Feira do Largo da Ordem: Diversão, Cultura, História, Bares e Dicas!

Largo da ordem

25/09/2018

Destacando-se com a sua charmosa arquitetura inspirada em cidades portuguesas e alemãs, o Largo da Ordem é o coração do Centro Histórico de Curitiba e uma grande atração para quem deseja se alimentar de muita cultura.

Desde o século XVIII, o local era um grande centro de comércio, atraindo colonos que levavam de carroça produtos hortifrutigranjeiros para comercialização. Vindos do interior, os tropeiros da região costumavam alimentar seus cavalos e mulas no bebedouro.

Atualmente, o Largo da Ordem preserva o ambiente daquela época, mas também abraça as novas modernidades, sendo ponto de encontro tanto de jovens que pretendem curtir a noite curitibana, quanto para quem apenas quer apreciar um pouco de arte e história.

+ Veja Também Conheça os 10 Melhores Museus em Curitiba no Paraná !

Obras de arte da arquitetura

Igreja da Ordem Fonte: Centro Histórico de Curitiba

Por lá, você encontra a Igreja da Ordem, a primeira igreja construída na capital paranaense no distante ano de 1737. Além disso, você pode aproveitar para fazer uma visita a Casa Romário Martins, a Casa Vermelha e o Museu de Arte Sacra, todos próximos dali.

O Largo da Ordem é cercado de lendas urbanas. Uma das mais conhecidas relata a existência de diversos túneis que ligariam a Igreja da Ordem às outras igrejas do bairro, incluindo à catedral da cidade. Inclusive já foi comprovada a existência de passagens secretas no subterrâneo da cidade, mas jamais foi revelada quais pontos elas ligam propriamente.

Entre as construções mais recentes vale destacar o Memorial de Curitiba, palco para espetáculos de música e arte, compostos por enormes painéis de azulejo que decoram a Travessa Nestor de Castro, obra do artista Poty Lazaroto.



Gastronomia diversificada

Gastronomia diversificada Largo da Ordem Fonte: Gazeta do povo

O espaço porém, não é famoso apenas pela arquitetura e ambientes históricos, já que também oferece muitas opções aos boêmios de plantão. São diversos bares ao redor. Alguns oferecem uma acomodação mais reservada e discreta, outros botam as mesas junto às ruas de pedras, que são proibidas para carros e proporcionam um clima mais fresco e leve.

Aqueles que procuram a simplicidade da gastronomia e artesanato também encontram um prato cheio aqui. Nas manhãs de domingo, mais de dois mil expositores reúnem-se no local para oferecer os mais diversos produtos. De obras de artes a comidas deliciosas.

Já para quem prefere algo mais moderno, como festas e baladas, não precisa se preocupar, pois existem inúmeros estabelecimentos, principalmente voltados aos jovens que querem curtir a noite.

Com o passar dos anos, o Largo da Ordem tornou-se um grande ponto de encontro da população curitibana e de turistas, pois une a agitação dos bares, pubs e restaurantes a um visual que remete às raízes da história.

+ Veja Também Conheça 10 Dicas Importantes Para Você Que Adora Viajar !

Hospedagem próximas ao Largo da Ordem

Quarto de hotel Fonte: Hotel Louvre Sainte-Anne

No lugar existem variados tipos de hospedagem, mas os que se destacam são os hostels. Por fora, a maior parte possui arquiteturas tradicionais dos séculos passados, acompanhando o visual dos prédios históricos. Por dentro, oferecem conforto e muita comodidade. Tudo isso por preços bem abaixo de hotéis tradicionais.

O Curitiba Hostel por exemplo, tem a arquitetura tradicional, mas é rodeado por bares e pubs. No hostel há suítes família e casal, quarto coletivo e cápsula individual. A recepção é 24 horas, tem área externa com churrasqueira, espaço verde e até fumódromo. O wi-fi é liberado e há um computador na sala de convívio, que também oferece espaço para jogos de xadrez e de tabuleiros, além de sofás.

Já o Hostel Matilda oferece quartos compartilhados e suítes para quem busca mais privacidade. O hostel possui uma belíssima varanda para quem quer desfrutar do visual do bairro, além de wi-fi, lounge compartilhado e um balcão de turismo. O albergue fica a 400 metros do Museu Paranaense e do Shopping Mueller, que aliás é uma ótima opção para fazer compras com mais de 200 lojas e um moderno complexo de cinemas Cinemark, além de restaurantes, atividades culturais e demais experiências.

+ Veja Também 7 Dicas Imperdíveis Para Você Ter Uma Viagem Tranquila!

Linhas de turismo

Linha de turismo - Largo da Ordem Fonte: Yelp

No Largo da Ordem, você também encontra pontos de ônibus para aproveitar a Linha Turismo, uma linha de ônibus especial que parte do local e roda toda a cidade passando pelos principais pontos turísticos de Curitiba. Dos principais museus e praças ao Jardim Botânico.

O serviço é considerado um dos melhores do Brasil. Os ônibus passam a cada trinta minutos, percorrendo aproximadamente 45 quilômetros em cerca de duas horas e meia de trajeto. Para embarcar, basta comprar uma cartela com cinco tíquetes, que te dão direito a um embarque e quatro reembarques. Os bilhetes são vendidos nos próprios pontos de ônibus.

O trajeto inicia na Praça Tiradentes, próximo ao Largo da Ordem e encerra no próprio Centro Histórico:

  • Praça Tiradentes
  • Rua Das Flores
  • Rua 24 Horas
  • Museu Ferroviário
  • Teatro Paiol
  • Jardim Botânico
  • Estação Rodoferroviária/Mercado Municipal
  • Teatro Guaíra/Universidade Federal do Paraná
  • Paço Da Liberdade
  • Memorial Árabe / Passeio Público
  • Centro Cívico
  • Museu Oscar Niemeyer
  • Bosque do Papa/Memorial Polonês
  • Bosque Alemão
  • Universidade Livre do Meio Ambiente – Unilivre
  • Parque São Lourenço
  • Ópera de Arame/Pedreira Paulo Leminski
  • Parque Tanguá
  • Parque Tingui
  • Memorial Ucraniano
  • Portal Italiano
  • Santa Felicidade
  • Parque Barigui
  • Torre Panorâmica
  • Setor Histórico

Depois de todas essas informações, fica difícil não pensar em fazer uma visita a esse lugar tão encantador e cheio de história para contar. Tá esperando o que para comprar sua passagem de ônibus ou aérea para Curitiba?

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Trem no Rio Negrinho
Rio Negrinho em SC – Roteiros turísticos para você conhecer!
Parques em Curitiba - Parque Tanguá
Conheça os 7 Melhores Parques em Curitiba Para Você Visitar!
Praia em Governador Celso Ramos
Governador Celso Ramos: Onde fica, melhores praias e dicas!
Centro de Maringá
O Que Fazer em Maringá? Onde Fica, Como ir, Atrativos e Dicas!
Cachoeira em Prudentópolis
O que fazer em Prudentópolis? Dicas Para Você Curtir ao Máximo!
Veja Todas > Booking.com
Cadastur