Parque Nacional do Caparaó: Onde fica, Cachoeiras e Roteiros!

Pico da Bandeira - Parque Nacional do Caparaó em Minas Gerais

03/05/2019

É exatamente na divisa de Minas Gerais e Espírito Santo que está localizada a Serra do Caparaó, que abriga o maior número de montanhas e cachoeiras do país, em sua grande maioria no Parque Nacional do Caparaó.

O parque, que em 1961 por decreto do então presidente Jânio Quadros foi criado com o objetivo de garantir a proteção dos recursos naturais ali existentes e aproximar a população do ecoturismo.

O Parque tem ganhado notoriedade no últimos anos, graças aos registros de montanhistas nas redes sociais com fotos deslumbrantes da região. As pessoas acabam atraídas pela beleza, e ao se informarem mais a fundo sobre o local cresce a curiosidade e a vontade de realizar as atividades do Parque Nacional do Caparaó.

Quem curte uma boa aventura, e curtir uma boa dose de adrenalina, sem dúvida vai amar saber que ali que está o terceiro ponto mais alto de todo o Brasil, o Pico da Bandeira, que conta com 2.892 metros de altitude.

No topo do pico, é possível conferir diferentes regiões, além de uma visão deslumbrante, prova disso é que os visitantes costumam subir o Pico da Bandeira à noite para que possam apreciar o nascer do sol mais bonito do Brasil.

+ Veja Também Saiba Como Você Pode Aproveitar a Serra da Mantiqueira!

Como chegar no Parque Nacional do Caparaó?

Parque Nacional do Caparaó – MG Fonte: Icmbio

A melhor época para conhecer a região é de maio à agosto em que as chuvas não são constantes e as subidas se tornam mais seguras. Caso você não morre nos estados de entrada do Parque Nacional de Caparaó, sua opção é viajar de ônibus ou avião para o Espírito Santo ou Minas Gerais.

Por Minas Gerais a entrada fica a 3km do Alto Caparaó, e pelo Espírito Santo à 9 km da Pedra Menina.Se pretende acampar na região é preciso chegar antes do fechamento dos portões do parque para reservar uma área e pagar uma taxa de R$ 6 por noite.

O parque funciona de 7h às 22h. Você pode conferir qual a forma mais econômica de viajar através da pesquisa de preços de passagens aéreas e rodoviarias no comprados da Transportal Viagens.

Após reservar sua passagem aérea para o Parque Nacional do Caparaó, comece a planejar seu itinerário e não deixe de conhecer as atrações abaixo!

Pico da Bandeira

Pico da Bandeira no Parque Nacional do Caparaó Parque Nacional do Caparaó – MG

O Pico da Bandeira não é apenas o ponto mais alto, é também um dos pontos históricos, já que sua história se inicia em 1859 quando o imperador Dom Pedro II solicitou que uma bandeira fosse hasteada no pico mais alto do Brasil.

Foi a partir daí que o nome Pico da Bandeira passou a existir. Vale ressaltar que até 1968 este foi o ponto considerado como mais alto do nosso país, o título passou para o Pico da Neblina.

A trilha até o Pico da Bandeira é bem interessante, levando em consideração a fauna e, a flora presente, além da vista de pontos como: o Pico do Cristal, Pedra Menina e Pico do Calçado.

Pico do Cristal

Pico do Cristal Fonte: Wikimedia Commons

Trata-se da sétima montanha mais alta do Brasil, com seus 2.770 metros de altitude atrai visitantes de todos os cantos do Brasil e do mundo. Você pode chegar ao pico do cristal através de sua trilha de 1.5 km.

Ao ver o pico de cristal de longe em um primeiro momento parece impossível, mas não é, o nível da trilha a de fácil à médio com uma duração que pode ir de 35 minutos à 2 horas. O prêmio para quem chega ao cume, é o lindo cristal que deu nome ao pico.

Vale Verde

Vale Verde - Queda d'água Fonte: Pelo Caparaó

Incrivelmente lindo! Este é um local que possui uma natureza extremamente exuberante, deixando os visitantes maravilhados com suas riquezas naturais. Desde matas densas, até suas incríveis cachoeiras volumosas que formam as piscinas naturais que tornam a visita ainda mais fantástica.

A região também dá a possibilidade de acampamentos bem pertinho da região, à 600 metros. É uma área de camping bem estruturada com banheiros, estacionamento e até mesmo área para piquenique.

+ Veja Também Capitólio – Minas Gerais: Quando ir, Como ir e o Que fazer!

Vale Encantado

Vale Encantado - Piscina Natural Fonte: Viajante

Em tupi Caparaó significa “águas cristalinas que rolam das pedras”, esse nome é bastante sugestivo quando você tem o prazer de conhecer o Vale encantado, uma região que abriga piscinas naturais e cachoeiras com “águas mágicas”.

Águas cristalinas e deliciosas para um banho renovador. O vale possui várias piscinas naturais deslumbrantes, além de uma grande variedade de cachoeiras, incluindo a maior do parque: A cachoeira Bonita.

Esta cachoeira conta com uma queda d’água de 80 metros de altura. Essa queda por sua vez, acaba sendo responsável pela formação de poços profundos que os visitantes amam para um bom banho.

+ Veja Também Bilhete Nominal e Segunda Via da Passagem de Ônibus!

Outras cachoeiras

Cachoeiras das Andorinhas - Parque Nacional do Caparaó Fonte: Youtube

Existem várias cachoeiras no Parque Nacional do Caparaó, mas além da Bita uma que merece também destaque é a das Andorinhas, que é uma das mais visitadas por conta de suas águas cristalinas e sua cascata que forma diferentes quedas águas que levam até poços que se conectam a uma trilha de 1 km.

+ Veja Também 5 Passos Para Escolher um Bom Hotel com Conforto e Economia!

Onde se hospedar no Parque Nacional do Caparaó?

Quarto de hotel - Parque Nacional do Caparaó Fonte: Pousada vale do caparao

Como dissemos se você curte uma boa aventura, pode experimentar acampam durante os dias no Parque Nacional do Caparaó, agora se o que quer é conhecer a região e dormir em uma boa cama, existem algumas opções.

Nas redondezas do parque existem várias pousadas e hotéis com uma boa estrutura, e que muitas vezes oferecem até mesmo serviço de guia caso queira ajuda no percurso.

Você pode conhecer algumas destas pousadas e hotéis em Caparaó aqui na Transportal Viagens para garantir o melhor preço do mercado.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Centro de Mucugê BA
Mucugê – BA: Onde Fica, Como Chegar, Roteiros e Atrativos!
Letreiro de Santa Cruz Cabrália
O Que Fazer em Santa Cruz Cabrália: 6 Roteiros Imperdíveis!
Homem no Pico da Bandeira – Parque do Caparaó
Pico da bandeira – Parque do Caparaó: Onde fica, atrativos e dicas!
Portal de Aracruz
O Que Fazer em Aracruz? Melhores Atrativos Turísticos Para Visitar!
Praia de Piúma - Praias do Es
11 Melhores Praias do Espírito Santo Para Você Curtir no Verão!
Veja Todas >
Cadastur