São Mateus em Espírito Santo – Roteiros, Hospedagens e Dicas!

Casas em São Mateus

26/11/2019

O pequeno estado do Espírito Santo está localizado na região Sudeste do Brasil e é conhecido por suas praias tropicais, belezas naturais e áreas montanhosas, além de sua culinária e povo acolhedor.

Um grande exemplo das belezas naturais capixabas é a cidade de São Mateus, localizada ao norte do estado e correspondente ao segundo município mais antigo do Espírito Santo. O local foi assim batizado pelo padre José de Anchieta em 1566, sendo que até então era conhecido como Povoado de Cricaré.

Neste artigo iremos conhecer maiores detalhes sobre São Mateus e seus principais atrativos, além de outras informações importantes quanto à hospedagem e alimentação no local para facilitar a vida de quem pretende conhecer este tesouro capixaba.

Como chegar

Terminal rodoviário de São Mateus ES Fonte: Gazeta do norte

São Mateus está localizado a 214 quilômetros de Vitória, capital do Espírito Santo. Como o município não possui aeroporto, é possível realizar o trajeto de avião até a capital capixaba e, dali, seguir de carro ou ônibus para o destino final.

Há duas opções para se ir de carro de Vitória a São Mateus: a primeira corresponde ao percurso de 214 quilômetros e é realizado completamente pela BR-101; a segunda demanda que se transcorra 244 quilômetros e se dá pela BR-101 e, depois, pela ES-358. A primeira opção, mais rápida, possui pedágios; a segunda, por sua vez, é realizada em parte pelo litoral.

Para quem optar por realizar o trajeto de ônibus há diversos horários (com saídas a partir de 5h30min até 21h20min) oferecidos pela empresa “Águia Branca”.

+ Veja Também Mucugê – BA: Onde Fica, Como Chegar, Roteiros e Atrativos!

Os pontos turísticos de São Mateus

Agora que você já sabe como chegar ao município está na hora de saber o que ele oferece e sua riqueza turística, que abrange história e natureza.

Belezas naturais

São Mateus está localizado no litoral capixaba, possuindo belas praias típicas da região, exuberante natureza e cachoeiras que permitem um glorioso banho de águas doces.

Praia de Guriri

Praia de Guriri em São Mateus Fonte: Projetos

Esta praia corresponde à principal da região, estando localizada a apenas 12 quilômetros do centro da cidade. Suas águas são mornas e agitadas e seu terreno permite a formação de piscinas naturais.

Entre os meses de setembro e março ocorre no local a desova de inúmeras tartarugas marinhas, sendo que quatro dentre as sete espécies deste animal existentes no mundo o fazem ali.

Praia de Urussuquara

Praia de Urussuquara Fonte: A gazela

Com mar forte, esta praia é indicada para a prática de esportes marítimos como surfe, além da pesca de robalo. Possui trechos de mata atlântica, a foz do rio Barra Seca, dunas e manguezais, possuindo uma riquíssima natureza.

Está localizada na divisa com o município de Linhares.

Cachoeiras

Cachoeira do cravo em São Mateus Fonte: Flickr

O município possui três cachoeiras, sendo elas a Cachoeira do Inferno, Cachoeira do Cravo e Cachoeira da Jararaca, sendo esta última a ais utilizada pelos turistas.

História e Cultura

Igreja Velha - São Mateus Fonte: Wikipedia

Uma vez que corresponde à segunda cidade mais antiga do Espírito Santo, a localidade possui rica arquitetura que é tombada para garantir sua conservação. Dentre os locais mais interessantes está a Igreja Velha, cujas ruínas remetem à primeira metade do século XIX e, em verdade, nunca chegou a ser concluída ou utilizada como igreja, efetivamente.

O Casario do Porto corresponde a um conjunto de prédios localizados às margens do Rio São Mateus cuja construção se iniciou ao final do século XVIII, feitas com grandes blocos de alvenaria de pedra.

Chama-se a atenção, também, ao espaço do Projeto Tamar, que se instalou na praia de Guriri em 1988 e além da proteção e auxílio às tartarugas que desovam no local oferece ao público o Museu Aberto das Tartarugas, que permite a observação destes animais, assim como apresenta inúmeras informações sobre eles.

Destaca-se, por fim, o Museu Histórico de São Mateus, o Museu Eclesiástico da Arte Sacra e a Biquinha, reservatório d’água que colhe água de diversos rios da região.

Onde Comer

A culinária capixaba é famosa e em São Mateus apresenta peculiaridades advindas da proximidade do local com a Bahia, de forma que o município possui diversidade na culinária.

Kalifa’s

Kalifa’s em São Mateus Fonte: Tc online

Localizado na Praia de Guriri, o local oferece comida self-service, com Buffet baseado em pratos com frutos do mar e comida brasileira.

Tucanos Restaurante

Caranguejo no Tucanos Restaurante Fonte: Tripadvisor

Também localizado em Guriri, oferece desde churrasco a pratos de frutos do mar, moqueca capixaba e caranguejo toc-toc e massas. Disponível para o almoço e para o jantar, tem ambiente rústico e música ao vivo.

Cantinho do Camarão

Prato com Camarão Fonte: Jornal periscópio

Este local também tem por carro chefe os pratos que são feitos com frutos do mar, dando-se destaque à moqueca, bobó de camarão, filé de budião e pastel de camarão. Possui um ambiente simples e aconchegante.

Onde se hospedar

São Mateus também oferece várias opções de hospedagem que incluem Airbnb, pousadas e hotéis.

Pousada Ilha Bela

Pousada Ilha Bela Fonte: Booking

Localizada em Guriri, esta pousada oferece inúmeros serviços e comodidades, possuindo piscina, sala de jogos, sauna, espaço infantil e oferecendo café da manhã gratuito. Sua localização também é um destaque, pois está à beira-mar.

Pousada Aratu

Piscina da Pousada Aratu em São Mateus Fonte: Booking

Esta pousada está à beira da Praia de Barra Nova e oferece comodidades como bar e lounge, churrasqueira, parque infantil, atividades como karokê e piscina. Permite que os hóspedes levem consigo seus animais de estimação.

Hotel Del Sol

Hotel Del Sol Fonte: Trivago

Este hotel fica na Praia de Guriri e oferece piscina com toboágua, café da manhã gratuito e atividades de recreação. Assim como a pousada acima, permite a estadia de animais de estimação junto aos donos.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Centro de Mucugê BA
Mucugê – BA: Onde Fica, Como Chegar, Roteiros e Atrativos!
Letreiro de Santa Cruz Cabrália
O Que Fazer em Santa Cruz Cabrália: 6 Roteiros Imperdíveis!
Homem no Pico da Bandeira – Parque do Caparaó
Pico da bandeira – Parque do Caparaó: Onde fica, atrativos e dicas!
Portal de Aracruz
O Que Fazer em Aracruz? Melhores Atrativos Turísticos Para Visitar!
Praia de Piúma - Praias do Es
11 Melhores Praias do Espírito Santo Para Você Curtir no Verão!
Veja Todas >
Cadastur