Como Conhecer a Rota Romântica: Atrativos, Hospedagem e Mais!

Rota Romântica Estrada e Vegetação

08/10/2021

Apesar do nome, a Rota Romântica (RS) não é indicada apenas para casais. Mas também a quem ama admirar belas paisagens e nossa história que muitas vezes se mistura às influências europeias.

O roteiro é um caminho entre o Vale do Silício e a Serra Gaúcha. Sua origem teve como influência o Romantische Strasse, da Alemanha. Uma rota criada em terras alemãs com o objetivo de mostrar suas belezas, alegria e história após o período de Hitler. De modo a apresentar aos estrangeiros e moradores que o país é muito além do terror da Segunda Guerra Mundial. Por meio de seus castelos e cidades que inspiraram diversos poetas românticos. Dando o nome ao percurso europeu, assim como ao brasileiro.

A relação da Rota Romântica com o Romantische Strasse está nas paisagens e arquiteturas alemãs do caminho gaúcho. Oferecendo ao turista a visão da colonização dos alemães no Brasil. Perceptível em sua gastronomia, cultura, tradição e eventos. Embora essa seja apenas uma parte de toda sua atração. Então descubra os atrativos e trace seu roteiro de viagem!

 

+Veja também Melhores dicas para passeios românticos na Serra Gaúcha!

 

Como conhecer a Rota Romântica (RS)

Parque Rota Romântica

Fonte: Parque Rota Romantica.com

A Rota Romântica (RS) é um caminho a cerca de 40km de Porto Alegre. Que segue até Gramado. De modo a atravessar 14 municípios gaúchos. Proporcionando aos apaixonados e viajantes curiosos uma nova experiência transmitida por cada parada. E diversas belezas e cores observadas a cada curva da estrada.

Para chegar ao local, quem vem de longe, costuma pagar passagens aéreas até o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Pois é considerado um ótimo ponto de partida. Em seguida, sugerimos que alugue um carro para facilitar seu transporte. Porém caso prefira se locomover com o uso de aplicativos de carona ou transportes públicos também é possível. Embora seja mais demorado e impeça o proveito total do roteiro.

Durante o percurso, você pode optar pelas diversas estradas da rota. Já que há a BR-116, RS-235, VRS-865, VRS-873 e a Estrada para a Linha Nova. Cada uma disponibilizando fácil acesso a cidades diferentes.

Se ainda estiver em dúvida, o caminho mais indicado é pela BR-116, Dois Irmãos. Isso porque é o trajeto que percorre os principais municípios. E passa por São Leopoldo, cidade da Rota Romântica considerada o marco zero do roteiro.

 

+Veja também Rota do Sol: Onde Começa, O que Encontrar, Restaurantes e Dicas!

 

Atrativos turísticos da Rota Romântica

Quem vai à Rota Romântica, do Rio Grande do Sul, logo imagina seu percurso repleto de hortênsias. Ou mesmo pelas tonalidades alaranjadas exibidas pelas folhas de outono. Contudo, mais que suas belezas do trajeto, não há como ignorar suas cidades históricas. Visto que em toda sua arquitetura e culinária há resquícios de seu passado colonizado pelos europeus. Disponibilizando a nós, brasileiros, novas sensações.

Além disso, o roteiro conta com vários parques, cachoeiras, igrejas e mirantes. De modo a tirar o fôlego de qualquer visitante amante da natureza e do aconchego.

Portanto, confira o que fazer ao longo da Rota Romântica (RS). Mas sem se sentir preso às nossas sugestões. Já que é um destino de planejamento versátil e cheio de emoções!

Santuário Sagrado Coração de Jesus e o Cemitério dos Padres

Santuário Sagrado Coração de Jesus

Fonte: Destinos do Sul

O Santuário Sagrado Coração de Jesus é um dos principais pontos turísticos de São Leopoldo. Algumas pessoas também o conhecem por Santuário Padre Reus. Já que abriga o túmulo do padre João Batista Reus, popular por conceder graça a quem reza e pede a ele.

Assim, é um ambiente muito frequentado por devotos. Como forma de orar e agradecer pela benção e graça adquiridas. Apesar disso, também é um lugar indicado aos não religiosos. Pois sua estrutura é completamente diferente de outras igrejas. Além de possuir um cemitério dos padres. Onde é possível observar um jardim com diversas cruzes. Cada uma com um nome.

Parque Aldeia do Imigrante, a Alemanha da Rota Romântica/RS

Fonte: Parque Aldeia do Imigrante.com

O Parque Aldeia do Imigrante é um pedaço alemão em Nova Petrópolis. O primeiro e maior atrativo turístico da cidade. Capaz de oferecer diversão e cultura ao ar livre a partir de sua arquitetura, história e gastronomia.

Seus 10 hectares de área são divididos em dois territórios: a Aldeia Bávara e Aldeia Histórica. A primeira favorecendo à compra de produtos tradicionais alemães. Tais como artesanato, bebidas em Biergarten, malhas e produtos coloniais. Enquanto que a segunda apresenta a história por meio do Museu Vivo.

Então vale a pena se aventurar por toda a sua extensão. Seja nos pedalinhos, nos passeios de bike ou nos ambientes históricos. Não deixe de se divertir em casal ou com toda a família. E aproveite para boas fotos!

 

+Veja também Viaje Para Serra Gaúcha e Conheça os Principais Destinos!

 

Labirinto Verde, atração para todas as idades

Labirinto Verde - Nova Petrópolis, Rota Romântica

Fonte: Rotas de Viagem

Também situado em Nova Petrópolis, o Labirinto Verde é uma das grandes atrações da Praça das Flores.
É um caminho circular com muros de arbustos de 1 metro de altura. Criado em 1989, pelo morador de origem alemã Hans Hesse. Sua ideia foi a elaboração de um atrativo turístico divertido que permitisse erros e acertos. Não havendo indicação etária. Ou seja, podendo ser utilizado tanto por crianças quanto adultos.

Assim é um ambiente de calma e entretenimento. Em meio ao ar livre, repleto de belezas e cores, da Praça das Flores.

Parque Snowland: Onde há neve, há diversão!

Parque Snowland

Fonte: Zaffari Card

O Parque Snowland de Gramado é composto por três áreas: Vilarejo Alpino, Área de Alimentação e Montanha da Neve. Disponibilizando uma excelente infraestrutura para a diversão completa de todas as pessoas. Havendo então patinação, snowboard, esqui e outros esportes radicais na neve.

Não se preocupe se você é um iniciante. Pois há instrutores e equipamentos adequados para a prática de cada atividade. Garantindo a diversão com segurança.

Além disso, esteja atento aos melhores dias de visita. Isso porque, por vezes, é mais interessante ir nos dias calmos. Então sugerimos as quintas, sextas ou domingos.

Outro ponto turístico semelhante é o Parque Temático Mundo Gelado, de Canela! Com excelente experiência e ótimos drinks.

Mini Mundo, pontos turísticos do Brasil e do mundo em um só lugar

Mini Mundo - Rota Romântica

Fonte: Mini Mundo.com

Outro ponto turístico imperdível de Gramado é o Mini Mundo. Cheio de miniaturas de ambientes populares do Brasil, Europa e Estados Unidos. Que não dependem de instrumentos para a observação dos mínimos detalhes.

Alguns elementos são exibidos em seu funcionamento. Assim como fontes, moinho de vento e alguns trens. Proporcionando a sensação de um pequeno mundinho real. E dando margem à imaginação de todos. Essa atração com certeza é bem recomendada e muito frequentada.

Em suma, sua infraestrutura também é extremamente apropriada ao turismo. De modo que há sanitários, trocador de bebê e bancos em ótimos estados. Além de praça de alimentação.

Vale dos Dinossauros, Jurassic Park da Rota Romântica

Parque Vale dos Dinossauros

Fonte: DestiMap

A todos os amantes de dinossauros e curiosos, não deixe de visitar o Vale dos Dinossauros de Canela (RS). Com uma grande variedade de animatrônicos em tamanho real, lojas de souvenir e histórias. Está aberto para visitação de segunda a domingo, das 9 horas às 18 horas.

Aproveite a trilha em meio à mata nativa. Juntamente com o entretenimento de dinossauros espalhados por todo ambiente. Todo ano há novas atrações. Portanto visite mais de uma vez e se impressione.

 

+Veja também Parque dos Dinossauros: Conheça os 4 Melhores Para Levar Crianças!

 

Trilha Dois Irmãos – Morro Reuter

Portal Morro Reuter

Fonte: Família Badini

Para quem curte uma boa trilha e ciclismo. Que tal a trilha entre Dois Irmãos e Morro Reuter? Isso porque são cidades vizinhas que costumam ser visitados num mesmo dia. Então há quem percorra seu caminho de cerca de 1 hora de bicicleta.

Ao chegar no Morro Reuter, aproveite seu mirante, no Morro da Embratel, Felskopf. Além do Parque de Mosaicos e o Campo de Lavandas. Ambientes que oferecem algumas das melhores vistas da Rota Romântica (RS).

Parque 8 Cachoeiras: Trilhas, camping e contato com a natureza

Parque 8 Cachoeiras - Rota Romântica

Fonte: Parque 8 Cachoeiras.com

O Parque 8 Cachoeiras está localizado em São Francisco de Paula. Possuindo o título de maior complexo da América Latina. Uma vez que apresenta oito maravilhosos destinos, trilhados por oito caminhos. Oferecendo ao turista uma proximidade com o meio ambiente sem igual.

Em suma, seu roteiro é ideal para adultos e crianças. Porém não disponibiliza de boa infraestrutura para pessoas com dificuldade de mobilidade. Já que há pedras e trajetos escorregadios.
Contudo a aventura por meio da mata é certa! Prometendo trilhas autoguiadas com boa sinalização. De modo a levar a algumas das melhores cachoeiras locais. Algumas perfeitas para banho.

Além disso, que tal se hospedar no Parque 8 Cachoeiras? Isso porque oferta a reserva de cabanas ou até mesmo áreas para camping. Então não deixe essa experiência de lado e tenha mais contato com a natureza!

 

+Veja também 9 Incríveis Cachoeiras no Rio Grande Do Sul, Você Precisa Ir !

 

Chocolates Plátanos, a loja de guloseimas da Rota Romântica/RS

Fábrica de Chocolate Platános

Fonte: Fábrica Chocolates Plátanos.com

Chocolates Plátanos é a loja encontrada em Dois Irmãos. Repleta de uma grande variedade que vai além do básico: chocolate ao leite, branco e amargo. Portanto não deixe de experimentar também suas trufas de pistache, copinho de chocolate com trufa de cereja, bombom mesclado com trufa de café, drágeas crocantes. Além dos demais sabores: maracujá, morango, nozes, negresco e muito mais!

Assim é o ponto final que qualquer turista precisa. Seja para degustar uma boa guloseima ou para presentear.
Não deixe de lado outras cidades pouco conhecidas, como Presidente Lucena, Ivoti, Novo Hamburgo e Picada Café.

Pois cada município possui suas atrações que não devem passar em branco! Dessa forma, a Rota Romântica/RS é um prato cheio ao visitante que busca por surpresas e inúmeras belezas.

 

+Veja também Chocofest: Saiba tudo sobre o maior evento de Páscoa do Brasil!

 

Onde comer

Prato Saboroso Restaurante Mamma Mia

Fonte: Galeto Mamma Mia.com

Comida na Rota Romântica, com certeza não é um problema. Visto que há 14 municípios a serem explorados turisticamente. E principalmente gastronomicamente. Já que sua culinária local proporciona um misto de tradições alemãs, italianas e gaúchas. Então visite:

  • Casa Amarela Café Colonial: um dos principais estabelecimentos de Ivoti. Devido à sua arquitetura, história e aos pratos tradicionais alemães;
  • Bier Park: é o maior parque cervejeiro da América Latina. Que oferece degustação das bebidas e muita diversão com a interação com tecnologias e com a história da produção de cerveja. Assim é ideal aos cervejeiros de plantão;
  • Galeto Mama Mia: ideal a quem busca por gastronomia italiana, em Gramado. Sendo assim, aproveite suas massas bem temperadas. E acompanhadas por bom atendimento e ambientação;
  • Barbon: localizado em Dois Irmãos. É famoso por seus pratos caseiros e gaúchos, ricos em ótimos churrascos e porções. É ideal para aquela fominha no meio da estrada.

Onde se hospedar na Rota Romântica (RS)

Pousada do Engenho

Fonte: Booking

Os hotéis da Rota Romântica são os mais variados possíveis. Ou seja, alguns mais simples que possibilitam o maior contato com a natureza. Enquanto há outros mais elegantes e sofisticados. Perfeitos aos casais ou famílias que desejam mais estrutura com wi-fi, serviços e estacionamento.

Então sugerimos o camping no Parque 8 Cachoeiras e a procura por hospedagens em municípios mais próximos dos destinos desejados. Alguns dos mais frequentados são Pousada do Engenho (São Francisco de Paula), Morro do Vento (Picada Café), Hotel Fioreze Centro (Gramado), entre outros.

Dicas para aproveitar melhor a viagem na Rota

Hotel Pousada do Engenho

Fonte: Booking

A princípio, a dica crucial para fazer a Rota Romântica é: faça um bom planejamento. Pois, embora seja um trajeto que permite vários destinos, é essencial definir como passará seus dias. De modo a aproveitar mais seu tempo e se permitir conhecer mais pontos turísticos. Ou ao menos os que mais te interessam.

Além disso, recomendamos:

  • Decidir quantos dias terá para viagem: isso porque o ideal é pelo menos 10 dias. Visto que há 14 municípios a serem explorados. Havendo quem passe um dia inteiro em uma única cidade ou percorra outras mais. Apesar disso, é claro que é você quem escolhe. Então não se sinta pressionado a visitar todos os locais em apenas uma viagem. Até porque haverá mais;
  • Saiba qual trajeto mais te agrada: o roteiro é lotado de curvas. Assim sendo pode ser um pouco perigoso. Mas não se preocupe, basta escolher descer o caminho a partir de Gramado, São Francisco de Paula ou Nova Petrópolis;
  • Viaje em dias mais ensolarados e evite a noite: pois, por haver muitas curvas, pode se tornar complicado em períodos mais nublados ou com pouca iluminação. Portanto evite obstáculos ambientais;
  • Pesquise a melhor época para viajar: embora o mais sugerido seja durante o outono ou primavera. Já que são as estações mais coloridas. Famosas pelas hortênsias e túneis de plátanos. Apesar disso, altas temporadas acontecem durante o inverno e o verão. Devido ao seu clima e aos eventos, como o Natal Luz. Tornando a viagem mais cara.

 

+Veja também Feriados São Francisco de Paula – RS

 

Agora não deixe de reservar suas próximas férias para essa viagem. Que além de longa podem fazer você se surpreender com muitas experiências românticas, divertidas e inesquecíveis.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Fonte: CBN Curitiba
Estrada da Graciosa – Conheça a História, Onde Fica, Atrativos e Dicas!
Farol das Conchas na Ilha do Mel
7 Melhores Pousadas na Ilha do Mel no Paraná!
Cachoeira em Jaguariaíva
Jaguariaíva – PR: Onde fica, passeios, restaurantes e hospedagem!
Trem no Rio Negrinho
Rio Negrinho em SC – Roteiros turísticos para você conhecer!
Parques em Curitiba - Parque Tanguá
Conheça os 7 Melhores Parques em Curitiba Para Você Visitar!
Veja Todas > Booking.com
COVID-19

COVID-19

Saiba o que fazer em relação as suas viagens de ônibus