Conheça o Passeio de Trem na Serra do Mar – Curitiba X Morretes!

Passeio de Trem na Serra do Mar

29/01/2020

Não existe opção mais bucólica e mágica do que um passeio de trem pelas ferrovias preservadas no Brasil. Esse tipo de viagem está se tornando cada vez mais rara e andar de trem como era antigamente é uma atração turística. Existem muitas opções em todo o Brasil, mas uma que merece muito destaque é o Passeio de Trem na Serra do Mar entre Curitiba e Morretes!

Quem vai para Curitiba para conhecer todas as belezas da cidade, não pode deixar de conhecer esse importante ponto turístico. O trajeto de trem realizado entre Curitiba e a cidade história de Morretes, passando pela belíssima Serra do Mar, tem mais de 4h de viagem e corta mais de 150 km em um cenário completamente encantador e de tirar o fôlego. Durante o passeio você verá mais de 40 pontes e passará por 13 túneis.

Além disso, essa bela pedida para quem adora o ecoturismo conta com paredões de pedra, represas, montanhas e diversas cachoeiras. Outro grande destaque é o contato próximo com a natureza, já que mais da metade da mata atlântica preservada do Brasil é encontrada nessa serra.

+ Veja Também O Que Fazer em Morretes: Onde fica, Como chegar e Roteiros!

Passeio de Trem na Serra do Mar – Conheça mais sobre o passeio

Trem passando em ponte suspensa - Serra Verde Express Fonte: Guia viajar melhor

Esse é um passeio importante não apenas para quem adora a natureza, mas também para quem gosta da história brasileira. A ferrovia foi inaugurada em 1884, com viagem inaugural feita com a ilustre Princesa Isabel. Desde então, muito se foi preservado da atração, modernizando o que era necessário para garantir a segurança dos passageiros.

O trajeto da estrada de ferro não é só a mais bela do Brasil, ele também é considerado um dos trajetos de trem mais bonitos do mundo todo.

Mas não é só a ferrovia que tem um grande valor histórico. A cidade destino, Morretes, ainda conta com um estilo fortemente colonial e com um verdadeiro ar de interior. Fundada em 1773, a antiga cidade transporta os turistas para o século XVIII. Uma dica bem legal é que por lá o almoço é sempre bem caprichado, principalmente com os pratos típicos de Curitiba.

+ Veja Também Conheça os 10 Melhores Museus em Curitiba no Paraná !



Como é feito o passeio de trem na Serra do Mar

Como é feito o passeio de trem na Serra do Mar Fonte: Viajala

Não existe muito segredo para quem quer realizar o passeio Curitiba x Morretes de trem. Porém, é importante ficar sabendo alguns detalhes passo a passo de como tudo é feito para evitar enganos ou problemas.

A primeira coisa que você precisa saber é sobre os horários do passeio de trem na Serra do Mar. O passeio tem início às 08:30 da manhã e é realizado durante os finais de semana (sexta, sábado e domingo). O trem sai da ferroviária de Curitiba. Já o trem de volta, cujo o bilhete deve ser comprado à parte, sai de Morretes sempre às 15:00, com saída da estação ferroviária de Morretes.

O trem não sai de ponto A para ponto B diretamente, ele para em diversas estações e alguns mirantes.
A administradora do passeio é a empresa Serra Verde Express e você pode comprar a passagem para os diversos pacotes de passeio diretamente no site da empresa. Existem diferentes pacotes para aproveitar a viagem, dos mais simples, que é a classe turística até o mais confortável e exclusivo Barão do Serro Azul.

A passagem pode ser comprada a partir de R$125 reais na opção mais econômica e chegando até R$418 reais nas opções mais caras e com pacotes diferenciados.

Claro que se você quiser uma bela Promoção é fácil de encontrar! Para isso, basta ficar de olho no Site da Serra Verde Express, que está sempre realizando descontos em datas comemorativas. Em alguns casos, os descontos podem chegar a 50%, por isso é importante ficar atento!

Vale lembrar que para viajar com menores de 16 anos, eles precisam estar acompanhados dos pais e com documentos de identificação!

+ Veja Também 4 Melhores Hotéis Próximos a Rodoviária de Curitiba!

O caminho de volta e a Estrada da Graciosa

Portal de entrada da estrada Graciosa Fonte: Wikipédia

A volta pode ser realizada por trem, ideal para quem quer aproveitar mais um pouco da incrível paisagem. É possível também voltar de ônibus pela BR-277, porém, quem consegue uma carona com certeza vai querer voltar pela Estrada da Graciosa.

Tal como o passeio de trem na Serra do Mar é considerado o mais bonito do Brasil, a Estrada da Graciosa é considerada a estrada mais bonita do país. Com um ar bem primitivo, essa foi a primeira estrada pavimentada do Paraná e teve uso pleno até a década de 60. Esse importante “pedaço de chão” carrega muita história e trás sensações únicas para quem viaja por ela.

Se você tiver a oportunidade de passar por essa bela estrada depois de realizar o passeio de trem na Serra do Mar, a sua viagem será realmente completa e temos certeza e que você nunca mais vai esquecer essa experiência!

+ Veja também O que fazer em Prudentópolis? Dicas Para Você Curtir ao Máximo!

Esperamos que você tenha gostado dessa nossa dica! Se sim, temos muito mais matérias na Transportal Viagens para você se informar e aproveitar!

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Trem no Rio Negrinho
Rio Negrinho em SC – Roteiros turísticos para você conhecer!
Parques em Curitiba - Parque Tanguá
Conheça os 7 Melhores Parques em Curitiba Para Você Visitar!
Praia em Governador Celso Ramos
Governador Celso Ramos: Onde fica, melhores praias e dicas!
Centro de Maringá
O Que Fazer em Maringá? Onde Fica, Como ir, Atrativos e Dicas!
Cachoeira em Prudentópolis
O que fazer em Prudentópolis? Dicas Para Você Curtir ao Máximo!
Veja Todas >
Cadastur