Castelo em Espírito Santo – Melhores roteiros para você aproveitar!

Castelo - Espírito Santo

26/06/2020

Conhecida como a cidade das cachoeiras e montanhas, Castelo possui graciosas belezas e tradições. Localizada no sul do estado Espírito Santo, esse município reúne inúmeras opções de atrativos turísticos e culturais ideais para aproveitar em família.

Os atrativos religiosos não podem faltar, não é mesmo? Pelo município o espetáculo fica por conta do Santuário da Nossa Senhora Rosa Mística e pela famosa festa de Corpus Christi que enfeita as ruas com seus encantadores tapetes coloridos desenhados com pedras, palhas e materiais reciclados.

Você gosta de aventura? Curte clima ameno? Então está esperando o que para aproveitar isso tudo? Venha e descubra Castelo!

+ Veja também Como funciona o estacionamento do Aeroporto de Vitória



Onde fica e como chegar

Vista aérea de Castelo Fonte: Wikipedia

Se você deseja conhecer a cidade de Castelo e não sabe como chegar, nós iremos te ajudar! Para ter acesso ao município existem diversas opções, para isso basta escolher a que melhor se enquadra no seu percurso.

De carro

Através das rodovias ES 166, ES 379, ES 491 e BR 482 você encontra o acesso até a cidade. Localizada a 146 km da capital do estado, as principais rotas utilizadas para chegar a Castelo são pelos municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Venda Nova.

De ônibus

Uma opção para quem não se sente seguro de dirigir até o município é ir de ônibus. Você pode comprar sua passagem online através do nosso site. Se estiver partindo do Rio de Janeiro, você pode realizar seu embarque no Terminal Rodoviário Novo Rio sem necessidade de fazer baldeação para chegar ao município de Castelo, pois o ônibus é direto!

Roteiros para você fazer em Castelo ES

Parque Estadual Forno Grande

O Parque Estadual Forno Grande é um local magnifico para visitar com familiares e amigos por conta das suas atrações. O Pico é o local mais procurado pelos visitantes, se você também deseja conhecer deve se atentar para alguns requisitos.

O Pico do Forno Grande possui uma altitude de 2 039 metros e sua distância do centro do parque é de 3 500 metros. Ao chegar no parque você terá acesso ao centro de visitantes, e um guia turístico que vai apresentar toda a infraestrutura do local e informações importantes para a fazer a trilha dentro do Parque.

Horário de funcionamento do parque Estadual Forno Grande – Todos os dias das 08h às 17h.

Trilha no Parque Estadual Forno Grande – Castelo ES

Para realizar a trilha até o Pico, estima-se que leva em torno de 3 horas e 30 minutos (ida e volta). No percurso você vai poder aproveitar várias cachoeiras, nascentes e paisagens incríveis. Leve sua câmera para registrar cada momento!

Para realizar o percurso em segurança e dentro das regras, deve:

  • Agendar com 3 meses de antecedência o roteiro;
  • É obrigatório apresentar documento com foto, além de assinar um termo de responsabilidade e reconhecimento de risco;
  • Usar sapatos adequados para o percurso;
  • Idade mínima de 14 anos;
  • Não existe cobrança de taxa pelo Parque Estadual Forno Grande.

Além dessas recomendações existem outras. Se você vai realizar essa trilha, indicamos que escolha um dia ensolarado para o passeio e procure mais sobre as regras a fim de garantir a segurança e bem estar de todos.

Vale ficar atento no horário permitido para fazer trilha no parque. O horário para realizar a trilha é de 08h às 14:30h.

Gruta do Limoeiro

Gruta do Limoeiro Fonte: Wikimedia commons

Se você é um amante de história, o local perfeito para visitar é a Gruta do Limoeiro. Esse patrimônio cultural é considerado o mais importante sitio arqueológico do estado, com fosseis de 4,5 mil anos.
A visitação na gruta ocorre de terça-feira a domingo de 09:00 às 16:00 horas – com necessidade de agendamento. Vale lembrar que as visitas são guiados e para realizar o percurso é preciso estar usando sapatos fechados.

Voo livre

Voo livre de paraglider Fonte: folha vitoria

Se você tiver espírito de aventureiro (a) essa região pode te surpreender com as diversas rampas para voo livre (paraglider). Os passeios são de tirar o fôlego, em Castelo você tem duas alternativas para fazer esse roteiro.

1 – Rampa de Apeninos

Localizada no interior do município, o local onde os aventureiros se encontram para praticar o esporte e se divertir, é de difícil acesso até chegar o pico. Recomendamos que faça esse roteiro em grupo.

Ao chegar no ponto mais alto é possível admirar as passagens que a natureza pode te oferecer, com a vista para Pedra do Dedo.

2 – Rampa de Ubá

Este local para voo livre, está localizado em córrego de Ubá. A rampa já foi sede para diversos eventos e é muito visitada por profissionais no assunto, e sem dúvida escolher essa rampa para esse roteiro será inesquecível.

A região onde irá sobrevoar é de paisagem única, além das condições para voar ser uma das melhores na região.

Pedra do Cabrito

Pedra do cabrito Fonte: Escaladores

Cenário perfeito para os que amam aventura, a Pedra do Cabrito é usada para pratica de esportes radicas como base jump e wingsuit.

Se você se enquadra nesse perfil radical, já sabe o que fazer quando chegar na cidade de Castelo. A pedra possui em torno de 850 metros de altitude!

Cachoeiras de Castelo

Cachoeira do Pedregulho em Castelo ES Fonte: Tripadvisor

O turismo na cidade de Castelo é muito forte por conta dos inúmeros atrativos da região e as cachoeiras não podiam ficar de fora.

Em Castelo, a Cachoeira do Pedregulho, também conhecida como Cachoeira do Furlan é a atração da região. O local é ponto de encontro ideal para as pessoas se refrescarem e baterem um bom papo. É importante lembrar que a estrutura local conta com área de camping e rapel, restaurante e lanchonete.

Em Castelo você encontra muitas outras opções de roteiros ideais para fazer em grupos ou separado. Se você achou o conteúdo interessante e ficou com vontade de conhecer, compartilhe esse artigo com amigos, quem sabe sua próxima viagem não seja para a rainha das montanhas capixabas?

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Casas em São Mateus
São Mateus em Espírito Santo – Roteiros, Hospedagens e Dicas!
Centro de Mucugê BA
Mucugê – BA: Onde Fica, Como Chegar, Roteiros e Atrativos!
Letreiro de Santa Cruz Cabrália
O Que Fazer em Santa Cruz Cabrália: 6 Roteiros Imperdíveis!
Homem no Pico da Bandeira – Parque do Caparaó
Pico da bandeira – Parque do Caparaó: Onde fica, atrativos e dicas!
Portal de Aracruz
O Que Fazer em Aracruz? Melhores Atrativos Turísticos Para Visitar!
Veja Todas >
Cadastur