O Que Fazer na Serra do Rio do Rastro (Lauro Muller) em SC!

Serra do Rio Rastro

Em Santa Catarina está uma das serras mais famosas do país, a Serra do Rio do Rastro. Com 12 km de extensão e diversas curvas fechadas a serra é cartão postal de Santa Catarina. Seu topo está a mais de 1.400 metros de altitude e contempla paisagens dignas de tirar o fôlego.

Além da descida emocionante, a Serra tem mirantes incríveis, restaurantes de comidas típicas do sul, mata atlântica e cachoeiras. Se você está de viagem marcada para SC ou tem curiosidade de conhecer de pertinho a Serra do Rio do Rastro, nós separamos tudo o que você precisa saber para aproveitar essa experiência ao máximo. Vamos conferir?



Como chegar

Vista panorâmica da Serra do Rio do Rastro Fonte: Ric mais

O aeroporto mais próximo da Serra do Rio do Rastro é o de Florianópolis. A partir de lá, você precisará alugar um carro. Saindo de Florianópolis siga pela SC-282 até chegar à cidade de Bom Retiro. Depois siga por SC-110 e desça até a SC-390. Chegando à SC-390, siga sentido ao município Lauro Muller, o topo da serra estará a 40 km.

+ Veja Também Serra da Beleza: Onde fica, Como chegar, Pontos Turísticos e Dicas!

O que fazer na Serra do Rio do Rastro

Para visitar a Serra do Rio do Rastro reserve o dia todo, além da subida, terá o tempo da descida, e para apreciar cada monumento, mirante e paisagens. A boa notícia é que você não precisará se preocupar com muitos detalhes, pois há banheiros e restaurantes no local. Confira tudo o que você pode colocar no seu roteiro e o que fazer na Serra.

Mirante Principal

Mirante Principal na Serra do Rio do Rastro Fonte: Viagens e caminhos

O Mirante Principal está a 1.400m de altitude e proporciona a melhor vista do lugar. Do mirante você tem a visão de toda a serra coberta pela Mata Atlântica, com os desenhos das curvas e as montanhas.

O melhor horário para visitar o mirante da serra é entre 11h e 15h, de manhã há muita neblina e ao fim da tarde é mais frio e também tem incidências de neblina. O melhor período do ano para visitar é o verão, pois o inverno é realmente congelante, venta muito e pode até nevar. Mas, independente de quando visitar leve um casaquinho na mochila. No topo da serra tem restaurantes, lojas, banheiros e um posto da polícia rodoviária.

+ Veja Também 5 Pontos Turísticos Mais Visitados de Urubici em Santa Catarina!

Mirante do Cânion da Ronda

Placa no Mirante do Cânion da Ronda Fonte: Deiabonetti

Para quem busca belas paisagens e cenários para a foto perfeita, o Mirante do Cânion da Ronda é parada obrigatória. O morro em que está o mirante oferece uma vista espetacular no melhor estilo 360º.

O acesso do mirante se dá pelo Café Alto da Serra, que está localizado um pouco antes da primeira curva na descida (tem uma placa indicativa). Nessa região também tem um parque eólico que você pode aproveitar para visitar, o valor da entrada é de R$ 10.

+ Veja Também 7 Melhores Serras Brasileiras Para Você Conhecer!

Cascata da Barrinha

Cascata da Barrinha Fonte: Cafecombagagem

Próximo a Bom Jardim, às margens da rodovia SC-438, está a Cascata da Barrinha, uma cachoeira pequena, porém muito bonita. Se você curte lugares assim, não pode deixar de conhecer. Há lugar para você estacionar o carro e também tem um restaurante ao lado. Se quiser chegar até o nível da água, tem uma escadaria que o guia até lá.

Aproveite a descida

Subir a Serra é interessante, porém você vai aproveitá-la mais na descida, pois é onde terá as paisagens mais bonitas e sentirá a emoção de ver as curvas a sua frente. Reserve um dia somente para fazer todo o trajeto e curtir tudo que a serra tem a lhe oferecer.

Lembre-se de ir com sapato confortável, blusa e uma touca, pois mesmo no verão tem bastante vento na Serra. E, claro, uma boa câmera fotográfica para registrar tudo.

+ Veja Também Dicas de Como Aproveitar Santa Catarina e Suas Belezas!

Onde comer

Churrascaria Tropeiro Fonte: Churrascariatropeiro

Na Serra do Rio do Rastro você tem algumas opções de restaurantes e lanchonetes, então quando a fome bater, basta visitar uma delas. Uma dessas opções é a Churrascaria Tropeiro, que tem a famosa costela de chão e diversas opções de comidas típicas do sul. Se você gosta de um bom churrasco, esse lugar é perfeito para você.

Ao final da descida da Serra tem a cervejaria Lohn Bier, uma das mais tradicionais do estado. Para os amantes de uma boa cerveja, vale muito a pena fazer uma parada e aproveitar o lugar, que é composto por um pub, restaurante e lanchonete.

Onde se hospedar na Serra do Rio do Rastro

Varanda de Hotel na Serra do Rio do Rastro Fonte: Booking

A cidade mais próxima é Bom Jardim da Serra, nela você tem diversas opções de pousadas como Pousada Encantos da Serra, Pousada e Restaurante Redivo e Pousada Serra e Jardim. Há outras opções de hospedagens que você também pode conferir.

Se você quiser uma experiência ainda mais completa, o Rio do Rastro Eco Resort oferece chalés de luxo com muito conforto e paisagens incríveis.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Garganta da Serra do Corvo Branco
Serra do Corvo Branco – Urubici: Onde fica, Atrativos e Pousadas!
Serra do Rio Rastro
O Que Fazer na Serra do Rio do Rastro (Lauro Muller) em SC!
Pousadas em Urubici - Namaste
Conheça as melhores pousadas em Urubici para você ficar!
Praia do Ibiraquera em Imbituba
O Que Fazer em Imbituba – SC? Museu da Baleia e as mais belas praias
Praia de Garopaba
O Que Fazer em Garopaba: Onde fica, Como Chegar, Atrativos e Dicas!
Veja Todas >
Cadastur