Rio Negrinho em SC – Roteiros turísticos para você conhecer!
Rio Negrinho, município colonizado por europeus, é ideal para ecoturismo, mas também é famoso pela riqueza cultural. Saiba mais sobre este local, como chegar, seus atrativos, dentre outras dicas.
Os alemães, portugueses, italianos e poloneses chegaram na região que hoje é o município de Rio Negrinho, em Santa Catarina, por volta do século 19, quando iniciou-se a construção da Estrada de Ferro Dona Francisca. E, estes imigrantes permaneceram na região, dando origem à cidade e, consequentemente, deixando uma rica herança cultural, composta por festas, construções típicas da Europa, dentre outros costumes e tradições.
Além deste ar europeu, que é um grande atrativo turístico para a cidade, o ecoturismo também é muito popular no município, devido às diversas cachoeiras e natureza magnífica da região. Logo, além de aproveitar a tranquilidade da cidade, os aventureiros também podem usufruir das inúmeras quedas d’água, cavernas e piscinas naturais nas redondezas de Rio Negrinho.
Logo, como pode-se perceber, Rio Negrinho é um município turístico maravilhoso. Por isto, para planejar e aproveitar sua viagem para este local, iremos fornecer informações e dicas valiosas, confira!
Índice
Onde fica e como chegar?
Rio Negrinho é um município catarinense, localizado ao norte do estado. Caso esteja vindo de outros estados fora da região sul do Brasil, é recomendado utilizar alguns dos aeroportos próximos à cidade, como o Aeroporto de Internacional de Curitiba, o de Joinville, o Internacional de Navegantes e até mesmo o de Chapecó.
Destes municípios citados acima, existem linhas de ônibus intermunicipais que partem das rodoviárias e vão até Rio Negrinho. De Curitiba a Rio Negrinho, por exemplo, a companhia que administra esta rota é a Planalto Passageiros. Porém, pode-se também optar por traslados ou pelo aluguel de carro.
Ademais, há a possibilidade de partir diretamente de São Paulo de ônibus, realizando uma conexão em Itajaí, em Santa Catarina. Até esta cidade, a rota é feita pela Reunidas, mas, a partir deste trecho, é ministrada pela Viação Penha.
+ Veja também O que fazer em Nova Petrópolis? Roteiros imperdíveis para você!
Quais são os atrativos da cidade?
Rio Negrinho é uma cidade que oferece atrativos para os mais diversos tipos de turistas, desde os que desejam tranquilidade até os que buscam por experiências radicais e de aventura. Mas, para ambos os públicos, o ponto turístico ainda mais visitado é a maria-fumaça, que deu origem à cidade de Rio Negrinho.
Maria-fumaça
Até hoje, nos segundos sábados do mês, a maria-fumaça que transita na Estrada de Ferro Dona Francisca funciona e leva os turistas a passeios para São Bento do Sul e Rio Natal, descendo a Serra do Mar. E, nesta última cidade, há uma parada tradicional para que os visitantes possam experimentar a deliciosa culinária polonesa.
Oberlandfest
Como Rio Negrinho é um município com origens européias, devido aos seus colonizadores, acontecem na região diversas festas típicas e atrativas, como a Oberlandfest, uma festa alemã com desfiles folclóricos, e o Rodeio Crioulo, uma festa gaúcha que envolve gastronomia e provas de laço.
Trekking e rapel
Para as pessoas que gostam de trekking e rapel, a Estância Colonial e as mais de 10 cachoeiras de Rio Negrinho são ideais. E, para os fãs de esportes na água, como pesca e canoagem, a Represa Volta Grande, a área rural Rio dos Bugres e a Propriedade de Mário Hack são os lugares indicados.
+ Veja também Turismo Rural em Minas Gerais: Conheça os Melhores Roteiros!
Onde comer e se hospedar?
Como Rio Negrinho possui muitos imigrantes e descendentes de europeus, a culinária do local possui origens alemãs, italianas, polonesas, etc. Logo, ao visitar esta cidade, é imprescindível provar todos os pratos típicos deliciosos. Por exemplo, a sapecada de pinhão.
Existem diversos restaurantes incríveis em Rio Negrinho, como o Restaurante Sandori, Pedro Rosa, Del Nono, Café no Bule Pub e Grill, dentre diversos outros. Ainda, são boas opções de presentes para familiares os licores, geleias e pães caseiros vendidos no Café Colonial Vera Zeithammer.
Também, Rio Negrinho possui muitas opções de hospedagem, que comumente são mais europeus, para assemelhar ao ar da cidade. O Hotel Pousada das Araucárias, por exemplo, conta com quartos até mesmo com lareiras, para auxiliar no frio da cidade. Ademais, o local também oferece Wi-fi gratuito, piscina e café da manhã.
Ainda, a apenas 1 km do centro da cidade, localiza-se o Hotel Pousada João de Barro, em uma grande área verde e arborizada. O local é de origem germânica e conta com diversas comodidades, como lavanderia, wi-fi gratuito, lareira, apartamentos de luxo, dentre outras questões.
Dicas para a sua viagem!
Caso esteja visitando Rio Negrinho pela primeira vez, não se esqueça de aproveitar ao máximo esta cidade maravilhosa. É recomendado realizar a visita no mês de outubro, para acompanhar o Calendário das Festas de Outubro de Santa Catarina. Desta forma, pode-se aproveitar a culinária local, gincanas, desfiles, etc.
Ademais, é muito recomendado realizar o turismo rural, mesmo que este seja pouco procurado pelos visitantes. Na Estância Colonial, pode-se pescar, passear a cavalo, conhecer outros locais famosos e ainda experimentar a culinária local.
E, caso deseje levar lembrancinhas para amigos e familiares, o melhor local para adquiri-las é Casa do Artesanato, que oferece peças em crochê, palha, dentre outros materiais. O local fica aberto de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 18h. Aos sábados, das 8h às 12h