O que fazer em Aracati CE – Praias, roteiros e dicas imperdíveis!

Canoa Quebrada em Aracati

12/11/2019

Aracati é uma cidade localizada na região nordeste do Brasil e compõe o belíssimo estado do Ceará. Conhecido como “Terra dos Bons Ventos” o município se localiza a 150 quilômetros da capital cearense e atrai todos os anos inúmeros turistas devido às suas praias e arquitetura.

A seguir iremos conhecer maiores detalhes sobre Aracati, como a melhor forma de chegar até a cidade, quais suas principais praias e também roteiros com atividades incríveis para fazer neste paraíso cearense.



Como chegar a Aracati

Passarela em Aracati Fonte: Wikipedia

Conforme já citado, Aracati se localiza a 150 quilômetros de Fortaleza. Desta forma, é possível que o turista vá até a capital cearense de avião, desembarcando no Aeroporto Internacional Pinto Martins e seguir a viagem de carro ou por meio de translado oferecido por algumas redes de hotéis e companhias turísticas.

Saindo de Fortaleza, a rodovia que dá acesso a Aracati é a CE-040, ou, ainda, a BR 116 até Boqueirão do Cesário e, a partir dali, a BR-304, cujo trajeto demanda cerca de 2 horas.

Outra opção viável é a viagem até o local por linhas de ônibus, as quais possuem seis opções de horários de saída de Fortaleza. Caso a viagem seja realizada durante a alta temporada (entre dezembro e março) o turista deverá garantir a compra das passagens de maneira antecipada devido à grande procura.

Praias de Aracati

Como uma típica cidade nordestina de viés turístico, Aracati está situada próximo a diversas praias de beleza exuberante que atrai o interesse de pessoas que procuram desfrutar do litoral e de sua beleza. Nos itens a seguir iremos falar das principais praias nos arredores do município cearense.

+ Veja Também Canoa Quebrada e Ponta Grossa, Praias Você Precisa Visitar!

Canoa Quebrada

Canoa Quebrada - Aracati Fonte: Viagens cinematográficas

Vila de pescadores localizada a apenas doze quilômetros de Aracati, Canoa Quebrada é uma das praias mais visitadas em todo o Nordeste. O lugar, que foi reduto de hippies na década de 1970, hoje é uma ótima opção para se visitar, com incrível estrutura de rede hoteleira e de restaurantes e atividades.

A beleza da praia, claro, é outro chamariz da vila, cujo mar possui coloração esverdeada e águas calmas. Além disso, o local ainda possui lagoas e dunas, bem como falésias avermelhadas que enchem os olhos.

+ Veja Também 5 Melhores Pousadas em Canoa Quebrada, o Melhor Custo–Benefício!

Majorlândia

Praia de Majorlândia Fonte: Melhores destinos

Distante apenas 4 quilômetros de Canoa Quebrada, Majorlândia é uma vila mais pacata marcada pela presença de jangadas de pescadores, águas marítimas mais agitadas, coqueiros e falésias. Ainda, possui esculturas de areia feitas pelo artista Toinho de Carneiro em falésias do vilarejo.

Quixaba

Quixaba - Aracati Fonte: Tripadvisor

Esta praia está a 15 quilômetros de Aracati e é um local tranqüilo e paradisíaco, que conta com belas praias e falésias. Durante a Semana Santa suas ruas são tomadas pela apresentação de teatros que representam a Paixão de Cristo, sendo um belo programa cultural.

Roteiros

Aracati não oferece apenas banhos de mar e admiração das belezas naturais, mas atividades de diversas naturezas, conforme veremos a seguir.

Turismo histórico

Turismo histórico em Aracati Fonte: Rodando pelo Ceará

A cidade de Aracati foi declarada Patrimônio Histórico Natural, de forma que suas construções originadas no século XVIII são tombadas, ou seja, que devem respeitar sua arquitetura original, sendo restringida a sua alteração e promovida sua conservação e restauração.

As principais construções históricas dignas de visita são as suas Igrejas, com destaque para a de Nossa Senhora do Rosário dos Brancos e do Nosso Senhor do Bonfim, a Casa da Câmara, a Biblioteca Municipal e as casas da Rua Grande que formam um belo mosaico colorido.

Turismo Aventureiro

Passeio esportivo em Aracati - Quadriciclos Fonte: Estrangeira

As praias de Aracati oferecem, devido às suas dunas, passeios de buggy, assim como esportes aquáticos como o windsurf e kitesurf.

Turismo Festivo

Carnaval de Aracati Fonte: Tribuna do ceará

O Carnaval de Aracati é considerado o maior e mais divertido carnaval do Ceará, atraindo anualmente 350 mil pessoas que se divertem durante essa data festiva que não só é a cara do Brasil, mas principalmente do Nordeste.

Além disto, seus diversos restaurantes e bares garantem a diversão dos turistas em qualquer época do ano com o famoso bom humor nordestino e a hospitalidade de sua população.

Onde comer

Comida nordestina Fonte: Comida nordestina

A culinária é outra das atrações da cidade de Aracati que oferece inúmeros restaurantes e opções aos seus visitantes.

Dentre os restaurantes destacamos:

  • Lazy Days, localizado à beira-mar na Praia da Canoa Quebrada e especializado em comida brasileira e frutos do mar;
  • Barraca da Lua é outra opção focada neste tipo de culinária e que está presente nesta praia, possuindo piscina e linda vista.
  • Restaurante Chico Chapa Hall que tem como carro chefe carnes, uma culinária muito saborosa que vale a pena conhecer.

Onde se hospedar

Hotel Ibis Fonte: Hoteis

Existem inúmeras opções de hospedagem na cidade de Aracati, os quais variam dentre pousadas, hotéis e resorts, disponíveis para todos os gostos e bolsos.

  • Resort Porto Canoa: é um bom exemplo disto. Com piscinas e área de praia privativa, o local também possui churrasqueira e jardim.
  • Hotel Mirante das Gamboas, cujo clima é tranquilo e familiar e conta com piscina ao ar livre, piscina coberta, restaurante, bar e Buffet de café da manhã. Este hotel se localiza próximo ao centro de Aracati.
  • Pousada Tranquilândia Village, por sua vez, localiza-se na praia de Canoa Quebrada, localizada à beira-mar e munida de piscina, além de oferecer programas diferenciados como passeios a cavalo.
  • Falésia Praia Hotel, que também está na praia da Canoa Quebrada, localizada em frente ao mar, com ótima estrutura que inclui piscina e outras comodidades.

Com todos estes atrativos naturais e estruturais de Aracati, essa cidade merece entrar no seu roteiro de férias, pois condiz a um dos grandes encantos do Nordeste brasileiro.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Pessoas na Praia do Futuro
Praia do Futuro em Fortaleza – Melhores Dicas, Roteiros e Hotéis!
Cachoeira de Itapecuru
Carolina em Maranhão: 9 Roteiros Que Precisam Estar na Sua Lista!
Homem entrando em piscina natural em Santo Amaro - Maranhão
Conheça os 7 melhores lugares para viajar no maranhão!
Pessoas passeando no labirinto de falésias na Praia das Fontes
5 Coisas Para Você Fazer na Praia de Morro Branco no Ceará!
Bondinho no parque do Ubajara
Ubajara Ceará: Conheça os 5 Melhores Atrativos Para Você Fazer!
Veja Todas >
Cadastur