Parque das Cachoeiras em Bonito: Como ir, Trilhas e Passeios!
Localizado no interior do município de Bonito, Mato Grosso do Sul, o Parque das Cachoeiras recebe milhares de visitantes anualmente. Com paisagens deslumbrantes, atrações incríveis e um clima espetacular, o local encanta pela sua beleza.
Quer conhecer mais sobre o Parque das Cachoeiras? Confira nosso guia completo sobre o local!
Índice
Onde fica?
Existem diversas maneiras de chegar até Bonito. Listamos algumas das principais opções:
Avião
Bonito conta com um aeroporto, porém recebe apenas voos apenas da Trip em dias específicos. Por isso, a recomendação é optar pelo Aeroporto Internacional de Campo Grande, que conta com voos diários vindos de todos os lugares do Brasil e alguns do exterior. No próprio aeroporto, é possível encontrar empresas de locação de veículos para completar o trajeto até Bonito.
+ Veja Também Comparador e Passagens Baratas: Serviços Essenciais Para Viajantes!
Carro
Seja com o seu próprio carro ou com um carro alugado, você terá que percorrer um trajeto de cerca de 300 quilômetros entre Campo Grande e Bonito. As duas opções são a BR-060/419 e a BR-262/419.
Van
Se não quer arriscar dirigir até Bonito e ao mesmo tempo não quer perder muito tempo indo de ônibus, a recomendação é optar por fretar uma Van. Algumas empresas disponibilizam o serviço saindo do Aeroporto de Campo Grande e levando os turistas até Bonito. Uma dica é reservar com antecedência um lugar na van, pois dependendo do dia, é bem possível que não tenham mais lugares caso deixe para reservar só quando estiver no aeroporto.
Ônibus
Por fim, outra opção é ir de ônibus. Bem como o aeroporto, a rodoviária de Campo Grande também recebe ônibus de diversos lugares do Brasil. De lá, você pode partir para Bonito com a companhia Cruzeiro. Porém, esta alternativa é mais recomendada para quem quer aproveitar a viagem com mais paciência, afinal, o trajeto entre a capital sul-mato grossense até o destino final leva em média 5 horas.
Como entrar?
O Parque das Cachoeiras está localizado a aproximadamente 17 quilômetros da cidade de Bonito. Se estiver de carro, basta seguir o trajeto indicado no Google Maps ou seu aplicativo de mapas. Caso contrário, consulte sua agência de viagem e confira as alternativas para chegar até o Parque, pois muitas disponibilizam vans que fazem o trajeto de ida e volta.
Atualmente (setembro 2019), o ingresso custa R$ 119,00 por pessoa, sendo que crianças menores de 5 anos não pagam. O Parque estabelece algumas normas para maior segurança dos turistas:
- Mulheres grávidas a partir de 20 semanas não são permitidas;
- Não vá de chinelos ou calçados abertos;
- Bebidas alcóolicas, cigarros e lanches não são permitidos durante a trilha;
- Em caso de chuvas intensas o passeio poderá ser cancelado ou interrompido.
O que aproveitar no Parque das Cachoeiras
+ Veja Também Flutuação em Bonito: Como Chegar, Como Funciona, Preço e Dicas!
Trilha ecológica na mata
A trilha do Parque das Cachoeiras conta com sete cachoeiras e pequenas cavernas banhadas pelas lindas águas verdes do do rio Mimoso.
Ao longo do trajeto, os turistas têm a chance de contemplar paisagens incríveis, nadar nas piscinas naturais, conhecer sobre a fauna e flora local, com direito a contato com diversas espécies de animais e plantas, além de aproveitar um almoço delicioso e poder descansar num confortável redário ao fim do trajeto. Entre as principais atrações da trilha estão:
+ Veja Também Conheça as maravilhas que você pode aproveitar em Bonito – MS!
Cachoeira da Gruta
Segunda cachoeira da trilha, a Cachoeira da Gruta conta com uma piscina natural com profundidade de aproximadamente dois metros, perfeita para banhos e lindas imagens. Leva o nome de Gruta por contar com cavidades rochosas, onde o rio teve sua mudança natural de fluxo. Sem pedras, é possível nadar com tranquilidade e a única restrição é escalar a cachoeira.
Cachoeira do Amor
O nome já diz tudo. A Cachoeira do Amor conta com um encanto especial principalmente para os casais, que podem aproveitar uma paisagem lindíssima e um clima muito romântico. Aliás, tem esse nome por conta de um casal que se conheceu fazendo o passeio e acabaram casando-se na cachoeira.
É a cachoeira mais alta da trilha, contando com uma queda de sete a oito metros e dois de profundidade. Por lá, os visitantes ainda podem observar alguns dos peixes da região como Piraputangas, Curimbatás, Piauçus, Dourados e outros.
Cachoeira do Salto
Esta é perfeita para quem gosta de muita emoção e adrenalina, pois oferece uma excelente estrutura para o visitante saltar na água em uma altura de aproximadamente sete metros. Já para quem deseja apenas nadar, pode apenas entrar na água e nadar até a cachoeira.
Fauna e flora
Durante o percurso da trilha que liga uma cachoeira a outra, os guias explicam mais sobre a fauna e flora do local, inclusive podendo avistar animais silvestres e todas as plantas que compõem a Serra da Bodoquena, onde fica localizada a trilha.
Além de todo o incrível passeio, o parque conta com uma estrutura incrível, onde o turista encontra estacionamento, vestiários, banheiros, sala de instruções, redário e um restaurante com deliciosos pratos caseiros feitos em forno a lenha.
À tarde, após a trilha, nada melhor que encerrar com um café, chá, bolo e uma saborosa sopa paraguaia. Se você é daquelas pessoas que não conseguem ficar desconectadas da internet mesmo em um lugar paradisíaco, fique tranquilo, pois wi-fi é liberado.
Já pensou ter um guia completo das melhores cachoeiras brasileiras? Confira este e-book com mais de 500 cachoeiras separadas em lista para cada um dos estados do Brasil.