro. A primeira capela construída foi a Nossa Senhora das Graças em 1948. A segunda construção foi a de São Judas Tadeu em 1951. A terceira e a quarta foram construídas no mesmo ano, 1954, e são dedicadas a Nossa Senhora Aparecida e Santa Terezinha. Em 1955 foi a vez da Capela de São Jorge e, por fim, as capelas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e da Penitência.

O Santuário das Sete Capelas fica no Morro do São Bento, onde também está localizado o complexo cultural da cidade que comporta a Casa de Cultura, Teatro de Arena e o Cristo Redentor. O horário para visitas é das 7h às 17h, todos os dias.

+ Veja Também Venha conhecer Holambra, a Cidade das Flores em São Paulo!

Museu do Café

Museu do Café - Ribeirão Preto Fonte: Olhares sapo

A história de Ribeirão Preto e do ciclo do café no Brasil se confundem, por esse motivo, o Museu do Café é um local imperdível para saber mais sobre a cultura cafeeira e assim aprender mais sobre nosso país.

O mais legal é que o Museu do Café fica no campus da USP Ribeirão, ou seja, mais um passeio que você poderá conhecer mais de um local de uma só vez. Mais um motivo para o programa ser imperdível: a entrada é gratuita!

+ Veja Também 8 Pontos Turísticos em Aparecida do Norte Para Você Visitar!

Theatro Pedro II

Theatro Pedro II Fonte: Festas em Ribeirão

Esse é um dos teatros mais famosos do Brasil! Diversos artistas de renome citam o Theatro Pedro II entre os melhores locais para se apresentar em todo o país.

Mas a estrutura não é elogiada só pelo aparato artístico, mas também beleza arquitetônica. Só para que você entenda a importância do Pedro II, o prédio foi tombado como patrimônio histórico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo.

Após passar por um grande incêndio e ficar fechado por mais de 15 anos, o teatro foi reformado e ganhou uma belíssima cúpula adornada com um lustre de cristal em forma de gota de água criada pela famosa artista plástica Tomie Ohtake.
Com espaço para abrigar 1075 pessoas, o teatro recebe desde espetáculos de ópera até peças de teatro infantis.

Os horários de visitas monitoradas são às 9h30, 10h30, 14h30, 15h30 e 16h30 de terça a sexta e aos sábados das 9h às 12h.

+ Veja Também Parques da Disney em Orlando: Onde Fica, Como ir, Ingressos e Dicas!

Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali

Cachoeira artificial no Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali Fonte: Mapio

A maior área de lazer da cidade não pode ficar de fora da lista de o que fazer em Ribeirão Preto, né? Também chamado de “Curupira”, visitar esse complexo ambiental é como ter um verdadeiro encontro com a natureza.

Lá você encontrará lago, quedas de água, paredão de pedras, diversas espécies de árvores e pássaros.

+ Veja Também Jundiaí em São Paulo, Descubra Dicas Para Curtir a Cidade!

Parque Dr. Luis Carlos Raya

Parque Dr. Luis Carlos Raya Fonte: Festas em Ribeirão

Mais um local que proporciona encontro com a natureza, o ideal é visitar o Parque Dr. Luis Carlos Raya com tempo, afinal, a vontade de andar por suas pistas de caminhadas, admirar os peixes no lago e apreciar as quedas de água são grandes.

Além disso, a estrutura para visitante é excelente: bebedouros, área de alimentação coberta, mesas e cadeiras, tudo o que um passeio como esse precisa. Ótimo ambiente para crianças!

O horário de funcionamento é estendido das 6h às 21h (até 22h no horário de verão).

Sorveteria do Geraldo

Sorveteria do Geraldo Fonte: História do dia

Este lugar já se tornou patrimônio de Ribeirão Preto! Os sorvetes artesanais criados por Geraldo, fundador da sorveteria, são famosos não só na cidade como em toda a região.

Diversidade de sabores e bom atendimento são as marcas registradas do local.

Diferentemente do que pensam os turistas quando ouvem falar sobre o lugar, a sorveteria não fica no centro da cidade. Localizada no bairro Campos Elíseos, a Sorveteria do Geraldo é um ótimo programa para inserir no seu roteiro.

Museu Casa de Portinari

Museu Casa de Portinari Fonte: Viagem e turismo

O Museu Casa de Portinari não é em Ribeirão Preto, mas em Brodowski que fica a 50 quilômetros da cidade. Vale muito a pena pegar a estrada para conhecer o local que um dos maiores artistas brasileiros passou a infância, a juventude e retornava sempre que possível para visitar familiares e amigos.

Cândido Portinari é uma personalidade marcante da história do país e ter contato com suas obras, objetos pessoais, pertences da família e conhecer como era sua vida é uma experiência muito válida. Não perca esta oportunidade! O Museu Casa de Portinari fica aberto de terça a domingo das 9h às 18h e os ingressos são voluntários, isto é, você paga o quanto quiser.

+ Veja Também Bilhete Nominal e Segunda Via da Passagem de Ônibus!

Cachoeiras Ribeirão Preto

Cachoeira da Serra em Cajuru Fonte: Blog do Ademir carosia

A região de Ribeirão Preto conta com natureza repleta de boas surpresas, algumas delas são as cachoeiras.
Se durante a estadia na cidade você tiver com tempo para encarar alguns minutinhos de estrada e curtir uma queda de água, certamente vai adorar essas sugestões. Veja!

  • Gruta do Itambé em Altinópolis;
  • Cachoeira da Serra em Cajuru;
  • Cachoeira do Claro em Delfinópolis.

Já sabe quando viajar? Então, agora só falta escolher a melhor hospedagem em Ribeirão Preto, não é mesmo? Aproveite o melhor de Ribeirão Preto! Boa viagem!

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310