O Que Fazer em Imbituba – SC? Museu da Baleia e as mais belas praias

A cidade de Imbituba é conhecida por suas belas praias de ondas perfeitas para o surf, além de ser um destino muito famoso para quem está visitando o Beto Carrero com mais tempo, já que a proximidade permite incluir os dois no roteiro.
A melhor maneira de circular por Imbituba e arredores é de carro, pois, as praias ficam afastadas do Centro, alguns dos destinos mais famosos, como a Praia de Garopaba e a Praia Rosa estão a cerca de 30 quilômetros do centro da cidade.
Se você quer saber o que fazer em Imbituba e aproveitar uma viagem incrível nesse destino, acompanhe nosso artigo até o final!
+ Veja também 5 Pousadas em Garopaba para você ficar e aproveitar a cidade!
Índice
Onde fica Imbituba

Fonte: Canva
Este verdadeiro paraíso dos surfistas, fica localizada no litoral sul do país, em Santa Catarina, aproximadamente 100 km da capital do estado, Florianópolis.
Como chegar em Imbituba

Fonte: Canva
Você pode acessá-la de carro seguindo pela BR-101, ou ir de ônibus e comprar uma passagem para Imbituba e até mesmo de avião, partindo para o aeroporto mais próximo em Florianópolis e depois selecionando uma das outras duas opções até a cidade.
Melhor época para visitar Imbituba

Fonte: Canva
Você pode visitar o destino durante o ano todo, todas as estações contam com seus chames! Porém, sem dúvidas a época em que Imbituba é mais procurada é durante os últimos meses do ano, após setembro.
O clima agradável fica perfeito para aproveitar as trilhas e praias, além de não estar tão lotado quantos nos meses de férias.
O que fazer em Imbituba
Existe uma infinidade de praias, trilhas, cachoeiras e atrativos para aproveitar uma viagem tranquila e especial em Imbituba. Separamos aqui alguns dos roteiros que não podem ficar de fora!
Museu da baleia

Fonte: Surfemais
O Museu da Baleia-Franca de Imbituba é um local simples e pequeno que retrata a espécie da Baleia Franca, tanto no Brasil quanto no mundo, e destaca a perseguição e matança que essa espécie sofreu. É o único museu desse tipo na América Latina. O objetivo principal do museu é resgatar a história de Imbituba e conscientizar as pessoas sobre a preservação do meio ambiente, especialmente das baleias.
A exposição do museu é apresentada por meio de painéis gigantes que contam a história, exibem artefatos de caça e mapas da época. É possível visitar todo o local em cerca de uma hora. Desde sua reabertura em 2015, o Museu da Baleia-Franca tem recebido dezenas de milhares de visitantes, incluindo turistas e moradores.
Interessantemente, o museu está localizado no antigo local onde o óleo das baleias francas caçadas na região era extraído. Era a última estação baleeira do Sul de Santa Catarina, que encerrou suas atividades em 1973. O museu conta a história da caça às baleias-francas e da luta pela sua preservação por meio de fotos, objetos e instrumentos, desempenhando um papel importante como centro de educação ambiental.
Praia do Rosa

Fonte: Pousadaremora
A internacionalmente famosa Praia do Rosa é um dos paraísos dos surfistas. O local que era apena uma pequena vila de pescadores, foi ganhando fama a partir dos anos 70, quando um grupo de surfistas descobriu a praia.
A Praia do Rosa, principalmente o lado sul, é bem estruturada para receber seus turistas. Neste local há um centro bem equipado, com farmácias, lojas e mercados. Existe também, boas opções de pousadas e hotéis para quem quiser passar uns dias no local.
Este é um local de Imbituba com uma vibe bem positiva que agrada todo tipo de público. Desta forma, você certamente verá bastante hippies, surfistas, e turistas em busca de descanso.
A uma praia do Rosa é dividida entre a parte norte e sul. A praia Rosa Sul é geralmente bem tranquila, sendo que você encontrará restaurantes na beirar mar, famílias com crianças e tem estacionamento para carros.
Já a praia Rosa Norte é o point dos surfistas, considerada como uma das praias mais movimentadas de Imbituba. Entretanto, a infraestrutura para turistas é precária no lado norte, sendo que não há estacionamento e nem restaurantes. Mas em compensação, as ondas são excelentes, atraindo principalmente os surfistas!
Praia de Itapirubá

Fonte: Booking
A Praia de Itapirubá fica na divisa ente os municípios de Imbituba e Laguna. A maioria das casas são de veranistas, tanto que é bem difícil achar uma pousada por ali.
Desta forma, a infraestrutura para os turistas é pouca, possuindo apenas um mercadinho, alguns restaurantes e nada de bares para sair a noite, por exemplo. Mas por outro lado, é um ótimo local para descansar!
A Praia de Itapirubá também é dividida em duas regiões principais, sul e norte, que são divididas por uma encosta, favorecendo uma das praias, independente do vento.
Assim sendo, se você estiver procurando por um mar calmo, deve ficar atento ao vento. Desta forma, se houver vento em sentido nordeste, então vá em direção a Itapirubá Sul. Mas se houver vento em sentido sul, vá em direção a Itapirubá Norte.
Mas se você for um surfista e está procurando por boas ondas, então faça o inverso, pois assim, você certamente encontrará um mar propício para ótimas ondas.
Praia do Luz

Fonte: Mapio
Dentro do complexo de praias de Imbituba, a Praia do Luz é uma das menores. Ela está localizada entre a Praia do Rosa e a Barra da Ibiraquera. O diferencial desta praia é que é permitido a entrada de carros na faixa de areia.
Para acessar a praia de carro será necessário passar pelas ruelas da Praia do Rosa. Entretanto, dependendo das condições do clima, pode ser um realmente difícil passar pela estrada.
O caminho para quem quer acessar a praia de a pé, deve ser realizado pelo canto da praia do Rosa Sul. Mas prepare o fôlego, pois será necessário subir um grande morro. Mas a caminhada é através de um lugar lindo, vale a pena!
Praia da Vila

Fonte: Mapa a mão
Esta praia possui aproximadamente 3 km de extensão na região central de Imbituba. Entretanto, mesmo estando localizada em área urbana, a Praia da Vila possui paisagens naturais lindas, chamando a atenção dos turistas que passam pela cidade.
Praia da Ribanceira

Fonte: Pousada rêmora
De mar aberto e cristalino, a extensa paia de Ribanceira, que fica a nove quilômetros do centro de Imbituba é também frequentada pelos surfistas, que lá encontram boas ondas.
Além disso, os adeptos do sandboard também marcam presença na área, que é emoldurada por dunas de areia branquinha.
A paia de Ribanceira é ainda, uma das preferidas das baleias francas na época de procriação e amamentação, entre julho e novembro.
Gostou dessas dicas para aproveitar sua viagem em Imbituba SC? Então siga nossas redes sociais para continuar recebendo mais conteúdo de viagens e turismo!