Pontos Turísticos e Atrativos Naturais de Rio do Sul Santa Catarina!

Igreja Rio do Sul

27/04/2022

Rio do Sul é uma importante cidade de Santa Catarina, baseando sua economia, principalmente na confecção e venda de roupas para pessoas e comerciantes que vêm até a cidade buscar peças para vender em suas lojas.

Entretanto, Rio do Sul é muito mais que isso, contando com belas paisagens e pontos turísticos maravilhosos, que são preservados pela prefeitura de Rio do Sul, para os locais e para os turistas visitarem. No texto de hoje, vamos te apresentar a Rio do Sul, com dicas sobre o que fazer, melhor época para conhecer a cidade, clima da cidade, além de dicas de hospedagens. Siga conosco e saiba mais. Portanto, acompanhe!

Onde fica Rio do Sul e como chegar na região

Rio do Sul fica no Vale do Itajaí em Santa Catarina. Para ser mais preciso, o Rio do Sul fica a cerca de 194 km de Florianópolis, 130 km de Lages e a 100 km de Blumenau.

Para chegar a Rio do Sul, a principal forma é pela movimentada BR 470, que a oeste leva a Campos Novos e a leste para Itajaí. Além da BR, é possível ir pela SC 350.

Rio do Sul não possui aeroportos na cidade, sendo que os aeroportos mais próximos ficam a 147 km em Navegantes e 204 km em Florianópolis.

O que fazer na região

Então, veja abaixo os principais pontos de visitação de Rio do Sul.

Catedral São João Batista de Rio do Sul

Catedral São João Batista

Fonte: Mapio Net

A bela Catedral São João Batista é um dos principais cartões postais da cidade. Seu estilo neogótico e imponência chamam a atenção de todos que passam pela BR 470.

Em suma, a catedral fica bem no centro da cidade, e junto com o Colégio Dom Bosco, forma um conjunto incrível de arquitetura e beleza.

Ponte dos Arcos

A Ponte dos Arcos é um importante marco da cidade de Rio do Sul, tendo sido inaugurada em 1937, para servir para a travessia de trens na antiga estrada de ferro. Atualmente o local recebe travessias de pedestres e veículos, ligando a Rua Rui Barbosa a Rua XV de Novembro.

Praça Ermembergo Pellizzetti, Rio do Sul

O local é palco de eventos culturais e sociais, da feira da cidade (de produtos coloniais) que ocorre toda sexta-feira. Além disso, o local fica bem próximo da catedral, um dos pontos de encontro da cidade. Por conta disso, o local é bem movimentado.

Museu da Madeira

Museu da Madeira Rio do Sul

Fonte: Portal de Turismo de Rio do Sul

O Museu da Madeira é dedicado à preservação da história do ciclo de exploração da madeira no Vale do Itajaí. Fica localizado no parque universitário da Unidavi.

Museu Histórico Cultural Victor Lucas

Em resumo, o Museu Histórico Cultural Victor Lucas criado 1973, conta com documentos e peças de temática indígenas, da Segunda Guerra Mundial, do cotidiano dos imigrantes, entre outras.

Pico da Bandeira de Rio do Sul

Pico da Bandeira de Rio do Sul

Fonte: TrekEarth

Um pico com aproximadamente 847 m de altura, que conta com antenas de transmissão e nenhuma infraestrutura para receber visitantes. Porém, ainda assim, o Pico da Bandeira de Rio do Sul, é um dos pontos mais visitados da região, por conta da linda vista que proporciona.

Morro do Funil

O Morro do Funil é uma montanha com formato de funil invertido, de onde vem seu nome. Bem no alto da montanha, se encontra uma capelinha que chama a atenção de quem a vê.

A capelinha foi a promessa de uma mãe, que caso seu filho retornasse ileso da Segunda Guerra Mundial construiria uma capela. O filho retornou bem para sua mãe e os dois juntos construíram a capelinha.

Mirante do Javali

Vista do Mirante do Javali Rio do Sul

Fonte: O Que Ninguém Te Conta

Localizado no extremo oposto do Pico da Bandeira, o Mirante do Javali também proporciona uma linda vista para a cidade, possuindo inclusive um deck para observação. Entretanto, o local fica aproximadamente 10 km do centro da cidade, onde cerca de 7 km são de estrada de chão.

Morro dos Três Picos, Serra do Taboão

É muito comum que os turistas visitem o local para tirar belas fotografias, por conta da incrível vista panorâmica no alto do morro de mais de 965 m de altura.

Entretanto, o Morro dos Três Picos não fica em Rio do Sul, ficando em Serra Taboão, porém é possível ter acesso de carro partindo de Rio do Sul.

Cachoeira da Magia

A Cachoeira da Magia é uma linda cachoeira com mais de 35 m de altura, além de um lindo poço na parte baixa, o local que pertence a um parque particular Cachoeira da Magia Adventure. Desse modo, o local conta com uma infraestrutura voltada para esportes radicais como: pêndulo, rapel e tirolesa.

Em suma, o parque possui redes sociais, onde é possível realizar reservas e verificar demais informações.

Melhor período para visitar Rio do Sul e dicas de viagens

Vista aérea de Rio do Sul

Fonte: Portal de Turismo de Rio do Sul

O clima da cidade de Rio do Sul costuma ser bastante quente e chuvoso. A média da temperatura chega a 19ºC e a média de chuva anual é 127 mm ao mês, que costuma ser bem distribuída durante os meses do ano, onde os meses que costumam ser mais secos são Abril e Agosto.

Como a cidade se baseia bastante no comércio de roupas, é possível dizer que tem movimento o ano todo (a cidade possui mais de 100 lojas de roupas, que produzem diversas peças de vestir, como malhas, jeans e dezenas de outras peças, de vários tamanhos e modelos.

Os grandes locais de venda da cidade são o Fabricenter e o Polo Shopping.

Quando falamos em datas festivas, destaca-se a Festa Nacional do Bolão, também chamada de Kegelfest. A festa reúne pessoas do Brasil todo, com grande foco em descentes de alemães, já que a festa homenageia esse povo, com muita festa, apresentações folclóricas, cerveja, chopp, uma rica gastronomia, além de shows nacionais

A festa anualmente ocorre no mês de setembro em Rio do Sul. Sendo o mês que a cidade mais reúne turistas.

Onde se hospedar em Rio do Sul

Por conta do movimento constante de pessoas interessadas nas peças de roupas baratas da cidade e turistas que vêm conhecer as belezas da região, Rio do Sul conta com uma excelente infraestrutura para receber pessoas, contando com diversos hotéis, localizados no centro e nas proximidades do local.

Portanto, entre os principais hotéis da cidade e proximidades, podemos destacar 3 deles:

Aliança Express

Hotel Aliança Express

Fonte: Booking

O Aliança Express fica localizado bem no centro da cidade, sendo o hotel mais bem avaliado da cidade. Além de todo o conforto e local tem excelente custo benefício. Costuma ser o hotel escolhidos pelos turistas.

Hotel Ferrari

Quarto do hotel Ferrari Rio do Sul

Fonte: Booking

O hotel é uma opção para quem busca uma maior economia. Também localizado no centro da cidade, o hotel costuma receber pessoas que vêm para a cidade realizar suas compras. Apesar de barato, o hotel ainda assim costuma agradar seus hóspedes.

Hotel Bergozza

Fachada Hotel Bergozza

Fonte: Booking

Esse hotel fica um pouco retirado da cidade, localizado na BR 470. Costuma ser um ponto tradicional para quem está passando pela região, tanto os que vão ficar em Rio do Sul, quanto os que vão para outras cidades próximas. Em suma, o Hotel Bergozza também conta com excelentes avaliações e traz um ótimo custo benefício como seu principal diferencial.

 

+Veja também Dicas de Como Aproveitar Santa Catarina e Suas Belezas!

 

Portanto, compartilhe este artigo para que mais pessoas conheçam os encantos de Rio do Sul, Santa Catarina!

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Veja também:
Rota do Sol Serra
Rota do Sol: Onde Começa, O que Encontrar, Restaurantes e Dicas!
Centro da cidade de Brusque-SC
O que fazer em Brusque SC? Onde fica, atrativos e hotéis!
Praia do Rosa - SC
Praia do Rosa – Imbituba: O que fazer, pousadas e dicas!
Praia de Jurerê em Santa Catarina
Jurerê Internacional – O que fazer, onde fica e hotéis!
Queima de Fogos no Réveillon em Florianópolis
Réveillon em Florianópolis: Roteiros, Programação e Dicas!
Veja Todas > Booking.com
COVID-19
COVID-19
Saiba o que fazer em relação as suas viagens de ônibus