Ilha do Guajiru: Onde Fica, Kitesurf, Pousadas, Restaurantes e Dicas!

Ilha de Guajiru Ceara

28/09/2021

A Ilha do Guajiru é o ponto de repouso ideal aos amantes do contato com a natureza e calmaria. Visto que possui águas calmas e mornas. Perfeitas para uma boa distração. De modo que é pouco indicado aos turistas que desejam festas e agitação.

Apesar disso, o local ainda possui um lado radical. Já que é ideal para prática de alguns esportes. Tais como: windsurf, kitesurf e velejar, beneficiadas pelos famosos ventos potentes e constantes da região.

Portanto por que não planejar uma viagem para relaxar se aventurando na Ilha do Guajiru? Uma península cearense cheia de beleza e atrações incomparáveis!

 

+Veja também 12 Destinos Maravilhosos do Nordeste Para Você Aproveitar!

 

Como chegar à Ilha do Guajiru

Ilha de Guajiru Praia

Fonte: Ceará Praias

A Ilha do Guajiru está localizada no município de Itarema, no Ceará. A cerca de 215km de Fortaleza. Assim sendo, para chegar à praia é possível pegar um ônibus a partir da capital. Ou ainda optar pela viagem de táxi. Logo a decisão estará entre o valor pago e o tempo de viagem. Já que de transporte público há duração de 4horas. Enquanto que de veículo privado há uma diminuição para 2 horas de viagem.

Caso siga dirigindo, de Fortaleza à praia, passe pela Avenida do Lagamar. Seguido por um trecho da CE-040 e vá pela Avenida Via Costeira. Porém, se você chegar de outro Estado, talvez seja melhor a viagem de avião. Pousando no aeroporto de Jericoacoara. Pois estará há 44km de distância da Ilha. Além disso, há algumas pousadas com serviços de transfer para transportar o turista até sua hospedagem.

Dessa forma, a viagem à Guajiru garante ser menos estressante e mais completa. Principalmente a quem ama praticidade e conforto.

 

+Veja também  Coisas Para Você Fazer na Praia de Morro Branco no Ceará!

 

O que fazer na Ilha do Guajiru

O local é popular especialmente por suas atividades ao ar livre. Por isso, algumas das atrações imperdíveis com certeza são o kitesurf e o velejo.

Contudo você também pode optar por apenas tomar um sol. Ou comer e se hospedar próximo à Ilha do Guajiru, aproveitando todas as belezas naturais ao seu redor. Juntamente com a família, companheiro (a) ou seus amigos.

Praia da Barra

Praia da Barra

Fonte: Wikimedia Commons

A Praia da Barra é como chamam o ponto paradisíaco da Ilha. Composto por uma faixa de areia que divide uma lagoa com média de um metro de profundidade, popular pelas águas calmas, mornas e sem ondas. É ideal para relaxar e caminhar. Além de aproveitar uma vista perfeita do pôr do sol.

Apesar disso, sua atenção ainda está voltada à prática do kitesurf. E sua excelente infraestrutura, marcada pela presença de barracas, bares, quiosques, restaurantes e pousadas. Que disponibilizam o fácil acesso ao wi-fi, comida requintada, boa estadia e permissão ao uso dos sanitários.

Uma ótima dica aos viajantes é a viagem durantes as altas temporadas. Pois é possível admirar o mar em passeios de barco. Mas, caso queira mais sossego, o melhor mesmo é optar pelas baixas e médias temporadas. Períodos de menos turistas.

Por fim, esteja atento à maré. Visto que, durante a maré baixa, é possível caminhar do rio até a praia. Porém, em momento de maré alta, é preferível atravessar de barquinho.

Kitesurf: Porque e quando praticar a atividade na Ilha

Kitesurf Ilha do Guajiru

Fonte: Ceará Praias

A Ilha do Guajiru é um dos principais destinos dos kitesurfistas iniciantes ou profissionais. Devido à sua temporada de ventos constantes e potentes de 25 a 30 knots. Em sua maioria, recorrentes na alta temporada entre os meses de agosto a novembro. Embora sejam notados, com menos frequência, também entre dezembro a fevereiro, junho e julho.

Sua geografia e estrutura são outros fatores que beneficiam sua prática e segurança. Uma vez que possui uma faixa de areia em meio ao mar, favorecida pela baixa profundidade, criando duas margens. E evitando que o esportista vá para alto mar.

Próximo à praia, há algumas escolas de kitesurf que oferecem aulas com excelentes instrutores e equipamentos. Portanto, basta descobrir o seu nível e definir a quantidade de horas para o aprendizado.

Em suma, nosso conselho de ouro é: não viaje entre março, abril e maio. Já que são os meses de ventos fracos e mais chuvas.

Kitetrip

Kitetrip Ceara

Fonte: Soulkite Brazil

Se pretende viajar à Ilha para um bom kitesurf, aproveite também o kitetrip. Ou seja, uma viagem entre as melhores praias próximas para a prática do esporte. Assim, você poderá conhecer e se aventurar em diversas áreas.

Para isso, sugerimos que contrate uma agência ou escola. Pois assim haverá um carro de apoio e um bom planejamento de vários dias. De modo que há a possibilidade de conhecer praias entre Cumbuco e Ilha de Guajiru. Tais como: Lagoinha, Icaraizinho e Mundaú.

Infraestrutura da Ilha do Guajiru

A infraestrutura turística da Ilha do Guajiru é ideal a quem procura por conforto. Mas sem a interferência humana na natureza. Isso porque garante bom atendimento e ótima estrutura em estabelecimentos. Como pousadas, restaurantes e escolas de kitesurf que se encontram próximas à praia.

Contudo a praia em si apresenta a menor intervenção possível. De modo a garantir uma experiência mais próxima do natural possível.

Onde comer

Restaurante do Mar

Fonte: Restaurant Guru

Estando próximos à praia cearense, os estabelecimentos gastronômicos da Ilha do Guajiru oferecem pratos bem temperados ao estilo nordestino, repletos de frutos do mar e ótimos drinks. Combinados a uma vibe praiana. Representada por seus ambientes familiares, música agradável e bom atendimento.

Portanto não deixe de experimentar a culinária local e seus encantos:

  • DoMar Brasil: ideal para quem procura por comida requintada e ambiente aconchegante. Seu diferencial são as refeições com jeitinho brasileiro litorâneo misturado ao internacional. Além do seu paisagismo, rico em plantas e coqueiros. Dessa forma, o lugar é muito frequentado. De modo que é necessário realizar reservas;
  • Tempero da Ilha Restaurante Bar: de carne de sol com abacaxi ao camarão. O restaurante disponibiliza pratos tradicionais com jeitinhos únicos. Embora o “carro-chefe” seja seus drinks incomparáveis, por valores justos;
  • Beleza Pub: oferece uma grande variedade de pratos. Como hambúrguer, pizza, pratos especiais, frutos do mar e excelentes drinks. É um ambiente perfeito para famílias e casais.

Onde se hospedar na Ilha do Guajiru

Para se hospedar na Ilha do Guajiru, não há muita complicação. Visto que ao redor há diversos hotéis e pousadas.

Que contam com uma infraestrutura bem completa. Com wi-fi, estacionamento e, alguns, com piscinas. Tudo por ótimo custo-benefício.

Pousada Villa Del Lótus

Pousada Villa Del Lótus

Fonte: Booking

A Pousada Villa Del Lótus é famosa pelo seu aconchego e conexão com a natureza. Uma vez que possui bangalôs com decoração simples, rústica e zen. Unida ao design moderno e surreal que se torna ainda mais belo durante a noite. Sendo assim, é perfeito para os casais.

Além disso, é uma boa pedida a quem quer a companhia de seu pet. Já que o local aceita bem a presença de animais.

Na sua estadia, não deixe de visitar também o seu bar restaurante. Que conta com um cardápio maravilhoso e alguns drinks. Então esteja atento ao seu horário de funcionamento.

Locanda Dei Venti

Locanda Dei Venti

Fonte: Booking

Locanda Dei Venti é o lugar para quem prefere acomodações mais modernas. Pois conta com um design de interior mais bem estruturado. Com escrivaninha, prateleiras e mini bar.

Se deseja comer próximo ao hotel, sugerimos o SOS Bar & Grill. Recomendado por seu bom atendimento e excelente comida mediterrânea.

Barraca do Kite

Barraca do Kite

Fonte: Barraca do Kite

A Barraca do Kite tem de tudo um pouco. Ou seja, hospedagem, refeição e até mesmo escola! De modo que tem se tornado uma das pousadas mais escolhidas por quem quer aprender o esporte. Devido à escola de kite. Considerada organizada e composta por bons instrutores.

Apesar disso, tudo em si é extraordinário. Proporcionando um gostinho de quero mais. Tanto em suas refeições tradicionais nordestinas quanto em suas acomodações, drinks e piscina.

COCO-KNOTS Kite Lodge & Hostel

COCO-KNOTS Kite Lodge e Hostel

Fonte: Booking

O COCO-KNOTS oferece um ambiente bem natural. Apresentado principalmente em toda a estrutura de madeira que compõe o local. Além das redes para descanso. E jardim de frente para a lagoa com área de decolagem para o kitesurf.

Um dos maiores diferenciais são as comidas veganas em seu menu. Gastronomia que tem conquistado os paladares de muitos turistas. Pois além de saudável, se mostra extremamente saborosa.

Vila Ybytu Eco Resort

Vila Ybytu Eco Resort

Fonte: Booking

Em suma, o Vila Ybytu Eco Resort é um dos hotéis mais luxuosos. Podendo ser comparado às hospedarias internacionais litorâneas. Devido à sua riqueza visual que combina o natural ao contemporâneo. Sempre respeitando a fauna e flora local.

pesar disso, é importante destacar que seus preços não são tão acessíveis quanto os demais. Mas cada centavo vale a pena pelo serviço. Embora se localize a cerca de 1km de distância da Ilha do Guajiru.

 

Sendo aventureiro ou desejando apenas um bom descanso, faça seus planos à Ilha do Guajiru. Portanto, se divirta na praia cearense que encanta e atrai.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Ilha de Guajiru Ceara
Ilha do Guajiru: Onde Fica, Kitesurf, Pousadas, Restaurantes e Dicas!
Vista aérea de lagoa em Atins
O que fazer em Atins? Como ir, turismo, praias e pousadas!
Aquiraz
Aquiraz CE – Onde fica, atrativos turísticos, praias e hospedagens!
Canoa Quebrada em Aracati
O que fazer em Aracati CE – Praias, roteiros e dicas imperdíveis!
Fortaleza - Letreiro a beira da praia
Praia do Futuro em Fortaleza – Melhores Dicas, Roteiros e Hotéis!
Veja Todas > Booking.com
COVID-19

COVID-19

Saiba o que fazer em relação as suas viagens de ônibus