Serra do Corvo Branco – Onde Fica, Atrativos, Pousadas e Dicas!
A Serra do Corvo Branco está localizada em Santa Catarina, e conta com o maior corte de rochas de todo o Brasil, com mais de 90 m de profundidade. Ela figura na lista das mais conhecidas e procuradas da região, não podia ser diferente, as paisagens são incríveis. Uma curiosidade sobre a região é que o nome da serra foi dado devido a existência de corvos brancos na mesma região, por isso seu batismo.
A parte mais bonita da Serra do Corvo Branco tem cerca de 600 m e com curvas que chegam até a 180 graus, nesse ponto existem mirantes que valem a pena a parada para conferir a paisagem. A serra está localizada em trecho que pertence a rodovia SC-370, onde a região é bem acidentada, com montanhas que são bem íngremes e diversas fendas.
+ Veja Também Excursão privada a Urubici e São Joaquim
Índice
Como chegar até a Serra do Corvo Branco
Sua localização está entre as cidades de Grão Pará e Urubici, em Santa Catarina, na região Sul da cidade, conta com uma extensão de 57km, dos quais entre a cidade de Urubici e a Serra são cerca de 30km, com cerca de 70% afastado e o restante de estrada de terra batida.
Para que você chegar até o local o ideal é ir de carro, que tenha tração ou jipe, pois as estradas são bem sinuosas e os trechos sem asfalto possui bastante buracos. Se estiver chovendo ou com neblina, a descida da serra não é recomendada, principalmente com veículos longos ou ônibus.
+ Veja Também 5 Pontos Turísticos Mais Visitados de Urubici em Santa Catarina!
O que fazer na Serra do Corvo Branco
A Serra do Corvo Branco foi a estrada pioneira, sendo ela a primeira que foi aberta no trecho entre o litoral e a serra, onde em seu trecho principal possui uma garganta com mais de 90m de profundidade de paredes de rochas, sendo o maior corte realizado em rocha de todo o território brasileiro. A Serra do Corvo Branco está junto com a Serra do Rio do Rastro, com o conjunto mais belo de estradas da região do Sul do Brasil, as estradas de ambas as serras ligam o litoral à planície e a cadeira de rochas.
Existe uma dúvida muito grande por parte dos viajantes em relação ao melhor horário para realizar a visitação da serra, mas podemos dizer que é o ideal é pelo horário do almoço, em torno de 12h, pois o sol está no ponto mais alto, dando uma vista completa de toda a serra e de todos os pontos, a partir das 15h o sol começa a baixar e a sombra começa a esconder a garganta da serra.
Altos do Corvo Branco
Uma atração criada recentemente na cidade de Urubici, está localizada na parte superior da serra, no platô, onde inicia o corte realizado na rocha. Nesse ponto é possível ter uma visão privilegiada, onde você consegue ver da serra até o mar. Ao total, são 6 mirantes com vista panorâmica para os mais variados pontos da serra, concedendo uma vista impressionante para os amantes das belezas naturais da região.
Para chegar até lá, o caminho ideal são as trilhas que estão localizadas no topo da serra, e a partir dali é possível chegar até os mirantes, que possuem vista para o Cânion do Espraiado, para o Vale do Canoas e também para o Morro da Igreja, além de contemplar todo o litoral de Santa Catarina.
Para conseguir acesso, siga pela rodovia SC-370, entrando pelo lado direito, antes do início do corte que a Serra possui. Você pode subir de carro até o topo, porém é um acesso bem íngreme, que possui cerca de 1km.
Acesso Alto da Montanha
Esse é um dos atrativos que estão abertos diariamente entre as 8h até as 17h, com um valor de R$20 por pessoa para subir, onde a subida pode ser feita a pé ou de carro. Mas é aconselhável subir de carro, pois é bem íngreme, exigindo bastante do físico. Guarde energia para a caminhada lá em cima.
Gruta Nossa Senhora de Lourdes
A visitação é gratuita, que você tem a oportunidade de conhecer um lugar incrível, está localizada em uma bela área completamente natural, entre paredões de rochas. Para chegar até ela, siga pelo caminho da serra, a uns 10km do centro de Urubici, é possível encontrar a gruta, não se preocupe sua localização está bem sinalizada.
A imagem de Nossa Senhora de Lourdes foi colocada lá em 1944 e está lá desde então. O cenário do local fica completo com uma queda d’água de 10m. O local possui estacionamento.
Onde se hospedar na Serra do Corvo Branco?
Separamos algumas indicações com boa localização e bom custo x benefício, para atender todos os gostos e bolsos:
Urubici Park Hotel
Localizado a cerca de 23km da Serra do Corvo Branco, o mais próximo da Serra, na avenida Adolfo Konder, conta com o melhor custo x benefício entre a maioria dos hotéis da região. Um hotel confortável, com ar condicionado, mini frigobar no quarto e recepção 24h. Para relaxar, o hotel conta com uma piscina aquecida e café da manhã.
Hotel Internacional Gravatal
Sua localização fica a cerca de 42km da Serra, com uma estrutura mais confortável, com mais comodidades para seus hóspedes, como: instalações com água termal, piscina com água termal, variedade de refeições e bebidas. E ainda é possível aproveitar as atrações locais, como: A Igreja de São Sebastião e a Caverna de Nossa Senhora da Saúde.
Hotel Termas
Localizado a cerca de 42Km da Serra do Corvo Branco, considerado o hotel mais tradicional da cidade de Gravatal, cidade vizinha à Serra. Com boa localização, bem confortável, com um atendimento familiar, com piscinas externas e internas, parque aquático, quadras de vôlei, tudo para dar uma experiência completa ao viajante.
O que esperar da Serra do Corvo Branco no futuro?
Existe um investimento milionário para construção de uma ponte de vidro bem no topo da serra, para ligar os dois penhascos, para que o visitante tenha uma experiência completa. Será algo inédito no Brasil e um momento único, a expectativa é grande e será incrível quando ela estiver concluída.
A previsão é que esteja aberta para o inverno de 2020. Estamos aguardando ansiosos para vislumbrar toda essa paisagem de uma forma inusitada e incrível.