Passeio de Maria Fumaça em Campinas a Jaguariúna!

Maria Fumaça em Campinas

15/04/2019

O passeio de trem nas cidades mais antigas, é algo mágico, é uma experiência que todo precisa ter em algum momento, e essa experiência você pode ter passeio de Maria Fumaça em Campinas. Ao sair da cidade de Campinas, o passeio que tem como destino Jaguariúna, passa por inúmeras paisagens, passando por fazendas de café, Rio Atibaia, Estações antigas e muito preservadas, onde em alguns desses pontos, foi feita gravação de filmes e novelas.

A Maria fumaça em Campinas é um passeio histórico e conta com aquele pito, que a maioria das pessoas só conhecem pelas novelas e filmes antigos, além disso, seu motor é a vapor que você consegue ver passando pela janela. Ao longo da viagem, a Maria fumaça em Campinas dispõe de um carro restaurante para comprar bebidas, lanches frios e alguns salgadinhos industrializados.

O passeio de Maria Fumaça em Campinas não possui ingressos meia entrada, pois os valores já contam com um desconto especial, para que ninguém que esteja conhecendo o local deixe de fazer o passeio. As crianças que tiverem até 4 anos de idade e forem no colo não pagam o passeio. É um passeio para toda a família, pode ter certeza disso! Quer saber mais detalhes, continue lendo esse artigo.



Conheça um pouco sobre o Passeio de Maria Fumaça em Campinas

Trem Maria Fumaça em Campinas a Jaguariúna Fonte: Folha uol

O passeio de Maria Fumaça em Campinas começa com a apresentação da locomotiva Alco CP905, que é uma legítima locomotiva da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, que foi fabricada em 1958. A Maria Fumaça marcou a história pois fez parte da transição entre a nova era de locomotivas, da tração à vapor (Maria Fumaça) e locomotivas com tração à diesel.

A locomotiva utilizada para passeios de Maria Fumaça em Campinas, foi completamente recuperada e muito funcional, as cores utilizadas na recuperação da locomotiva é a mesma utilizada na ferrovia, antigamente. A Maria Fumaça trabalha junto com outras locomotivas em trens maiores, para que seja possível economizar água e diminuir os riscos de incêndios.

Horários dos Passeios

Os passeios regulares, que ocorrem aos sábados (10:00 hrs) e domingos (10:00 hrs e 14:30 hrs), os trens são tracionados por meio de locomotivas à vapor, onde em alguns trechos do passeio é possível conhecer outras duas ou ainda três locomotivas diferentes que estão em operação. Nesse passeio, você volta no tempo, e conhece muita coisa do passado, como equipamentos ferroviários, carros de passeios, locomotivas raras. Ao todo, o acervo é composto por equipamentos de diversos equipamentos de sete ferrovias.

Duração do Passeio

A duração do passeio é de 3h30, contando com a ida e a volta, mas caso queira fazer apenas a ida, a duração é em média de 1h30. O ticket é comprado diretamente na estação, onde o valor é o mesmo para qualquer dia. Na estação, existe estacionamento, caso você esteja de carro. O passeio de Maria Fumaça em Campinas possui acessibilidade para cadeirantes e facilidade de acessos para crianças, idosos e também para portadores de necessidades especiais.

Quais as instruções de segurança no passeio de Maria Fumaça em Campinas?

Trem Maria Fumaça em Campinas - Parado com crianças na janela Fonte: Cris mota turismo

Antes de iniciar o passeio de Maria Fumaça em Campinas, é necessário prestar atenção em todas as instruções de segurança passadas, para evitar que qualquer acidente aconteça. Vale lembrar que o passeio de Maria Fumaça é realizado em um trem antigo de verdade, logo é necessário que todas as normas sejam minimamente respeitadas. Conheça as regras:

  • Janelas: Em seu carro de passageiro é possível mantê-las abertas, porém não permita que as crianças manuseiem, pois, as janelas são muito pesadas e podem causar machucados.
  • Fumar: Ao longo da viagem, fumar é proibido.
  • Varandas: Não é permitido a permanência nas varandas localizadas entre os carros de passageiros, elas são utilizadas apenas como passagem entre um carro e outro. Além disso, não é permitido que a apoie a mão nas sanfonam que fazem a separação entre os carros e muito cuidado com as crianças, a circulação só pode ser realizada com um adulto supervisionando.
  • Fagulhas: Devido à produção de fagulhas, é proibido colocar braços, mãos, pernas e cabeça para fora das janelas, pois as fagulhas e galhos podem causar machucados e/ou queimaduras.
  • Embarque/Desembarque: Sempre que for necessário sair ou entrar no carro de passageiros, você receberá as instruções necessárias por um monitor para realizar as ações, não faça nada sem orientação correta.

O que você vai conhecer ao realizar o passeio de Maria Fumaça em Campinas?

Maria Fumaça Circulando na cidade de Campinas Fonte: Youtube

O passeio passa por diversas fazendas de café, paisagens lindas que parecem um filme de aventura, e o trem Maria Fumaça confere um clima nostálgico e muito interessante. Mas além disso, você vai conhecer alguns locais incríveis, que caso deseje, pode passar mais um tempo após o passeio para conhecer com mais calma, todos possuem hospedagem e alguns atrativos especiais:

  • Anhumas
  • Pedro Américo
  • Tanquinho
  • Desembargador Furtado
  • Carlos Gomes
  • Jaguariúna

E aí, o que você está esperando para realizar o passeio de Maria Fumaça em Campinas?

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Vista aérea de Bragança Paulista
Bragança Paulista – SP: Onde fica, Pontos Turísticos e Dicas!
Barretos
O Que Fazer em Barretos? Melhores Roteiros Para Você Curtir o Local!
Boia-cross em Brotas
Melhores Dicas de Aventura em Brotas Para Fazer no Fim de Semana!
Centro de Joanópolis
O Que Fazer em Joanópolis? Roteiros Que Vale a Pena Fazer!
Hotel Vila Inglesa
Conheça os 7 Melhores Hotéis em Campos do Jordão Para Você Ficar!
Veja Todas >
Cadastur