Pico da bandeira – Parque do Caparaó: Onde fica, atrativos e dicas!

Homem no Pico da Bandeira – Parque do Caparaó

17/10/2019

O Parque Nacional do Caparaó é um destino muito procurado por montanhistas e amantes da natureza. Localizado na Serra do Caparaó na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, abriga o terceiro pico mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira.

Além de oferecer espaço para a prática de montanhismo, o Parque do Caparaó também é um excelente destino para aqueles que gostam do contato com a natureza e de desfrutar algumas das maravilhas que ela nos proporciona. A seguir vamos apresentar um pouco mais sobre este parque localizado na região sudeste brasileira e como desfrutar da melhor forma deste local!



Como Chegar ao Parque do Caparaó

Conforme dito acima, o Parque do Caparaó está localizado tanto no estado de Minas Gerais quanto no estado do Espírito Santo, sendo que cada um deles possui uma portaria própria.

Portaria Pedra Menina

Parque do Caparaó - Pico da Bandeira Fonte: Setur es

Para se chegar à portaria capixaba, o distrito de Pedra Menina, deve-se seguir ao município de Dores do Rio Preto. Saindo de Vitória, são 243 quilômetros, iniciando-se na BR-101, passando-se pelas cidades de Cachoeiro do Itapemerim e Guaçuí, respectivamente.

Já de Belo Horizonte serão percorridos 360 quilômetros a partir da BR-262 sentido Vitória, passando-se por Reduto e Espera Feliz, ambos municípios mineiros.

Portaria de Alto Caparaó

Portaria de Alto Caparaó Fonte: Mapio

A portaria mineira, chamada de Alto Caparaó, localiza-se a 262 quilômetros da capital capixaba, devendo-se seguir pela BR-262, passando-se pelas cidades mineiras de Manhumirim e Alto Jequitibá.

Para quem sai de Belo Horizonte, serão percorridos 330 quilômetros pela BR-262, sentido Vitória, passando-se pelas mesmas cidades da rota anterior. Para saída do Rio de Janeiro, de onde saem centenas de turistas anualmente em direção ao parque, são percorridos 430 quilômetros pela BR-116 sentido a Salvador.

O que fazer no Pico da Bandeira?

O Parque do Caparaó é bem visitado por possuir inúmeras atrações naturais e históricas, que serão detalhadas nos itens a seguir.

Cachoeiras

Cachoeira no Parque nacional Caparaó Fonte: Xtreme

Estão presentes neste parque inúmeras cachoeiras, muitas das quais localizadas nas trilhas que levam até o Pico da Bandeira. Dentre as mais famosas está o Vale Encantado, que é formado por cachoeiras, piscinas naturais e corredeiras e se localiza a apenas 7 quilômetros da Portaria de Alto Caparaó.

Outra cachoeira que chama a atenção é a Cachoeira Bonita, localizada próximo ao acesso ao Pico da Bandeira. Possui 80 metros de queda e é acessível por meio de uma trilha equipada com escada com corrimões que garantem a segurança do turista.

Gruta do Jacu

Camping na Gruta do Jacu Fonte: Tá por onde

Local que possui trilhas e poços naturais, é localizada próximo à região de camping do Vale Verde, que, por sua vez, está a cerca de 800 metros da portaria mineira de acesso ao parque.

Sítio Histórico

Moenda de cana - Parque do Caparaó Fonte: Youtube

Neste local é possível se conhecer diversas construções que compunham uma fazenda de café da região, onde se encontram a casa da fazenda, paiol, moinho de pedra e a moenda de cana. Também próxima à portaria que se localiza em Minas Gerais, conta um pouco da história econômica e cultural do estado que ainda se apoia, em grande parte, no cultivo de café.

Campings

Camping no pico da bandeira

Fonte: Diário do transporteHá quatro campings espalhados pelo parque, sendo dois em cada sede (mineira e capixaba). No lado mineiro estão disponíveis os acampamentos Tronqueira e Terreirão, enquanto no capixaba estão os campings intitulados Macieira e Casa Queimada. Além disso, há churrasqueiras disponíveis em outros pontos do parque, como no Vale Verde e na Macieira.

Picos

Picos no Parque do Caparaó Fonte: Casal nômade

Um dos principais atrativos do parque é, sem sombra de dúvida, a presença de picos e, dentre eles, o Pico da Bandeira, principal da região, o que se dá pela sua maior altitude e imponência. O Pico é acessível por qualquer um dos estados em que o Parque está presente, sendo mais comum pela estrada da Tronqueira, em Minas Gerais, onde a trilha é mais fácil.

O pico, que possui 2.892 metros de altitude, permite a vista de algumas cidades no seu entorno, quando o tempo está bom, assim como dos outros picos da região, o Pico do Cristal, Pedra da Menina e Pico do Calçados, menores que o principal.

Uma das principais atrações do Pico da Bandeira é o seu belo nascer do sol e, para isto, deve-se acampar no seu caminho. Para isto, é necessário adentrar no parque até as 18 horas e todos os acampamentos presentes no entorno exigem reserva prévia a ser realizada com a administração.

Também há a opção de subir o pico durante o dia, quando será realizado o caminho de ida e volta, começando-se muito cedo.

Dicas para a visitação

Parque Nacional do Caparaó - Mulher sentada na cachoeira Fonte: Trilhando montanhas

O acesso ao parque Nacional do Caparaó e ao Pico da Bandeira é possível por meio dos estados do Espírito Santo e de Minas e é gratuito. A cobrança de ingressos foi suspensa recentemente, de maneira que é necessário se conferir, à época em que se deseja visitar estes locais, o reestabelecimento, ou não, de ingressos pagos.

Conforme já indicado acima, é possível o acesso ao local até as 18 horas, sendo que o acampamento deve ser previamente informado e, em caso de utilização das áreas estruturadas dentro do parque com mesas, quiosques, torneiras e afins, deve ocorrer a devida reserva pelos turistas.

Caso seja a primeira vez que você visita o parque e, principalmente, caso você seja um principiante na realização de trilhas e escaladas, indica-se que esteja acompanhado de alguém que conheça o local, como um guia ou mesmo uma pessoa experiente neste tipo de aventura.

Além disso, deve-se sempre ter cuidados como o porte de protetor solar e de repelentes, que evitam doenças transmissíveis por mosquitos e insolações, respectivamente, bem como água potável, chapéu e roupas confortáveis, principalmente tênis indicados à realização de caminhadas.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Centro de Mucugê BA
Mucugê – BA: Onde Fica, Como Chegar, Roteiros e Atrativos!
Letreiro de Santa Cruz Cabrália
O Que Fazer em Santa Cruz Cabrália: 6 Roteiros Imperdíveis!
Homem no Pico da Bandeira – Parque do Caparaó
Pico da bandeira – Parque do Caparaó: Onde fica, atrativos e dicas!
Portal de Aracruz
O Que Fazer em Aracruz? Melhores Atrativos Turísticos Para Visitar!
Praia de Piúma - Praias do Es
11 Melhores Praias do Espírito Santo Para Você Curtir no Verão!
Veja Todas >
Cadastur