Mucugê – BA: Onde Fica, Como Chegar, Roteiros e Atrativos!

Centro de Mucugê BA

22/11/2019

Mucugê é o destino certo para quem vai para a Chapada Diamantina. E se você busca um lugar excêntrico, contato com a natureza e uma experiência inesquecível, você precisa acrescentar esse roteiro na sua lista. Veja que incrível:

Mucugê é um pequeno município do estado da Bahia e, apesar de ter apenas um pouco mais que 10.000 habitantes, tem uma importância histórica que precisa ser reconhecida, pois foi exatamente ali que os primeiros diamantes foram encontrados na região que conhecemos hoje como Chapada Diamantina.

Apesar de ser simples, Mucugê é uma cidade tombada como Patrimônio Histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Natural, também conhecido como IPHAN. Ela é rodeada de montanhas e, ao seu redor, é possível encontrar opções de roteiros para todos os gostos, bolsos e perfis!

Nesse artigo, portanto, você irá encontrar:

  • Como Chegar em Mucugê – na Chapada Diamantina
  • O que fazer em Mucugê
  • Onde ficar
  • Onde comer

Pronto para planejar a sua viagem? Então vem comigo!



Como chegar

Praça em Mucugê Fonte: Ioeste

Em geral, o pessoal que se aventura pela Chapada Diamantina parte ou vai, em primeiro lugar, até Salvador, que fica a pouco mais de 450km de distância de Mucugê.

Para quem sai de Salvador

Portanto, se você for sair de Salvador, você precisa pegar a BR-324 até Feira de Santana. Então, basta seguir até o entroncamento do Paraguaçu e BR-242.

Depois disso, você precisa seguir adiante. Passará por Itaberaba (85km), e depois de 80km, quando passar pelo Posto da Polícia Federal, basta virar à esquerda para entrar na BR-142 sentido Mucugê/Andaraí.

Para quem sai de Vitória da Conquista

Outra opção bastante conhecida é sair de Vitória da Conquista. Saindo da cidade, você precisa seguir pela BA – 252 e BA – 407 e seguir até Anagé. Em seguida, você precisa sair à direita, na BA-142. Você passará por Sussuarana, Ituaçu, Barra de Estiva até chegar na esperada Mucugê.

Para quem vai de ônibus

Se você não quer se preocupar com roteiros ou correr o risco de errar o caminho, compare os preços das passagens com o comparador de passagens da Transportal e confira as melhores condições de pagamento que só a nossa empresa oferece para você!

Pontos turísticos

O próprio município e seus arredores oferecem atrações imperdíveis para quem gosta de natureza e história. Por isso, se você ficar em Mucugê, não deixe de incluir essas atrações no seu roteiro:

Poço Azul

Uma imagem vale mais do que mil palavras, certo? Então veja essa foto:

Poço Azul em Mucugê Fonte: Guia chapada diamantina

Eu não preciso dizer muita coisa. Tanto o Poço Azul quanto o Poço Encantado são opções de tirar o fôlego!

O Poço Azul não fica exatamente em Mucugê, mas em Nova Redenção, a cerca de 1h30 da cidade. Mas vale muito a pena pegar a estrada e ir conhecer. Além de contemplar as águas cristalinas e azuis do poço, você ainda pode entrar e se refrescar no atrativo.

Cemitério Bizantino

Cemitério Bizantino em Mucugê Fonte: Gazeta do povo

Conhecido oficialmente como Cemitério Santa Izabel, o atrativo é uma ótima opção até para quem gosta de arquitetura, classificada como bizantina.

Chegar no cemitério bizantino é muito simples de qualquer parte da cidade e as lápides, sempre pintadas de branca, ficam em um pequeno morro.

Apesar de ser um cemitério e ter uma história triste, pois foi construído no século 19 e propositalmente afastado dos leitos dos rios e da própria cidade para impedir que pessoas com doenças contagiosas, como a cólera, pudessem, em alguma medida, atingir a população, visitar o cemitério é um exercício de reflexão e calmaria. Acredite, andar naquele espaço nos traz muita paz.

Projeto Sempre Viva

Entrada do parque do projeto Sempre Viva em Mucugê Fonte: Flickr

Localizado dentro do Parque Municipal de Mucugê, o Projeto Sempre Viva tem como objetivo contribuir com a preservação de plantas conhecidas pelo mesmo nome do projeto “Sempre Vivas”, pois se conservam por mais ou menos 60 anos.

Chapada Diamantina

Mirante na Chapada Diamantina Fonte: Cvc

Mucugê e a Chapada Diamantina oferecem dezenas de cachoeiras! Confira aqui como aproveitar o melhor da Chapada Diamantina.

Pousadas

Existem várias opções de pousadas em Mucugê, com piscinas, varandas ou até para quem está com um orçamento mais reduzido ou prefere investir mais nos passeios e atrações da cidade. Confira algumas opções:

Pousada Mucugê

Pousada Mucugê Fonte: Mucugê

Com piscina e um ar, ao mesmo tempo, histórico e tropical, a Pousada Mucugê é uma das preferidas da cidade. Possui uma arquitetura colonial do século XIX e oferece muito conforto, com quartos amplos, café da manhã e um atendimento personalizado.

  • Onde: R. Dr. Rodrigues Lima, 30
  • Telefone: (75) 3338 – 2210

Pousada Sabor e Arte

Quarto na Pousada Sabor e Arte Fonte: Guia chapada diamantina

A pousada Sabor e Arte fica localizada no centro da cidade e conta com um bar e restaurante no próprio local. As hospedagens possuem TV, cama box e frigobar.

  • Onde: Praça 15 de novembro, sem número – Centro.
  • Telefone: (75) 98350 – 7376 (número de whatsapp)

Hostel Espaço Diamantina

Hostel Espaço Diamantina Fonte: Booking

Quem gosta de se hospedar em hostel tanto pelo custo quanto pela possibilidade de conhecer outras pessoas, pode se hospedar no Hostel Espaço Diamantina. São cinco quartos, além de área de convivência, com cadeira, jogos e cozinha completa.

  • Onde: Praça 15 de novembro, sem número – Centro.
  • Telefone: (75) 98350 – 7376 (número de whatsapp)

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Centro de Mucugê BA
Mucugê – BA: Onde Fica, Como Chegar, Roteiros e Atrativos!
Letreiro de Santa Cruz Cabrália
O Que Fazer em Santa Cruz Cabrália: 6 Roteiros Imperdíveis!
Homem no Pico da Bandeira – Parque do Caparaó
Pico da bandeira – Parque do Caparaó: Onde fica, atrativos e dicas!
Portal de Aracruz
O Que Fazer em Aracruz? Melhores Atrativos Turísticos Para Visitar!
Praia de Piúma - Praias do Es
11 Melhores Praias do Espírito Santo Para Você Curtir no Verão!
Veja Todas >
Cadastur