Meu pedido Fale conosco
Atendimento

Aventure-se no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira – Petar!

Cavernas em Petar

Muita natureza, lugares incríveis e a sensação de estar em outro mundo: o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, ou apenas PETAR, é um dos passeios mais incríveis para quem ama aventura e não abre mão de conhecer um pouquinho das belezas do nosso país.

No texto de hoje, vamos contar quais são os melhores atrativos do Parque, se vale ou não a pena fazer pacotes para ir até lá e traremos algumas dicas de pontos imperdíveis para conhecer no parque. Confira!

+ Veja Também 8 Pontos Turísticos em Aparecida do Norte Para Você Visitar!

Onde fica e como chegar no Petar – Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira?

Caverna em Petar Fonte: Aventura Curitiba

O Petar fica no extremo sul do Estado de São Paulo, na cidade de Iporanga, quase na divisa com o Estado do Paraná. De carro, é possível acessar o parque por meio de diversas rodovias – independente de onde você vem.

Como citamos, é possível comprar esse passeio por meio de pacotes turísticos, que vão incluir a hospedagem e a alimentação em pousadas da região. No site do Petar online, é possível verificar essas opções, confira!

Esses pacotes turísticos podem valer a pena, já que é fundamental que sua visita seja feita com um guia ambiental – e vale a pena reservar o dia com antecedência.



O que visitar no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira? Atrativos!

Para darmos uma ideia da dimensão do Petar, são 12 cavernas abertas para a visitação, além de uma série de passeios, como Rapel e Bóia Cross. Separamos alguns dos lugares mais famosos e mais procurados da região. Confira:

+ Veja Também Jundiaí em São Paulo, Descubra Dicas Para Curtir a Cidade!

Cachoeiras das Andorinhas

Cachoeiras das Andorinhas Fonte Petardanilo

Uma das cachoeiras mais bonitas do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, a cachoeira das Andorinhas é acessada por meio da trilha do Rio Betari. Rodeada de verde e natureza intacta, ela presenteia o turista com uma piscina natural formada abaixo da sua bela queda d’água de 35 metros.

+ Veja Também Conheça os 10 Melhores Museus em Curitiba no Paraná !

Caverna do diabo

Caverna do diabo Fonte: La viagem

A famosa Caverna do Diabo fica no Parque Estadual da Caverna do Diabo, bem próximo ao PETAR. Seu horário de visitação é das 8 horas da manhã até as 17 horas e o lugar vale a pena pela exuberância da caverna e as trilhas incríveis que estão em seu arredor.

Caverna de Santana

Caverna de Santana em Petar - SP Fonte: La viagem

A Caverna do Santana é a segunda maior do Brasil e é também uma das mais belas, especialmente por causa das suas formações rochosas esculpidas há milênios, formando um espaço único e místico.

Visitar a Caverna do Santana é quase obrigatório para quem vai ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, já que ela é, por si só, rica em história natural e em detalhes impossíveis de serem vistos em outro lugar.

Caverna da Água Suja

Interior da Caverna da Água Suja em Petar Fonte: La viagem

Sem dúvidas, a Caverna da Água Suja é uma das mais fascinantes do PETAR. Após um passeio entre formações rochosas e muita água, o visitante vai se deslumbrar com uma cachoeira interna incrível, digna de um cenário para o cinema.

Apesar do nome, não se engane: a caverna possui águas limpas e um visual impressionante. Vale a pena conhecer!

Gruta do Morro Preto

Gruta do Morro Preto Fonte: La viagem

A Gruta do Morro Preto é a mais fácil de ser explorada, considerada perfeita para iniciantes. Mesmo assim, o lugar é um dos mais incríveis do parque, já que provou-se anos atrás que nossos antepassados viveram por lá em alguma época da antiguidade.

Ou seja, ir à Gruta do Morro Preto é visitar nossa história de pertinho e sentir um pouco da energia do que era viver na era das cavernas!

Gruta da Casa de Pedra

Gruta da Casa de Pedra em Petar SP Fonte: Gigantes do mundo

A Gruta da Casa de Pedra tem a maior altura de todas as bocas de caverna do PETAR. E, acredite, ao entrar na Gruta, você terá uma visão impressionante da altura do local e de como o rio contrasta com suas paredes e luzes vindo de fora. É um lugar para jamais esquecer!

Núcleo Ouro Grosso

Pessoas entrando no Núcleo Ouro Grosso Fonte: Wikiloc

O Núcleo Ouro Grosso faz parque do Parque, porém, serve como apoio para uma série de cavernas e eventos diversos. De lá, o turista pode acessar a caverna Ouro Grosso, uma das mais difíceis de ser explorada, e a famosa piscina natural do rio Betari.

Passeios além de grutas e cavernas – Dicas de aventuras!

Além das famosas cavernas e grutas do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, existem também uma série de aventuras disponibilizadas pelos guias. Separamos algumas delas:

Rapel

Rapel - Petar Fonte: Petardanilo

O Rapel pode ser feito em diversos lugares do Parque, seja em cavernas ou mesmo paredões que se formam no exterior delas. O mais alto deles é feito em 130 metros, sempre com guias e segurança.

Bóia Cross

Bóia Cross Fonte: Parque aventuras

No Rio Betari, é possível aproveitar para fazer o famoso passeio de Bóia Cross, que tem dois níveis de dificuldade: 01 e 02. Para quem busca paz, tranquilidade e águas cristalinas, o nível 1 é perfeito. Já quem quer velocidade e muito adrenalina, a dica é ir direto ao nível 2.

Se você leu até aqui, já sabe o quanto o Petar pode ser um lugar simplesmente impressionante e de belezas naturais incríveis! Visitar parques naturais e se deslumbrar com o nosso país faz bem para o turismo e nos enrique como pessoa – não deixe de conhecer!

Se quiser saber mais sobre passagens ou onde se hospedar próximo ao Petar, visite a Transportal Viagens e dê uma olhada nas suas opções!

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310