Conheça o Passeio de Trem na Serra do Mar – Curitiba X Morretes!

Passeio de Trem na Serra do Mar

03/04/2019

Não existe opção mais bucólica e mágica do que um passeio de trem pelas ferrovias preservadas no Brasil. Esse tipo de viagem está se tornando cada vez mais rara e andar de trem como era antigamente é uma atração turística. Existem muitas opções em todo o Brasil, mas uma que merece muito destaque é o Passeio de Trem na Serra do Mar entre Curitiba e Morretes!

Quem vai para Curitiba para conhecer todas as belezas da cidade, não pode deixar de conhecer esse importante ponto turístico. O trajeto de trem realizado entre Curitiba e a cidade história de Morretes, passando pela belíssima Serra do Mar, tem mais de 4h de viagem e corta mais de 150 km em um cenário completamente encantador e de tirar o fôlego. Durante o passeio você verá mais de 40 pontes e passará por 13 túneis.

Além disso, essa bela pedida para quem adora o ecoturismo conta com paredões de pedra, represas, montanhas e diversas cachoeiras. Outro grande destaque é o contato próximo com a natureza, já que mais da metade da mata atlântica preservada do Brasil é encontrada nessa serra.

+ Veja Também O Que Fazer em Curitiba? 9 Melhores Lugares Para Você Conhecer!

Passeio de Trem na Serra do Mar – Conheça mais sobre o passeio

Trem passando em ponte suspensa - Serra Verde Express Fonte: Guia viajar melhor

Esse é um passeio importante não apenas para quem adora a natureza, mas também para quem gosta da história brasileira. A ferrovia foi inaugurada em 1884, com viagem inaugural feita com a ilustre Princesa Isabel. Desde então, muito se foi preservado da atração, modernizando o que era necessário para garantir a segurança dos passageiros.

O trajeto da estrada de ferro não é só a mais bela do Brasil, ele também é considerado um dos trajetos de trem mais bonitos do mundo todo.

Mas não é só a ferrovia que tem um grande valor histórico. A cidade destino, Morretes, ainda conta com um estilo fortemente colonial e com um verdadeiro ar de interior. Fundada em 1773, a antiga cidade transporta os turistas para o século XVIII. Uma dica bem legal é que por lá o almoço é sempre bem caprichado, principalmente com os pratos típicos de Curitiba.

+ Veja Também Conheça os 10 Melhores Museus em Curitiba no Paraná !



Como é feito o passeio de trem na Serra do Mar

Como é feito o passeio de trem na Serra do Mar Fonte: Viajala

Não existe muito segredo para quem quer realizar o passeio Curitiba x Morretes de trem. Porém, é importante ficar sabendo alguns detalhes passo a passo de como tudo é feito para evitar enganos ou problemas.

A primeira coisa que você precisa saber é sobre os horários do passeio de trem na Serra do Mar. O passeio tem início às 08:30 da manhã e é realizado durante os finais de semana (sexta, sábado e domingo). O trem sai da ferroviária de Curitiba. Já o trem de volta, cujo o bilhete deve ser comprado à parte, sai de Morretes sempre às 15:00, com saída da estação ferroviária de Morretes.

O trem não sai de ponto A para ponto B diretamente, ele para em diversas estações e alguns mirantes.
A administradora do passeio é a empresa Serra Verde Express e você pode comprar a passagem para os diversos pacotes de passeio diretamente no site da empresa. Existem diferentes pacotes para aproveitar a viagem, dos mais simples, que é a classe turística até o mais confortável e exclusivo Barão do Serro Azul.

A passagem pode ser comprada a partir de R$125 reais na opção mais econômica e chegando até R$418 reais nas opções mais caras e com pacotes diferenciados.

Claro que se você quiser uma bela Promoção é fácil de encontrar! Para isso, basta ficar de olho no Site da Serra Verde Express, que está sempre realizando descontos em datas comemorativas. Em alguns casos, os descontos podem chegar a 50%, por isso é importante ficar atento!

Vale lembrar que para viajar com menores de 16 anos, eles precisam estar acompanhados dos pais e com documentos de identificação!

+ Veja Também 4 Melhores Hotéis Próximos a Rodoviária de Curitiba!

O caminho de volta e a Estrada da Graciosa

Portal de entrada da estrada Graciosa Fonte: Wikipédia

A volta pode ser realizada por trem, ideal para quem quer aproveitar mais um pouco da incrível paisagem. É possível também voltar de ônibus pela BR-277, porém, quem consegue uma carona com certeza vai querer voltar pela Estrada da Graciosa.

Tal como o passeio de trem na Serra do Mar é considerado o mais bonito do Brasil, a Estrada da Graciosa é considerada a estrada mais bonita do país. Com um ar bem primitivo, essa foi a primeira estrada pavimentada do Paraná e teve uso pleno até a década de 60. Esse importante “pedaço de chão” carrega muita história e trás sensações únicas para quem viaja por ela.

Se você tiver a oportunidade de passar por essa bela estrada depois de realizar o passeio de trem na Serra do Mar, a sua viagem será realmente completa e temos certeza e que você nunca mais vai esquecer essa experiência!

Esperamos que você tenha gostado dessa nossa dica! Se sim, temos muito mais matérias na Transportal Viagens para você se informar e aproveitar!

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Praia em Governador Celso Ramos
Governador Celso Ramos: Onde Fica, Melhores Praias e Dicas!
Centro de Maringá
O Que Fazer em Maringá? Onde Fica, Como ir, Atrativos e Dicas!
Cachoeira em Prudentópolis
O que fazer em Prudentópolis? Dicas Para Você Curtir ao Máximo!
Passeio de Trem na Serra do Mar
Conheça o Passeio de Trem na Serra do Mar – Curitiba X Morretes!
Vista aérea do Snowland
Snowland em Gramado: Onde Fica, Como Ir, Ingressos e Atrativos!
Veja Todas >
Cadastur