O que fazer no Largo da Ordem em Curitiba – Guia Completo

Para se afastar da monotonia da cidade grande e sua agitação, nada melhor que visitar o Largo da Ordem, Curitiba. O coração histórico do município que encanta a todos os turistas com muita história, cultura, casas coloniais e feiras artesanais.
Assim, o Largo da Ordem de Curitiba é perfeito para quem busca mais conhecimento e descanso. Contudo também é ideal às almas jovens. Já que possui diversas atrações noturnas, bares e eventos culturais. Então descubra a seguir alguns atrativos imperdíveis da região.
+Veja também Roteiros no Centro Histórico de Curitiba – Dicas Para Curtir!
Índice
Como chegar no Largo da Ordem em Curitiba

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba
O Largo da Ordem está localizado em Curitiba (PR), mais especificamente no bairro São Francisco — no centro do município.
Para chegar a partir de outros estados, o mais recomendado é adquirir passagens para o Aeroporto Afonso Pena. Em seguida, opte por chegar de: carro, táxi, transporte público, transporte integrado ou linha de ônibus turística.
- Carro ou táxi: dirija pela Avenida Marechal Floriano Peixoto e vire à direita na Rua Barão do Serro Azul. Ou então percorra a Rua Presidente Faria. Pois essa dá diretamente na Praça Tiradentes;
- Transporte público ou transporte integrado: pesquise por diversas linhas que param perto do Largo da Ordem, na Estação Tubo Praça Tiradentes. Como por exemplo: Curitiba – Campo Largo, Interbairros II e Cabral – Portão;
- Linha de ônibus turística: perfeito para turistar nos principais pontos turísticos da cidade. Porém fique atento aos trajetos e horários, pois começa a partir das 8h30. E há exceção às segundas-feiras, já que são os dias em que não passa pelo centro histórico.
+Veja também Tour Panorâmico por Curitiba. Conheça as principais pontos turísticos!
O que fazer no Largo da Ordem em Curitiba – Atrativos

Fonte: Curitiba Space
Para aproveitar bem sua visita pelo Largo da Ordem, conheça mais sobre a história da cidade em alguns dos principais pontos turísticos locais citados a seguir.
Feira de Artesanatos
A feirinha do Largo da Ordem, Curitiba, é a atração imperdível para quem quer conhecer mais da cultura e busca por lembrancinhas. Visto que é um passeio gratuito ao ar livre repleto de arte, souvenires, roupas, plantas, cosméticos, bijuterias e variados itens de decoração em cerâmica, madeira ou metal.
Aproveitando sua grande extensão que vai desde a Rua São Francisco à Rua Martim Afonso, esse ponto é ainda mais completo. Já que apresenta música e teatro. Além de uma riqueza gastronômica com o famoso pastel e caldo de cana. Ou então uma grande diversidade de comidas de outras regiões brasileiras e nações. Como baiana, italiana e argentina.
Mas fique atento, pois a Feira do Largo da Ordem funciona apenas aos domingos, das 9h às 14h.
Igreja da Ordem e do Rosário
Visitar igrejas é uma tradição para alguns turistas. Logo, se você segue esse costume, não deixe de visitar a Igreja da Ordem e do Rosário.
A Igreja da Ordem de São Francisco das Chagas (também conhecida por Igreja de Nossa Senhora do Terço) é a mais antiga da região, com construção datada em 1737. Apesar disso, seu grande renome se deve principalmente à localização e ao fato de ser a estrutura que deu nome ao centro histórico.
Enquanto isso a Igreja do Rosário possui uma história ainda mais profunda. Visto que foi construída por escravos, sob comando da Irmandade do Rosário. Assim, seu nome oficial é Igreja do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito.
Museu de Arte Sacra
O Museu de Arte Sacra é um anexo da Igreja da Ordem. Portanto é uma visita dois em um, tornando sua viagem ainda mais completa.
Nesse ambiente, aprecie a exposição temporária e a permanente. Ambas recheadas de história, artefatos religiosos da época, mobília, obras, pinturas e fotografias antigas.
Mesquita Imam Ali Ibn Abi Talib
Para conhecer outras culturas, você não precisa ir muito longe. Como é o caso da Mesquita Imam Ali Ibn Abi Talib, no Largo da Ordem, que proporciona uma experiência imersiva na religião islâmica.
Uma vez que há uma arquitetura de tirar o fôlego a contemplar e fotografar. Além de um interior que pode ser visitado desde que siga algumas regras da religião, como tirar os calçados antes de entrar e a utilização do véu nas mulheres.
Ao adentrar o espaço confira quadros, espaços, escritas e tapetes árabes. E ainda curta seu jardim para finalizar esse passeio.
Parque São Francisco
Conhecido como Ruínas de São Francisco. Essa atração do Largo da Ordem (Curitiba) apresenta grande contraste entre seu jardim florido e sua construção inacabada. Que proporcionam uma beleza inigualável e a história da Igreja de São Francisco de Paula predestinada ao fracasso desde o início de seu projeto.
Centro Histórico de Curitiba
O Centro Histórico de Curitiba vai muito além das atrações já apresentadas. Uma vez que é uma região construída com forte influência alemã e portuguesa. E possui inúmeros prédios e casarões restaurados, como a Casa Romário Martins e a Casa Vermelha.
Assim, que tal caminhar pelas ruas fechadas apenas para trajeto de pedestres? Tal como a Rua XV de Novembro. E contemplar suas diversas atrações como: a Praça Garibaldi, Memorial de Curitiba, Casa Hoffman e a Casa da Memória. Além de estabelecimentos, como bares, restaurantes e lojinhas locais.
O que fazer a noite no Largo da Ordem em Curitiba

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba
Embora seja popular no setor histórico, o Largo da Ordem é um ponto bastante boêmio. Com bares e restaurantes que começam o happy hour ainda mais cedo para que a noite dure ainda mais tempo.
Tudo com música, ambientes acolhedores e temáticos, comidas saborosas e bebidas para deixar a noite ainda mais quente e animada. Assim, os lugares mais indicados são: Sal Grosso, Quintal do Monge e Boteco da Ordem.
Além disso, curta algumas baladas de Curitiba. Sendo as mais populares: o Club Vibe e o Verdant (para o público LGBTQIA+).
+Veja também Tour noturno por Curitiba e Jantar italiano. Um passeio completo!
Bares e Restaurantes no Largo da Ordem, Curitiba

Fonte: @bardoalemaooficial
Além de todo o passeio, não há como aproveitar a viagem de barriga vazia. Portanto veja os bares e restaurantes mais populares do Largo da Ordem e experimente o melhor da gastronomia local.
Bar do Alemão
O Bar do Alemão é um point obrigatório para quem viaja pelo Largo da Ordem. Isso porque é um estabelecimento bastante tradicional. Que garante uma experiência profunda na cultura alemã. Devido ao seu design de interior, música e gastronomia. Além das apresentações de dança que acontecem toda primeira quarta-feira do mês.
É ideal para quem busca pratos fartos, acessíveis e drinks refrescantes.
Endereço: Rua Doutor Claudino dos Santos 63 Largo da Ordem
A Caiçara
A Caiçara já possui uma pegada mais litorânea. De modo que apresenta uma grande variedade de frutos do mar de qualidade. E um ambiente aconchegante em um prédio antigo, porém bem estruturado.
Endereço: R. Dr. Claudino dos Santos, 90 Largo da Ordem
Restaurante Sal Grosso
Embora seja mais popular pelo estilo de vida noturno, o Restaurante Sal Grosso é imperdível aos turistas que procuram por um ambiente mais descontraído. Mas com boa comida de boteco, excelentes preços, ótimas porções e drinks geladinhos que fazem a noite valer a pena.
Endereço: Largo da Ordem, 59 São Francisco, Curitiba, Paraná 80020-170 Brasil
Pontos turísticos de Curitiba próximos ao Largo da Ordem

Fonte: Canva
Para além do Centro Histórico de Curitiba e sua badalação, passeie pelos principais pontos turísticos próximos ao Largo da Ordem, como:
- Museu do Automóvel em Curitiba
- Estação Ferroviária;
- Mercado Municipal de Curitiba;
- Museu do Holocausto de Curitiba
- Torre Panorâmica;
- Jardim Botânico de Curitiba.
Dessa forma, prepare suas malas e se planeje para uma viagem completa no Largo da Ordem e seus arredores. A região mais histórica, badalada e encantadora de Curitiba.