Museu do Holocausto Curitiba – Agenda, Acervo e Dicas de Atrativos Próximos!

Museu do Holocausto Curitiba Acervo

20/04/2022

O Museu do Holocausto de Curitiba é um incrível museu que mostra os horrores do holocausto através de memória das vítimas e de sobreviventes do holocausto causou por Hitler e pelo Partido Nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

O museu é muito importante, pois traz à tona a morte de milhões de judeus que fazem parte daquele período. Trazendo detalhes incríveis do que aconteceu durante o holocausto.

No texto de hoje, vamos trazer uma visão completa sobre esse importante centro de história, localizado em Curitiba.

Onde fica localizado o Museu do Holocausto Curitiba

Vista de Curitiba

Fonte: Prefeitura de Curitiba

O Museu do Holocausto de Curitiba é o primeiro Museu do Holocausto criado no Brasil. O museu está localizado na capital do Paraná, Curitiba, junto do complexo da Sinagoga Beit Yaacov e do lado do Centro Israelita do Paraná.

O Museu do Holocausto de Curitiba foi oficialmente inaugurado em 2011, em novembro. Em Curitiba, o museu fica localizado na Rua Coronel Agostinho Macedo, número 248, no bairro Bom Retiro. De carro, saindo do centro, o visitante demora cerca de apenas 12 minutos para chegar ao museu.

 

+Veja também Conheça os 7 Melhores Parques em Curitiba Para Você Visitar!

 

Breve história sobre o Museu

Acervo Museu do Holocausto

Fonte: Dicas do Nosso Brasil

O Museu do Holocausto de Curitiba, foi inaugurado no dia 20 de novembro de 2011, sendo um projeto que já existia muito tempo antes. O Museu do Holocausto é o primeiro museu fixo com essa temática no Brasil, criado como forma de recordação da memória de vítimas e de sobrevivente desse ato terrível, servindo como forma de exemplificar o porque precisamos lutar contra o preconceito, racismo, intolerância e ódio

O Memorial foi idealizado pela Associação Casa da Cultura Beit Yaacov, tendo sido erguido junto ao centro Israelita, no mesmo prédio da sinagoga Beit Yaacov, bem no centro de Curitiba, como forma de chamar a atenção e divulgar ainda mais o espaço.

De uma forma totalmente pedagógica e educativa, o Museu do Holocausto promove visitas guiadas ou não, para visitantes e grupos escolares (tanto de escolas particulares quanto de escolas públicas) em tours que conta com várias recursos tecnológicos para ajudar a mostra toda a história a cerca da perseguição nazista, que foi principalmente focada nos judeus.

O que encontrar no Memorial do Holocausto

Museu do Holocausto

Fonte: Curta Curitiba

O Acervo do Museu do Holocausto é de responsabilidade do Departamento de Museologia, que baseia em três pilares principais: pesquisa, memória e educação.

Dentro desses três ílares, o Museu do Holocausto de Curitiba, visa documentar e conservar tudo o que estiver disposto sobre esse fato histórico que marcou o mundo. O museu envolve-se além das visitas, como um suporte para fornecer matéria prima para projetos ligados a História, Comunicação, Educação e Academia.

Hoje o Museu do Holocausto, conta com apenas cerca de 5% de todos seus itens em exposição (mas não se preocupe, mesmo assim tem bastante coisa). Isso não é para esconder a história, mas sim para preservá-la, os outros 95% dos itens estão acondicionados em uma reserva técnica, criada em 2019 para garantir a preservação dos itens, o local conta com indicadores de umidade, luminância e temperatura.

Acervo

Entre os principais itens, estão fotografias, documentos e peças históricas sobre as vítimas, heróis e sobreviventes do Holocausto. Se gostaria de ter acesso a todos os itens, é possível de forma digital através das diversas plataformas do Museu na internet, incluindo as redes sociais.

Desse modo, você pode ver tudo diretamente de seu celular ou computador, porém, isso não significa que não deve visitar o museu, muito pelo contrário, ver ao vivo é totalmente diferente. No museu existem dois terminais, onde os visitantes podem esclarecer suas principais dúvidas

Diariamente o Departamento de Museologia recebe empréstimos (em comodato) e doações de peças, documentos e afins, ligado ao Holocausto, desse modo, o acervo é atualizado constantemente, sempre contando com objetos e documentos que mostrar cada vez mais detalhes da história.

Tudo que o museu faz com esses pertences é salvaguardá-los para que permaneçam visíveis e contando história. De acordo com o próprio Museu do Holocausto seu objetivo principal é a vida, para que atos terríveis como o Holocausto nunca mais ocorram.

Quando visitar o Museu do Holocausto Curitiba

Museu em Curitiba

Fonte: São Paulo Sem Mesmice

O Museu do Holocausto de Curitiba oferece visitas (guiadas ou não) de forma totalmente gratuita, precisando apenas do agendamento prévio, que pode ser feito através do site oficial do Museu.

Portanto, os dias e horários de atendimento ao público são os seguintes:

  • Nas quintas e sábados o local está fechado para visitação;
  • De segunda a quarta-feira o Museu abre das 8:30h horas, às 11:30h, retornando a tarde, das 14:30h até as 17:30h;
  • Sextas o atendimento é apenas na parte da manhã, das 8:30h às 11:30h;
  • Domingos também é apenas na parte da manhã, porém o funcionamento começa às 9h e termina ao meio-dia.

Importante: é importante ressaltar que esses são os horários de funcionamento, porém, é preciso que o agendamento seja feito com antecedência, para garantir a visita.

Observações

Durante quase todo o ano de 2021, o Museu do Holocausto de Curitiba ficou fechado para visitação por conta do COVID-19. Felizmente, o Museu voltou a funcionar com todas as medidas de segurança, em primeiro de Novembro de 2021.

Neste ano, o museu voltou a operar normalmente, cabendo a cada um, a responsabilidade de usar máscara e tomar todos os cuidados necessários.

 

+Veja também Conheça os 10 Melhores Museus em Curitiba no Paraná!

 

Atrativos próximos ao Museu do Holocausto Curitiba

Curitiba também conta com outros pontos turísticos bastante visitados. Se você está conhecendo Curitiba e o Museu do Holocausto de Curitiba, existem outros lugares que certamente valem a sua visita. Portanto, vamos destacar outros 3 lugares, que você precisa conhecer.

Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer Curitiba

Fonte: Viajante Sem Fim

Em suma, para fãs de museus, se você visitar o Museu do Holocausto de Curitiba, você precisa visitar o Museu Oscar Niemeyer. Nesse local tudo é lindo e muito bem pensado, trazendo uma arquitetura deslumbrante.

Pelo seu formato único, também ficou conhecido como Museu do Olho, pela semelhança com o olho humano.

O acervo do museu é riquíssimo, trazendo obras de grandes nomes, como: Tomie Ohtake, Caribé, Portinari, Andy Warhol, Tarsila do Amaral, além e claro, de Oscar Niemeyer.

Centro Histórico

Centro Histórico de Curitiba

Fonte: Prefeitura de Curitiba

No centro de Curitiba, os turistas têm acesso a um local incrível, o Centro Histórico de Curitiba, que apresenta a história e cultura do local. Entre os destaques do lugar, você encontra o Largo da Ordem, onde supostamente, teria tido início a cidade.

Em suma, no local também é possível visitar pontos turísticos, como prédios construídos ainda em séculos passados, como a Igreja da Ordem, que foi inaugurada em 1737, e a famosa Praça Garibaldi, onde está localizada outra igreja, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito e o Palácio Giuseppe Garibaldi.

Rua das Flores

Rua das Flores Curitiba

Fonte: Curitiba Cult

Outro ponto do centro, que você precisa conhecer e incluir na sua agenda de visitas, é a Rua da Flores, que literalmente é uma rua, porém não é qualquer rua, mas sim a rua mais bonita da capital e de todo Brasil.

A Rua das Flores é uma rua onde não passam carros, ficando restrita para pedestres. A rua fica localizada na rua XV de Novembro e fica bem no centro da cidade.

A rua foi inaugurada na década de 70, sendo um lugar ideal para quem gosta de andar entre monumentos históricos, visitar o comércio local e também desfrutar da gastronomia de Curitiba.

Dicas finais para quando visitar o Museu do Holocausto Curitiba

Memorial Holocausto Curitiba

Fonte: Panorama de Viagem

O Museu do Holocausto de Curitiba é um dos museus mais importantes do Brasil, pois retrata de perto um dos momentos mais tristes da humanidade. Então, se você é um entusiasta de história, você precisa conhecer esse museu, ele vai te dar uma visão real do que de fato aconteceu.

Então, se você pretende visitar o museu é necessário verificar com antecedência e, fazer seu agendamento e garantir seu lugar, ainda mais se vier de outra cidade para visitar o museu.

Curitiba é uma cidade muito bonita, seja pelos seus museus, pontos turísticos e/ou pela sua arquitetura diferenciada.

 

Portanto, se visitar o museu, aproveite e conheça diversos pontos da cidade, que certamente valerão a sua visita!

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Veja também:
Parque Barigui Vista Aérea
Motivos Para Visitar O Parque Barigui Curitiba – Dicas de Roteiros!
Museu do Holocausto Curitiba Acervo
Museu do Holocausto Curitiba – Agenda, Acervo e Dicas de Atrativos Próximos!
Rota Romântica Estrada e Vegetação
Como Conhecer a Rota Romântica: Atrativos, Hospedagem e Mais!
Fonte: CBN Curitiba
Estrada da Graciosa – Conheça a História, Onde Fica, Atrativos e Dicas!
Farol das Conchas na Ilha do Mel
7 Melhores Pousadas na Ilha do Mel no Paraná!
Veja Todas > Booking.com
COVID-19
COVID-19
Saiba o que fazer em relação as suas viagens de ônibus