Meu pedido Fale conosco
Atendimento

Conheça o Circuito das Cavernas na Chapada dos Guimarães!

Pessoas fazendo o Circuito das Cavernas

Um dos lugares mais belos e surpreendentes do Brasil, o Circuito das Cavernas na Chapada dos Guimarães e destino obrigatório para quem busca aventura e conexão com a natureza.

O Circuito das Cavernas na Chapada dos Guimarães é um belíssimo passeio, que conta com duas cavernas surpreendentes, uma ponte de Pedra, visita a Lagoa Azul e várias cachoeiras durante o percurso.

Com tantas atrações durante o caminho é importante sair cedo, para aproveitar todas as belezas encontradas com calma, a sugestão é sair logo de manhã. O valor da entrada no Circuito das Cavernas é de R$ 65,00, e vale cada centavo.

A Trilha ainda oferece um passeio de Trator no valor de R$ 50,00 para duas pessoas. Que se inicia na fazenda. Mas para os mais aventureiros todo o trajeto pode ser realizado a pé.

+ Veja Também O Que Fazer na Chapada dos Guimarães? Pontos Turísticos e Dicas!

Como chegar ao local

Homem na gruta da lagoa azul chapada dos Guimarães Fonte: Trilhando montanhas

A Chapadas dos Guimarães fica próxima a cidade de Cuiabá, então para quem deseja viajar de avião, a melhor opção é o Aeroporto Internacional de Cuiabá que fica a 80 Km. Do Aeroporto até a Chapada dos Guimarães é possível ir de ônibus, carro ou contratar um serviço de transfer exclusivo para o passeio turístico.

Para quem prefere viajar de ônibus é bom saber que para ter acesso ao Parque Nacional é necessário contratar serviços de empresas especializadas e os pacotes geralmente incluem o serviço de traslado. Confira as opções de pacotes para a Chapada dos Guimarães.



Conhecendo a Trilha para o Circuito das Cavernas

Cachoeira do Relógio Fonte: Viajando com sy

O passeio começa no Mirante do Centro Geodésico, rumo a Lagoa Azul e a Caverna Aroe Jari. Para chegar na Lagoa azul são aproximadamente 08 km de caminhada, e com todas as paradas a trilha dura em torno de 4 horas.

A saída acontece na fazenda, onde os visitantes recebem “caneleiras”, uma proteção contra as cobras que são comuns na região. A primeira atração fica ainda na fazenda é a Cachoeira do Relógio, uma bela queda d’água límpida e preservada.

Ponte de Pedra

Pessoas em cima da Ponte de Pedra Fonte: Queimandoasfalto

A segunda parada é a Ponte de Pedra. Durante o trajeto do Circuito das Cavernas são inúmeras paisagens lindíssimas para apreciar e fotografar, como rochas talhadas, pontes de madeira e uma natureza exuberante.

Até chegar ao segundo ponto de parada a Caverna Aroe Jari, que é uma formação enorme de Arenito com 1550 metros de extensão.

Lagoa Azul

Lagoa Azul - Chapada dos Guimarães Fonte: Nativos do mundo

Lá é possível entrar na caverna, com a ajuda de lanternas e apreciar a formação em seu interior. Lá dentro encontramos uma das atrações mais esperadas da trilha, a Lagoa Azul, e não poderia ser diferente, a lagoa ostenta uma água límpida e azul turquesa, que encanta logo de cara.

Além da Lagoa Azul, nessa parte do Circuito das Cavernas é possível conhecer dois salões, que recebem os nomes de Salão do Chuveiro pois fica caindo água do teto, e o Salão Dourado que recebe esse nome pois ostenta um teto cravejado de Pirita, o ouro dos tolos, que não possui valor comercial, mas deixa o local muito bonito.

Gruta Toca da Onça

Pessoa na entrada da Gruta Toca da Onça Fonte: Descobertas bárbaras

Seguindo a trilha do Circuito das Cavernas, chegamos a Gruta Toca da Onça. Uma caverna em formação rochosa, que segundo os guias é refúgio das Onças, daí o nome do lugar.

Kiogo Brado

Kiogo Brado Fonte: Complexodecavernasaroejari

O passeio continua e a próxima parada é o Kiogo Brado, mais uma caverna de Arenito com 20 metros de altura e 500 de comprimento, onde é possível atravessá-la através de um pequeno caminho de madeira.

Pedra do Equilíbrio

Pedra do Equilíbrio - Circuito das cavernas Fonte: Dica de turista

Pelo percurso do Circuito das Cavernas, é possível ainda visualizar uma natureza de beleza exuberante e preservada de diversas formações rochosas peculiares, com a Pedra do Equilíbrio.

Como se preparar para o Circuito das Cavernas

Sendo um passeio de cerca de 4 horas, em meio a natureza selvagem, é necessário que você esteja preparado. Então escolha roupas confortáveis e que possam lhe proteger durante o passeio, e calçados fechados e seguros para andar nos terrenos rochosos e íngremes.

Equipamentos de segurança também são recomendados para a visitação das grutas e cavernas, capacete e cintos de segurança. E é claro as caneleiras não podem faltar, pois é comum encontrar cobras venenosas nesses locais. Se você preferir pode contratar uma empresa de turismo especializada que irá lhe garantir todos os equipamentos necessário para o passeio.

Onde comer na Chapada dos Guimarães?

Restaurante Morro dos Ventos Fonte: Morro dos ventos

Durante o passeio é importante levar um lanchinho, já que é um passeio longo. Mas você pode fazer uma refeição completa ainda na fazenda, é uma comida simples mas muito saborosa. E você precisará de energia para ter pique para o passeio.

A região central da cidade, também oferece várias opções de restaurantes e bares, que servem desde pizza até pratos típicos, a base de peixes de água doce.

Mas se você prefere uma experiência diferenciada, no Mirante a aproximadamente 1 km do centro fica o restaurante Morro dos Ventos, que oferecer uma comida caseira deliciosa e você ainda pode apreciar os grandes paredões de pedra, que deixam a refeição ainda mais atrativa.

E então preparado para uma aventura em meio a natureza? Confira as opções de passagens aéreas e passagens de ônibus e agende logo a sua viagem para conhecer o Circuito das Cavernas!

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310