Pico da bandeira – Parque do Caparaó: Onde fica, atrativos e dicas!

O Parque Nacional do Caparaó é um destino muito procurado por montanhistas e amantes da natureza. Localizado na Serra do Caparaó na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, abriga o terceiro pico mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira.
Além de oferecer espaço para a prática de montanhismo, o Parque do Caparaó também é um excelente destino para aqueles que gostam do contato com a natureza e de desfrutar algumas das maravilhas que ela nos proporciona. A seguir vamos apresentar um pouco mais sobre este parque localizado na região sudeste brasileira e como desfrutar da melhor forma deste local!
Índice
Como Chegar ao Parque do Caparaó
Conforme dito acima, o Parque do Caparaó está localizado tanto no estado de Minas Gerais quanto no estado do Espírito Santo, sendo que cada um deles possui uma portaria própria.
Portaria Pedra Menina

Fonte: Setur es
Para se chegar à portaria capixaba, o distrito de Pedra Menina, deve-se seguir ao município de Dores do Rio Preto. Saindo de Vitória, são 243 quilômetros, iniciando-se na BR-101, passando-se pelas cidades de Cachoeiro do Itapemerim e Guaçuí, respectivamente.
Já de Belo Horizonte serão percorridos 360 quilômetros a partir da BR-262 sentido Vitória, passando-se por Reduto e Espera Feliz, ambos municípios mineiros.
+ Veja também Manoa Park – Onde fica, ingresso, alimentação, passeios e dicas!
Portaria de Alto Caparaó

Fonte: Mapio
A portaria mineira, chamada de Alto Caparaó, localiza-se a 262 quilômetros da capital capixaba, devendo-se seguir pela BR-262, passando-se pelas cidades mineiras de Manhumirim e Alto Jequitibá.
Para quem sai de Belo Horizonte, serão percorridos 330 quilômetros pela BR-262, sentido Vitória, passando-se pelas mesmas cidades da rota anterior. Para saída do Rio de Janeiro, de onde saem centenas de turistas anualmente em direção ao parque, são percorridos 430 quilômetros pela BR-116 sentido a Salvador.
O que fazer no Pico da Bandeira?
O Parque do Caparaó é bem visitado por possuir inúmeras atrações naturais e históricas, que serão detalhadas nos itens a seguir.
Cachoeiras

Fonte: Xtreme
Estão presentes neste parque inúmeras cachoeiras, muitas das quais localizadas nas trilhas que levam até o Pico da Bandeira. Dentre as mais famosas está o Vale Encantado, que é formado por cachoeiras, piscinas naturais e corredeiras e se localiza a apenas 7 quilômetros da Portaria de Alto Caparaó.
Outra cachoeira que chama a atenção é a Cachoeira Bonita, localizada próximo ao acesso ao Pico da Bandeira. Possui 80 metros de queda e é acessível por meio de uma trilha equipada com escada com corrimões que garantem a segurança do turista.
Gruta do Jacu

Fonte: Tá por onde
Local que possui trilhas e poços naturais, é localizada próximo à região de camping do Vale Verde, que, por sua vez, está a cerca de 800 metros da portaria mineira de acesso ao parque.
Sítio Histórico

Fonte: Youtube
Neste local é possível se conhecer diversas construções que compunham uma fazenda de café da região, onde se encontram a casa da fazenda, paiol, moinho de pedra e a moenda de cana. Também próxima à portaria que se localiza em Minas Gerais, conta um pouco da história econômica e cultural do estado que ainda se apoia, em grande parte, no cultivo de café.
Campings

Fonte: Diário do transporte
Há quatro campings espalhados pelo parque, sendo dois em cada sede (mineira e capixaba). No lado mineiro estão disponíveis os acampamentos Tronqueira e Terreirão, enquanto no capixaba estão os campings intitulados Macieira e Casa Queimada. Além disso, há churrasqueiras disponíveis em outros pontos do parque, como no Vale Verde e na Macieira.
Picos

Fonte: Casal nômade
Um dos principais atrativos do parque é, sem sombra de dúvida, a presença de picos e, dentre eles, o Pico da Bandeira, principal da região, o que se dá pela sua maior altitude e imponência. O Pico é acessível por qualquer um dos estados em que o Parque está presente, sendo mais comum pela estrada da Tronqueira, em Minas Gerais, onde a trilha é mais fácil.
O pico, que possui 2.892 metros de altitude, permite a vista de algumas cidades no seu entorno, quando o tempo está bom, assim como dos outros picos da região, o Pico do Cristal, Pedra da Menina e Pico do Calçados, menores que o principal.
Uma das principais atrações do Pico da Bandeira é o seu belo nascer do sol e, para isto, deve-se acampar no seu caminho. Para isto, é necessário adentrar no parque até as 18 horas e todos os acampamentos presentes no entorno exigem reserva prévia a ser realizada com a administração.
Também há a opção de subir o pico durante o dia, quando será realizado o caminho de ida e volta, começando-se muito cedo.
Dicas para a visitação

Fonte: Trilhando montanhas
O acesso ao parque Nacional do Caparaó e ao Pico da Bandeira é possível por meio dos estados do Espírito Santo e de Minas e é gratuito. A cobrança de ingressos foi suspensa recentemente, de maneira que é necessário se conferir, à época em que se deseja visitar estes locais, o reestabelecimento, ou não, de ingressos pagos.
Conforme já indicado acima, é possível o acesso ao local até as 18 horas, sendo que o acampamento deve ser previamente informado e, em caso de utilização das áreas estruturadas dentro do parque com mesas, quiosques, torneiras e afins, deve ocorrer a devida reserva pelos turistas.
Caso seja a primeira vez que você visita o parque e, principalmente, caso você seja um principiante na realização de trilhas e escaladas, indica-se que esteja acompanhado de alguém que conheça o local, como um guia ou mesmo uma pessoa experiente neste tipo de aventura.
Além disso, deve-se sempre ter cuidados como o porte de protetor solar e de repelentes, que evitam doenças transmissíveis por mosquitos e insolações, respectivamente, bem como água potável, chapéu e roupas confortáveis, principalmente tênis indicados à realização de caminhadas.