Delta do Parnaíba – Guia Completo para Aproveitar o Destino!
Delta do Parnaíba é um tesouro natural do nordeste brasileiro conhecido pelas dunas, lagoas e praias! Este destino espetacular fica no litoral do Piauí, na divisa com o estado do Maranhão e é o único delta das Américas que desagua em mar aberto.
Por isso, já dá para imaginar que não faltam atrações para os amantes da natureza e da aventura, não é mesmo? Neste guia completo, vamos mostrar os detalhes fascinantes e as informações essenciais para planejar sua viagem dos sonhos.
Índice
- Por que recebe o nome de Delta do Parnaíba
- Onde Fica e Como chegar em Delta do Parnaíba
- Melhores Praias em Delta do Parnaíba
- Melhor época para visitar o Delta do Parnaíba
- Infraestrutura da Região
- Dicas do que fazer além das praias em Delta do Parnaíba
- Onde se hospedar em Delta do Parnaíba
- Melhor forma de circular em Delta do Parnaíba
- Rota das Emoções
Por que recebe o nome de Delta do Parnaíba
Primeiramente, precisamos entender que delta é um fenômeno natural que acontece quando a foz de um rio se abre em vários canais. Isso resulta em pequenas ilhas que desaguam no mar. O mesmo acontece em poucos lugares do mundo, como o Nilo na África e Mekong no Sudeste Asiático.
No Brasil, o Delta do Parnaíba recebe esse nome por causa do Rio Parnaíba que deságua no local e se encontra com as águas do oceano.
Onde Fica e Como chegar em Delta do Parnaíba
O Delta do Parnaíba fica bem na divisa entre Piauí e Maranhão, mais precisamente na Foz do Rio Parnaíba. Ele é formado pelo encontro das águas do Rio Parnaíba com o Oceano Atlântico, o que cria um ambiente espetacular com mangues, dunas, lagoas, rios e ilhas.
Os pontos de partida mais comuns para o Delta do Parnaíba são as cidades de Parnaíba e Tutóia. Contudo, é possível chegar ao Delta do Parnaíba saindo de diferentes locais. Confira as principais possibilidades de deslocamento até o destino:
De Jericoacoara para Delta do Parnaíba
Jericoacoara é um dos principais destinos turísticos do Nordeste e fica a apenas 202 km de distância do Delta do Parnaíba. Por isso, vale a pena incluir os dois destinos em seu roteiro. Neste caso, a viagem pode ser feita de carro (alugado ou próprio), assim como de ônibus ou avião.
De avião
O Aeroporto Internacional de Parnaíba é o mais próximo. Contudo, ele recebe voos apenas de alguns locais, como Jericoacoara (CE), Fortaleza (CE), Teresina (PI) e Campinas (SP).
Outra possibilidade é pousar em Teresina, que fica a 340 km de distância ou em Fortaleza, a 480 km. Nesses casos, é necessário seguir até o Delta do Parnaíba de carro, transfer ou ônibus.
De ônibus
A viagem de ônibus é uma opção mais viável para quem tem mais tempo disponível ou já está próximo do Delta do Parnaíba. As rodoviárias mais próximas são em Parnaíba e no município vizinho, Luís Correia. Outra opção é sair de Barreirinhas até Tutóia e, de lá, seguir até Parnaíba.
De carro
Viajar de carro garante mais flexibilidade e liberdade durante o trajeto, permitindo que você explore lugares escondidos ao longo do caminho.
Então recomendamos o aluguel de carro, inclusive para quem vai fazer a viagem de avião. É possível chegar em Parnaíba pela BR-101 e BR-116 para quem sai do Sudeste ou pela BR-402, partindo do Ceará.
+Veja também Praia do Futuro em Fortaleza – Melhores Dicas, Roteiros e Hotéis!
Melhores Praias em Delta do Parnaíba
As praias de Delta do Parnaíba são verdadeiros paraísos naturais, cada uma com seu próprio charme e paisagens únicas.
A Praia Pedra do Sal fica a 15 km de Parnaíba e tem 8 km de extensão. O seu destaque é a formação rochosa que se estende para o mar, criando um cenário espetacular.
Já a Praia do Coqueiro, localizada em Luís Correia, conta com várias piscinas naturais, maré tranquila e boa infraestrutura. Ainda em Luís Correia, a Praia de Macapá é um espetáculo à parte. Ela é formada entre o Rio Macapá e o Oceano Atlântico, formando uma piscina natural entre os bancos de areia.
+Veja também Lençóis Maranhenses: O que fazer, onde ficar, como ir, quando ir!
Melhor época para visitar o Delta do Parnaíba
Podemos dizer que o melhor período do ano para visitar o destino é entre os meses de junho a setembro. Nesta época, o clima está mais ameno e há menos chances de chuva.
Se preferir viajar no durante as férias escolares, recomendamos entre dezembro e janeiro, já que as chuvas ainda não estão constantes.
Infraestrutura da Região
A região do Delta do Parnaíba tem uma boa infraestrutura para os turistas, com várias opções de comércios, acomodações que variam desde pousadas a hotéis luxuosos.
Dicas do que fazer além das praias em Delta do Parnaíba
Todos concordam que as praias do Delta do Parnaíba são maravilhosas, não é mesmo? Mas além disso, existem várias outras atividades para incluir em seu roteiro de viagem. Confira nossas recomendações.
Observar a Revoada dos Guarás
Durante o pôr do sol, o show fica por conta dos guarás. Enquanto as aves de cor avermelhada voam em direção aos seus ninhos, cria-se um espetáculo de cores no céu.
Para assistir à Revoada dos Guarás é necessário fazer um passeio de lancha, saindo de Parnaíba ou Tutóia.
Passeio tradicional pelo Delta do Parnaíba
O passeio tradicional pelo Delta do Parnaíba é praticamente um destino obrigatório para os turistas. Existem opções de passeio saindo de Parnaíba e de Tutóia. Em ambos, prepare-se para conhecer paisagens espetaculares em mangues, ilhas e igarapés.
Passeio do Cavalo-Marinho
Em um passeio de canoa pelos manguezais é possível vivenciar uma experiência única para observar de perto a fauna e florado delta, incluindo um mergulho com cavalos-marinhos.
Visitar as ilhas
Delta do Parnaíba tem ilhas paradisíacas que valem a pena incluir em seu roteiro. A Ilha das Canárias é a segunda maior do Delta e fica em Araioses, no Maranhão (na divisa com o estado do Piauí). Outra opção é a Ilha do Caju, que fica entre os dois estados e é famosa por ter 5 ecossistemas: campos, matas, dunas, mangues e alagados de água salgada.
Lençóis Piauienses
Aproveite também para conhecer os famosos Lençóis Piauienses. São quilômetros de areias com dunas e piscinas naturais que criam um cenário incrível e rendem boas aventuras.
Onde se hospedar em Delta do Parnaíba
A região do Delta do Parnaíba oferece uma variedade de opções de hospedagens para todos os orçamentos e gostos. Antes de considerar o hotel ou pousada, é importante pensar em qual município prefere se hospedar: Parnaíba, Tutóia, Luís Correia. Algumas recomendações de onde ficar:
- Hotel Delta: localizado no centro histórico de Parnaíba, o hotel tem quartos completos, piscina na cobertura e estacionamento para hóspedes.
- Hotel Pousada dos Ventos: localizado no centro de Parnaíba, o hotel conta com quadra de tênis, piscina e quartos com ar condicionado e banheiro privativo.
Melhor forma de circular em Delta do Parnaíba
Para explorar ao máximo a região, é bastante recomendado alugar um carro. Isso permite que você vá facilmente a vários locais e explore a área do seu ritmo.
Já nos passeios turísticos pelo Delta do Parnaíba, é indispensável o uso de barcos e lanchas nos passeios.
Rota das Emoções
É importante destacar que Delta do Parnaíba faz parte da Rota das Emoções, um circuito turístico que inclui outros destinos paradisíacos, como os Lençóis Maranhenses e Jericoacoara.
A região é repleta de atrativos turísticos e destinos imperdíveis. Portanto, recomendamos que você inclua também estes destinos em seu roteiro!
Agora você está pronto para viver uma experiência inesquecível no Delta do Parnaíba. Um destino com lindas paisagens, aventuras emocionantes e uma rica cultura local. Que tal compartilhar este artigo com um amigo que também vai se encantar com esse paraíso?