Conheça o Circuito das Cavernas na Chapada dos Guimarães!

Um dos lugares mais belos e surpreendentes do Brasil, o Circuito das Cavernas na Chapada dos Guimarães e destino obrigatório para quem busca aventura e conexão com a natureza.
O Circuito das Cavernas na Chapada dos Guimarães é um belíssimo passeio, que conta com duas cavernas surpreendentes, uma ponte de Pedra, visita a Lagoa Azul e várias cachoeiras durante o percurso.
Com tantas atrações durante o caminho é importante sair cedo, para aproveitar todas as belezas encontradas com calma, a sugestão é sair logo de manhã. O valor da entrada no Circuito das Cavernas é de R$ 65,00, e vale cada centavo.
A Trilha ainda oferece um passeio de Trator no valor de R$ 50,00 para duas pessoas. Que se inicia na fazenda. Mas para os mais aventureiros todo o trajeto pode ser realizado a pé.
+ Veja Também O Que Fazer na Chapada dos Guimarães? Pontos Turísticos e Dicas!
Índice
Como chegar ao local

Fonte: Trilhando montanhas
A Chapadas dos Guimarães fica próxima a cidade de Cuiabá, então para quem deseja viajar de avião, a melhor opção é o Aeroporto Internacional de Cuiabá que fica a 80 Km. Do Aeroporto até a Chapada dos Guimarães é possível ir de ônibus, carro ou contratar um serviço de transfer exclusivo para o passeio turístico.
Para quem prefere viajar de ônibus é bom saber que para ter acesso ao Parque Nacional é necessário contratar serviços de empresas especializadas e os pacotes geralmente incluem o serviço de traslado. Confira as opções de pacotes para a Chapada dos Guimarães.
Conhecendo a Trilha para o Circuito das Cavernas

Fonte: Viajando com sy
O passeio começa no Mirante do Centro Geodésico, rumo a Lagoa Azul e a Caverna Aroe Jari. Para chegar na Lagoa azul são aproximadamente 08 km de caminhada, e com todas as paradas a trilha dura em torno de 4 horas.
A saída acontece na fazenda, onde os visitantes recebem “caneleiras”, uma proteção contra as cobras que são comuns na região. A primeira atração fica ainda na fazenda é a Cachoeira do Relógio, uma bela queda d’água límpida e preservada.
Ponte de Pedra

Fonte: Queimandoasfalto
A segunda parada é a Ponte de Pedra. Durante o trajeto do Circuito das Cavernas são inúmeras paisagens lindíssimas para apreciar e fotografar, como rochas talhadas, pontes de madeira e uma natureza exuberante.
Até chegar ao segundo ponto de parada a Caverna Aroe Jari, que é uma formação enorme de Arenito com 1550 metros de extensão.
Lagoa Azul

Fonte: Nativos do mundo
Lá é possível entrar na caverna, com a ajuda de lanternas e apreciar a formação em seu interior. Lá dentro encontramos uma das atrações mais esperadas da trilha, a Lagoa Azul, e não poderia ser diferente, a lagoa ostenta uma água límpida e azul turquesa, que encanta logo de cara.
Além da Lagoa Azul, nessa parte do Circuito das Cavernas é possível conhecer dois salões, que recebem os nomes de Salão do Chuveiro pois fica caindo água do teto, e o Salão Dourado que recebe esse nome pois ostenta um teto cravejado de Pirita, o ouro dos tolos, que não possui valor comercial, mas deixa o local muito bonito.
Gruta Toca da Onça

Fonte: Descobertas bárbaras
Seguindo a trilha do Circuito das Cavernas, chegamos a Gruta Toca da Onça. Uma caverna em formação rochosa, que segundo os guias é refúgio das Onças, daí o nome do lugar.
Kiogo Brado

Fonte: Complexodecavernasaroejari
O passeio continua e a próxima parada é o Kiogo Brado, mais uma caverna de Arenito com 20 metros de altura e 500 de comprimento, onde é possível atravessá-la através de um pequeno caminho de madeira.
Pedra do Equilíbrio

Fonte: Dica de turista
Pelo percurso do Circuito das Cavernas, é possível ainda visualizar uma natureza de beleza exuberante e preservada de diversas formações rochosas peculiares, com a Pedra do Equilíbrio.
Como se preparar para o Circuito das Cavernas
Sendo um passeio de cerca de 4 horas, em meio a natureza selvagem, é necessário que você esteja preparado. Então escolha roupas confortáveis e que possam lhe proteger durante o passeio, e calçados fechados e seguros para andar nos terrenos rochosos e íngremes.
Equipamentos de segurança também são recomendados para a visitação das grutas e cavernas, capacete e cintos de segurança. E é claro as caneleiras não podem faltar, pois é comum encontrar cobras venenosas nesses locais. Se você preferir pode contratar uma empresa de turismo especializada que irá lhe garantir todos os equipamentos necessário para o passeio.
Onde comer na Chapada dos Guimarães?

Fonte: Morro dos ventos
Durante o passeio é importante levar um lanchinho, já que é um passeio longo. Mas você pode fazer uma refeição completa ainda na fazenda, é uma comida simples mas muito saborosa. E você precisará de energia para ter pique para o passeio.
A região central da cidade, também oferece várias opções de restaurantes e bares, que servem desde pizza até pratos típicos, a base de peixes de água doce.
Mas se você prefere uma experiência diferenciada, no Mirante a aproximadamente 1 km do centro fica o restaurante Morro dos Ventos, que oferecer uma comida caseira deliciosa e você ainda pode apreciar os grandes paredões de pedra, que deixam a refeição ainda mais atrativa.
E então preparado para uma aventura em meio a natureza? Confira as opções de passagens aéreas e passagens de ônibus e agende logo a sua viagem para conhecer o Circuito das Cavernas!