Feira do Largo da Ordem: Diversão, Cultura, História, Bares e Dicas!
Destacando-se com a sua charmosa arquitetura inspirada em cidades portuguesas e alemãs, o Largo da Ordem é o coração do Centro Histórico de Curitiba e uma grande atração para quem deseja se alimentar de muita cultura.
Desde o século XVIII, o local era um grande centro de comércio, atraindo colonos que levavam de carroça produtos hortifrutigranjeiros para comercialização. Vindos do interior, os tropeiros da região costumavam alimentar seus cavalos e mulas no bebedouro.
Atualmente, o Largo da Ordem preserva o ambiente daquela época, mas também abraça as novas modernidades, sendo ponto de encontro tanto de jovens que pretendem curtir a noite curitibana, quanto para quem apenas quer apreciar um pouco de arte e história.
+ Veja Também Conheça os 10 Melhores Museus em Curitiba no Paraná !
Índice
Obras de arte da arquitetura
Por lá, você encontra a Igreja da Ordem, a primeira igreja construída na capital paranaense no distante ano de 1737. Além disso, você pode aproveitar para fazer uma visita a Casa Romário Martins, a Casa Vermelha e o Museu de Arte Sacra, todos próximos dali.
O Largo da Ordem é cercado de lendas urbanas. Uma das mais conhecidas relata a existência de diversos túneis que ligariam a Igreja da Ordem às outras igrejas do bairro, incluindo à catedral da cidade. Inclusive já foi comprovada a existência de passagens secretas no subterrâneo da cidade, mas jamais foi revelada quais pontos elas ligam propriamente.
Entre as construções mais recentes vale destacar o Memorial de Curitiba, palco para espetáculos de música e arte, compostos por enormes painéis de azulejo que decoram a Travessa Nestor de Castro, obra do artista Poty Lazaroto.
Gastronomia diversificada
O espaço porém, não é famoso apenas pela arquitetura e ambientes históricos, já que também oferece muitas opções aos boêmios de plantão. São diversos bares ao redor. Alguns oferecem uma acomodação mais reservada e discreta, outros botam as mesas junto às ruas de pedras, que são proibidas para carros e proporcionam um clima mais fresco e leve.
Aqueles que procuram a simplicidade da gastronomia e artesanato também encontram um prato cheio aqui. Nas manhãs de domingo, mais de dois mil expositores reúnem-se no local para oferecer os mais diversos produtos. De obras de artes a comidas deliciosas.
Já para quem prefere algo mais moderno, como festas e baladas, não precisa se preocupar, pois existem inúmeros estabelecimentos, principalmente voltados aos jovens que querem curtir a noite.
Com o passar dos anos, o Largo da Ordem tornou-se um grande ponto de encontro da população curitibana e de turistas, pois une a agitação dos bares, pubs e restaurantes a um visual que remete às raízes da história.
+ Veja Também Conheça 10 Dicas Importantes Para Você Que Adora Viajar !
Hospedagem próximas ao Largo da Ordem
No lugar existem variados tipos de hospedagem, mas os que se destacam são os hostels. Por fora, a maior parte possui arquiteturas tradicionais dos séculos passados, acompanhando o visual dos prédios históricos. Por dentro, oferecem conforto e muita comodidade. Tudo isso por preços bem abaixo de hotéis tradicionais.
O Curitiba Hostel por exemplo, tem a arquitetura tradicional, mas é rodeado por bares e pubs. No hostel há suítes família e casal, quarto coletivo e cápsula individual. A recepção é 24 horas, tem área externa com churrasqueira, espaço verde e até fumódromo. O wi-fi é liberado e há um computador na sala de convívio, que também oferece espaço para jogos de xadrez e de tabuleiros, além de sofás.
Já o Hostel Matilda oferece quartos compartilhados e suítes para quem busca mais privacidade. O hostel possui uma belíssima varanda para quem quer desfrutar do visual do bairro, além de wi-fi, lounge compartilhado e um balcão de turismo. O albergue fica a 400 metros do Museu Paranaense e do Shopping Mueller, que aliás é uma ótima opção para fazer compras com mais de 200 lojas e um moderno complexo de cinemas Cinemark, além de restaurantes, atividades culturais e demais experiências.
+ Veja Também 7 Dicas Imperdíveis Para Você Ter Uma Viagem Tranquila!
Linhas de turismo
No Largo da Ordem, você também encontra pontos de ônibus para aproveitar a Linha Turismo, uma linha de ônibus especial que parte do local e roda toda a cidade passando pelos principais pontos turísticos de Curitiba. Dos principais museus e praças ao Jardim Botânico.
O serviço é considerado um dos melhores do Brasil. Os ônibus passam a cada trinta minutos, percorrendo aproximadamente 45 quilômetros em cerca de duas horas e meia de trajeto. Para embarcar, basta comprar uma cartela com cinco tíquetes, que te dão direito a um embarque e quatro reembarques. Os bilhetes são vendidos nos próprios pontos de ônibus.
O trajeto inicia na Praça Tiradentes, próximo ao Largo da Ordem e encerra no próprio Centro Histórico:
- Praça Tiradentes
- Rua Das Flores
- Rua 24 Horas
- Museu Ferroviário
- Teatro Paiol
- Jardim Botânico
- Estação Rodoferroviária/Mercado Municipal
- Teatro Guaíra/Universidade Federal do Paraná
- Paço Da Liberdade
- Memorial Árabe / Passeio Público
- Centro Cívico
- Museu Oscar Niemeyer
- Bosque do Papa/Memorial Polonês
- Bosque Alemão
- Universidade Livre do Meio Ambiente – Unilivre
- Parque São Lourenço
- Ópera de Arame/Pedreira Paulo Leminski
- Parque Tanguá
- Parque Tingui
- Memorial Ucraniano
- Portal Italiano
- Santa Felicidade
- Parque Barigui
- Torre Panorâmica
- Setor Histórico
Depois de todas essas informações, fica difícil não pensar em fazer uma visita a esse lugar tão encantador e cheio de história para contar. Tá esperando o que para comprar sua passagem de ônibus ou aérea para Curitiba?