Meu pedido Fale conosco
Atendimento

O Que Fazer em Corumbá? Melhores Atrativos Para Você Conhecer!

Porto de Corumbá

Conhecida como a Capital do Pantanal, Corumbá é uma cidade localizada no Mato Grosso do Sul que possui cerca de 110 mil habitantes. O município leva este título porque o pantanal ocupa aproximadamente 60% de seu território, ou seja, a cidade é bastante rica ecologicamente falando, atraindo a atenção de diversos estudiosos da fauna e flora brasileira, além de turistas que desejam conhecer mais de perto uma das maiores belezas naturais do país.

Além do pantanal, outra coisa que chama muito a atenção é a arquitetura da cidade, contando com construções que refletem o passado do comércio corumbaense, no período em que Corumbá tinha o terceiro maior porto fluvial da América Latina. Outra característica marcante é a culinária, que possui pratos típicos deliciosos, indo desde a peixada pantaneira até o famoso pastel de Corumbá.

+ Veja Também Pantanal, o Paraíso de Fauna e Animais Silvestres !

Quando ir?

Se você deseja ir para Corumbá ver animais no Pantanal, a época ideal é o inverno. Isto porque o nível dos rios baixam e os bichos costumam explorar o local em busca de água e alimento, aparecendo inclusive nas margens de estradas. Porém, se você deseja ir para conhecer melhor a cidade, qualquer época do ano é bem vinda. As temperaturas são predominantemente altas, chegando a atingir mais de 30 de graus, principalmente no verão, é claro.



Museu de História do Pantanal

Museu de História do Pantanal Fonte: Conhecendo museus

O prédio que abriga o museu foi construído em 1876 e destaca-se pela sua arquitetura e estrutura. O Museu da História do Pantanal, tem como objetivo fazer com que o visitante conheça a história das pessoas que habitavam a região pantaneira há oito mil anos até a chegada dos colonizadores portugueses.

Quem visita, é apresentado a um grande acervo de diversas épocas, além de ser transportado em uma viagem ao passado, vendo o Pantanal de várias perspectivas.

Estrada Parque

Bichinhos na Estrada do parque Fonte: Eco adventures travel

Outra grande atração é a Estrada Parque, que possui 120 quilômetros de extensão, indo de Corumbá até Miranda. O ponto alto do passeio é poder observar de perto os animais da região que compõe a riqueza natural do Pantanal, como jacaré, paca, capivara, tamanduá, macaco e até as onças.

Para explorar o local, você pode tanto contratar um tour organizado com guia ou simplesmente ir de carro. Ao longo do caminho, existem várias pousadas, bares e restaurantes, então você pode até pernoitar por ali. No passeio, você conhece os detalhes do Pantanal bem de pertinho e com muita segurança, é claro.

Passeio de barco

Passeio de barco em Corumbá Fonte: Jdsturismo

A Capital do Pantanal não poderia deixar de explorar o Pantanal como fonte de turismo. Um dos passeios mais populares são os realizados com barcos pelos rios que cortam a região. Algumas empresas oferecem passeios de cerca de três horas, incluindo almoço e guia. Há desde os barcos luxuosos, com refeições incluídas até os barcos a remo em que cabem poucas pessoas.

Casario do Porto Geral

Casario do Porto Geral Fonte: Corumba.ms

O Casario do Porto Geral fica no centro histórico e abriga construções com uma arquitetura do século, período em que a cidade tinha o terceiro maior porto fluvial da América Latina. Atualmente, os prédios são utilizados como estabelecimentos comerciais, como bares, casas de artesanato, agências de publicidade e a primeira fábrica de gelo do Brasil.

No início da década, o Casario foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e serve como palco de eventos sociais e turísticos da Corumbá, como o Banho de São João, realizada tradicionalmente no dia 23 de julho.

Forte Junqueira

Forte Junqueira Fonte: Mapio

Construído por volta de 1871, pouco tempo depois da Guerra do Paraguai, o Forte Junqueira é uma das obras mais antigas da região e de lá é possível se avistar o Rio Paraguai e a paisagem pantaneira. No local, 12 canhões fabricados pela indústria inglesa Fried Krupp, são uma atração única do local.

O lugar leva este nome em homenagem ao Ministro da Guerra na época, José de Oliveira Junqueira, falecido em 1887. Os visitantes podem conhecer o Forte Junqueira com autorização da organização local.

Casa do Artesão

Casa do Artesão em Corumbá Fonte: I love ms oficial

Restaurado no fim do século XIX, a Casa do Artesão de Corumbá funcionou de 1905 a 1970 como presídio Estadual e por aproximadamente cinco anos ficou desativado. Foi revitalizado para ser inaugurado em 29 de setembro de 1975 como Promoção Social, época que ficou conhecida como Casa do Artesão.

Por lá, diversas oficinas são oferecidas à população, como: salsaparrilha, associação amor peixe, oficina da viola-de-cocho, galeria de artes plásticas do artista jorapimo, sala de exposição dos trabalhos indígenas, exposição e venda de licores de frutas da região.

Jardim da Independência

Jardim da Independência Fonte: Capital News

A Praça da Independência, conhecida também por Jardim da Independência, é outro importante ponto turístico de Corumbá. A praça é toda murada em mármore com portões de ferro importados de Alemanha, de onde também veio o mosaico do calçamento da parte externa. Os jardins são destacados pela presença de árvores centenárias, três lagos rasos e inúmeras espécies de aves, peixes, tartarugas e jabutis.

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310