Abismo de Anhumas em Bonito: Onde Fica, Como Chegar e Atrativos!

Interior do Abismo de Anhumas

28/05/2019

Considerado um dos mais importantes pontos turísticos naturais da América Latina, o Abismo de Anhumas é uma caverna situada há cerca de 23 quilômetros de Bonito, Mato Grosso do Sul.

O local foi descoberto apenas em 1970 por um peão que tentava fugir de um incêndio na mata local. Desde 1999, o lugar é aberto à visitação, contando com mapeamento, treinamento e capacitação de pessoal.

Quer conhecer mais sobre este paraíso? Como chegar? O que fazer? O que levar? Entre outras dúvidas? Confira este guia especial sobre o Abismo de Anhumas em Bonito!



Como chegar no Abismo?

Pessoas no lago dentro do Abismo de Anhumas Fonte: Abismo anhumas

A cidade de Bonito está localizada há cerca de 300 quilômetros da capital Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O município tem aeroporto próprio, porém, não é a opção ideal, pois os voos são bem restritos e caros. Para quem é de fora de Mato Grosso do Sul, o ideal é pegar um voo até Campo Grande e seguir até Bonito de carro, van ou ônibus.

Já para chegar no Abismo, é necessário percorrer 23 quilômetros numa estrada de chão. Você pode tanto optar por ir por conta própria, quanto contratar uma agência que faça a condução até ao local.

+ Veja Também Conheça as maravilhas que você pode aproveitar em Bonito – MS!

O que levar?

É preciso se preparar para encarar a descida do Abismo de Anhumas pois o passeio envolve muito esforço físico, ou seja, antes de qualquer coisa, esteja bem alimentado e hidratado para visitar o local. A recomendação é beber água antes, durante e depois do passeio e se possível, antes de sair do hotel, faça uma refeição reforçada.

Além disso, como o passeio costuma demorar algumas horas, leve um lanche leve para degustar ao longo da experiência. Pode ser uma fruta, uma barra de cereal, um sanduíche ou ainda um doce. Isso é importante porque você provavelmente vai gastar muita energia descendo e principalmente subindo os 72 metros do Abismo. Se você não tem muita noção de altura, isso equivale a cerca de um prédio de 26 andares.

Em relação as roupas, vista-se com algo confortável e que esquente, pois mesmo a luz do dia, lá dentro da caverna faz frio. Procure usar uma calça maleável, camiseta e um agasalho ou pelo menos carregue um na mochila. Já os calçados, podem ser botas ou tênis fechados com meias longas.

Quem gosta de fazer fotografias, saiba que a caverna é muito grande e escura, por isso, lembre-se de ajustar bem as configurações da sua câmera. É permitido fazer imagens, no entanto, para o uso de tripé é preciso de autorização prévia da organização.

Como funciona o passeio?

Dentro do abismo Fonte: 3em3

A principal atração do Abismo é a descida de rapel, que inicia-se numa pequena fenda no chão, com uma técnica de descida em cordas. No total, até o fundo da caverna são 72 metros de descida vertical. O trajeto é bem rápido, durando cerca de cinco minutos.

+ Veja Também Conheça os 7 Roteiros no Brasil Para Quem Curti uma Aventura!

Rapel

Rapel no Abismo de Anhumas Fonte: Bonito hostel

Se você deseja conhecer o local, mas nunca fez rapel, não se preocupe. Para a segurança dos participantes é obrigatória a realização de um treino com no mínimo um dia de antecedência ao passeio. No exercício, você conhece todos equipamentos e procedimentos que serão utilizados no Abismo e realiza pelo menos duas subidas e descidas para que os monitores avaliem se terá condições físicas e psicológicas de encarar o trajeto. Caso não seja aprovado, o visitante pode ser vetado e proibido de realizar o rapel.

Todos os equipamentos utilizados seguem especificações internacionais de segurança e são obrigatoriamente inspecionados antes e depois de cada operação. É proibido a utilização de equipamento próprio ou de terceiros.

Ao terminar o rapel e encontrar o fundo, o visitante pode firmar os pés em um deck flutuante construído sobre um lago. Aliás, o lago possui águas cristalinas e chega a 80 metros de profundidade com largura de um campo de futebol. A paisagem natural é incrível, chamando a atenção de todos que por ali chegam.

+ Veja Também Hospedagem em Bonito: Saiba Como Escolher o Melhor Hotel!

Mergulho

Pessoa fazendo mergulho Fonte: Em algum lugar do mundo

Lá em baixo, toda uma estrutura dá suporte aos aventureiros, contando com dezenas de cones de calcário que preenchem o lago e o seu entorno. Após livrar-se das cordas do rapel, você pode colocar a roupa de mergulho, máscara, neoprene e nadadeira que podem ser próprios ou locados um dia antes em agência de turismo. Não é necessário cilindros ou lastros.

Com tudo arrumado, você pode finalmente dar aquele mergulho nas lindas águas transparentes. Mas esteja preparado, pois a temperatura média da água é de 18º C. Mergulhadores certificados, tem o direito de ir ainda mais fundo, podendo atingir 18 metros. Ao todo, o lago tem um volume de água aproximado de 24 mil m3.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Flutuação em Bonito
Flutuação em Bonito: Como Chegar, Como Funciona, Preço e Dicas!
Interior do Abismo de Anhumas
Abismo de Anhumas em Bonito: Onde Fica, Como Chegar e Atrativos!
Porto de Corumbá
O Que Fazer em Corumbá? Melhores Atrativos Para Você Conhecer!
Visão aérea de Campo Grande
Principais Roteiros Para Você Fazer em Campo Grande!
Pessoas fazendo o Circuito das Cavernas
Conheça o Circuito das Cavernas na Chapada dos Guimarães!
Veja Todas >
Cadastur