Meu pedido Fale conosco
Atendimento

O Que Fazer em Imbituba – SC? Museu da Baleia e as mais belas praias

Praia do Ibiraquera em Imbituba

A cidade de Imbituba é conhecida por suas belas praias de ondas perfeitas para o surf. Este verdadeiro paraíso dos surfistas, fica localizada no litoral sul de Santa Catarina, com acesso pela BR-101. O aeroporto mais próximo é o de Florianópolis, a 97 quilômetros.

A melhor maneira de circular por Imbituba e arredores é de carro, pois, as praias ficam afastadas do Centro. Além disso, algumas das melhores atrações da região, como a Praia do Rosa e a Praia de Garopaba, estão a cerca de 30 quilômetros do centro da cidade.

Se você quer saber o que fazer em Imbituba, confira então o nosso artigo de hoje, pois vamos falar sobre o emblemático Museu da Baleia e listar as mais belas praias da região.



Museu da Baleia

Museu da Baleia Fonte: Surfemais

Apesar de ser simples e pequeno, o Museu da Baleia-Franca de Imbituba retrata a espécie da Baleia Franca, tanto no Brasil, quanto no mundo. Além disso, mostra a perseguição e matança sofrida por esta espécie. Este é o primeiro e único do gênero na América Latina.

Além disso, o objetivo do Museu da Baleia é resgatar a história de Imbituba e atuar na conscientização ambiental, para a preservação do meio ambiente, principalmente das baleias.
A exposição deste museu acontece através de uma história, que é contada através de painéis gigantes, com imagens que retratam a época, artefatos de caça e mapas.

Todo o local pode ser visita em cerca de uma hora. Desde que reabriu no ano de 2015, sob a responsabilidade da Secretaria de Turismo Esporte e Cultura (Setec), o Museu da Baleia-Franca já recebeu dezenas de milhares de visitantes, entre turistas e moradores.

O interessante é que, antigamente, era neste local que se extraía o óleo das baleias francas caçadas na região. Na verdade, foi a última estação baleeira do Sul de Santa Catarina, que fechou as portas em 1973. Desta forma, contando a história da caça às baleias-francas e da luta pela sua preservação através de fotos, objetos e instrumentos, o local hoje, funciona como um verdadeiro núcleo de educação ambiental.

No museu, ainda há equipamentos que foram utilizados para extraía o óleo das baleias. O nome do prédio que abriga o museu é Barracão Manoel Rosa, homenageando um dos últimos baleeiros de Imbituba, que incentivou a conservação das baleias francas da região.

Além disso, no museu há ossadas de golfinho, boto e baleia, que podem ser observadas. Inclusive, o local possui a ossada de uma baleia franca que morreu encalhada em Laguna, em 2010, que ficará exposta no museu, pendurada por cabos de aço. O esqueleto desta espécie pesa cerca de uma duas e tem 14 metros de comprimento.

Vale destacar o Projeto Baleia Franca, que é o atual responsável pelo material. Além disso, o prédio é tombado como Patrimônio Histórico, pelo município de Imbituba.

Praias de Imbituba

1 – Praia do Rosa

Vista aérea da Praia do Rosa Fonte: Pousadaremora

A internacionalmente famosa Praia do Rosa é um dos paraísos dos surfistas. O local que era apena uma pequena vila de pescadores, foi ganhando fama a partir dos anos 70, quando um grupo de surfistas descobriu a praia.

A Praia do Rosa, principalmente o lado sul, é bem estruturada para receber seus turistas. Neste local há um centro bem equipado, com farmácias, lojas e mercados. Existe também, boas opções de pousadas e hotéis para quem quiser passar uns dias no local.

Este é um local de Imbituba com uma vibe bem positiva que agrada todo tipo de público. Desta forma, você certamente verá bastante hippies, surfistas, e turistas em busca de descanso.

A uma praia do Rosa é dividida entre a parte norte e sul. A praia Rosa Sul é geralmente bem tranquila, sendo que você encontrará restaurantes na beirar mar, famílias com crianças e tem estacionamento para carros.

Já a praia Rosa Norte é o point dos surfistas, considerada como uma das praias mais movimentadas de Imbituba. Entretanto, a infraestrutura para turistas é precária no lado norte, sendo que não há estacionamento e nem restaurantes. Mas em compensação, as ondas são excelentes, atraindo principalmente os surfistas!

2 – Praia de Itapirubá

Praia de Itapirubá em Imbituba Fonte: Booking

A Praia de Itapirubá fica na divisa ente os municípios de Imbituba e Laguna. A maioria das casas são de veranistas, tanto que é bem difícil achar uma pousada por ali.

Desta forma, a infraestrutura para os turistas é pouca, possuindo apenas um mercadinho, alguns restaurantes e nada de bares para sair a noite, por exemplo. Mas por outro lado, é um ótimo local para descansar!

A Praia de Itapirubá também é dividida em duas regiões principais, sul e norte, que são divididas por uma encosta, favorecendo uma das praias, independente do vento.

Assim sendo, se você estiver procurando por um mar calmo, deve ficar atento ao vento. Desta forma, se houver vento em sentido nordeste, então vá em direção a Itapirubá Sul. Mas se houver vento em sentido sul, vá em direção a Itapirubá Norte.

Mas se você for um surfista e está procurando por boas ondas, então faça o inverso, pois assim, você certamente encontrará um mar propício para ótimas ondas.

3 – Praia do Luz

Visão Aérea da Praia do Luz Fonte: Mapio

Dentro do complexo de praias de Imbituba, a Praia do Luz é uma das menores. Ela está localizada entre a Praia do Rosa e a Barra da Ibiraquera. O diferencial desta praia é que é permitido a entrada de carros na faixa de areia.

Para acessar a praia de carro será necessário passar pelas ruelas da Praia do Rosa. Entretanto, dependendo das condições do clima, pode ser um realmente difícil passar pela estrada.

O caminho para quem quer acessar a praia de a pé, deve ser realizado pelo canto da praia do Rosa Sul. Mas prepare o fôlego, pois será necessário subir um grande morro. Mas a caminhada é através de um lugar lindo, vale a pena!

4 – Praia da Vila

Praia da Vila Fonte: Mapa a mão

Esta praia possui aproximadamente 3 km de extensão na região central de Imbituba. Entretanto, mesmo estando localizada em área urbana, a Praia da Vila possui paisagens naturais lindas, chamando a atenção dos turistas que passam pela cidade.

5 – Praia da Ribanceira

Sandboard - Praia da Ribanceira Fonte: Pousada rêmora

De mar aberto e cristalino, a extensa paia de Ribanceira, que fica a nove quilômetros do centro de Imbituba é também frequentada pelos surfistas, que lá encontram boas ondas.

Além disso, os adeptos do sandboard também marcam presença na área, que é emoldurada por dunas de areia branquinha.

A paia de Ribanceira é ainda, uma das preferidas das baleias francas na época de procriação e amamentação, entre julho e novembro.

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310