Rota das Emoções: Como Chegar, Atrativos, Roteiro, Dicas e Mais!

Lençóis Camocienenses Rota das Emoções

29/09/2021

A viagem à Rota das Emoções é uma daquelas experiências que qualquer pessoa precisa viver ao menos uma vez. Isso porque é um percurso que inclui as principais atrações turísticas de três cidades nordestinas paradisíacas: Ceará, Piauí e Maranhão. Portanto não há quem deixe de lado suas belas praias, lagoas, dunas e excelente gastronomia local.

O roteiro é um destino de mais de uma semana. Então faça seus planejamentos e entenda o que há por trás de todo seu turismo. Incentivado desde 1998, primeiramente como Delta-Jeri-Lençóis. Por meio de um projeto que visava unir os municípios e exaltar suas belezas naturais. E posteriormente como a atual Rota das Emoções. Nome derivado de uma dinâmica entre os desenvolvedores da ideia. Ou seja, Sebrae, Ministério do Turismo, lideranças locais e empresários do trade turismo.

A partir de então, a Rota das Emoções passou a ser conhecida como o melhor roteiro turístico do país. De modo que tem atraído vários visitantes. Proporcionando contato com a natureza, tranquilidade, admiração da fauna e flora. Além de boa hospitalidade e prática de esportes radicais!

 

+Veja também Conheça os 7 melhores lugares para viajar no Maranhão!

 

Como fazer a Rota das Emoções

Rota das Emoções Fortaleza

Fonte: Férias Ceará

O caminho da Rota das Emoções possui cerca de 900km de distância. Disponibilizando uma viagem 3 em 1. Uma vez que garante a passagem por três Estados brasileiros: Maranhão, Ceará e Piauí. Repletos de encantos naturais, culturais e históricos.

Para fazer a rota, você pode optar por começar de qualquer um dos Estados. Já que os três recebem voos nacionais diariamente. Contudo há quem indique começar pelas pontas do roteiro. Ou seja, Ceará ou Maranhão. Chegando a partir de Fortaleza ou São Luís, cidades que possuem aeroportos mais próximos dos destinos.

É importante também definir pela viagem por conta própria ou por agência. Isso porque, sendo um trajeto maior que outros roteiros, há quem prefira o auxílio de profissionais. Pois serão capazes de proporcionar um planejamento mais rico, completo e por áreas que talvez você não consiga visitar sozinho. Além disso, há territórios em que não é possível acessar com veículos particulares. De modo que é indicado alugar um carro, de preferência 4×4.

Assim, para a viagem tranquila à Rota das Emoções, sugerimos a compra de pacotes. Ou ao menos que se prepare com antecedência para tudo. Contratando tranfer, adquirindo ingressos antecipados e programando cada parada.

O que fazer: Atrações turísticas da Rota das Emoções

O turista da Rota das Emoções certamente é o que busca por mais aventura e paz. Uma mistura de sentimentos disposta a quem reserva mais tempo para uma viagem inesquecível. Composta por praias paradisíacas, rica natureza, manifestações culturais únicas e demais atrações capazes de tirar o fôlego do seu visitante.

Portanto confira a seguir algumas dicas do que fazer no roteiro nomeado como o melhor do país!

Áreas de proteção ambiental

Pássaros voando sobre água

Fonte: Governo do Piauí

Quem passa pela Rota das Emoções, obrigatoriamente trilha por suas três áreas de proteção ambiental mais populares. Parque Nacional de Jericoacoara (CE), Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA). Cada território mais belo que o outro e munido de peculiaridades sem igual!

Então, conheça alguns dos ecossistemas costeiros. E visite ambientes como o Mangue Seco, Ilha Grande, Pedra Furada e Lagoa do Paraíso. Perfeitos para a contemplação de faunas e flora, um bom mergulho em lagoas e o passeio de quadriciclo, bugre ou carro 4×4. Veículos mais recomendados para alguns territórios com difícil acesso. E estrada de areia ou manguezal.

Essa será uma boa oportunidade também a quem ama trilhas. Ou a quem deseja relaxar em águas calmas e cristalinas. Situadas próximas às dunas ou praias do roteiro. Assim como nos Pequenos Lençóis Maranhenses.

 

+Veja também pacote de viagem para Jericoacoara

 

Esportes radicais nas praias da Rota das Emoções

Jericoacoara Rota das Emoções

Fonte: Eco Adventure

Constituída por ótimos ventos e mares tranquilos, nada mais comum que a prática de alguns esportes. Tais como o windsurf, kitesurf, canoagem e caiaque. Principalmente nas praias de Curimãs, Cumbuco e Jericoacoara. Mas não se sinta intimidado caso não possua familiaridade com esses esportes. Pois há escolas próximas aos pontos turísticos com instrutores e equipamentos ideais para o bom aprendizado. Portanto esteja pronto para uma grande aventura.

Além disso, você pode também escolher a diversão em solo. Uma vez que há diversas trilhas, trekking e sandboard. Que podem ser realizados sozinho ou com a companhia de amigos e parentes.

Para tanto, indicamos que contrate guias ou agências. De modo a evitar acidentes.

Passeio de barco

Passeio de Barco Maranhão

Fonte: Blog Andarilho

Os passeios de barco podem ser realizados por agências ou pescadores. Havendo também a opção de lancha. Praticada com frequência no Delta do Parnaíba. Devido ser um território considerado divisa dos Estados do Piauí e Maranhão. Além de apresentar uma bela exibição natural: a revoada dos guarás. Momento em que as aves típicas da região, conhecidas por seu tom avermelhado e bico longo, sobrevoam os rios. Dando mais vida e beleza à paisagem repleta de vegetação.

Visite também Santo Amaro, território famoso pelas lagoas mais belas dos Lençóis Maranhenses. E Lagoa Azul, aquário natural de Jericoacoara, bom para mergulho.

Caso tenha a possibilidade de realizar o passeio privado, será uma ótima experiência. Pois é mais flexível. De modo a haver paradas de acordo com o que deseja. E pelo tempo que dispuser.

 

+Veja também Jericoacoara : 7 Melhores Roteiros Para Aproveitar Ainda Mais Sua Viagem!

 

Centro histórico

Centro Histórico Nordestino

Fonte: Hotéis.com

Não bastando as belezas naturais, não se esqueça da cultura local. Representada em seus diversos centros históricos, artesanatos e culinária.

Um dos pontos mais completos é o Porto das Barcas (PI). Transformado em Centro Histórico e Cultural. Devido aos seus casarões, acompanhados dos 7000m² de pura cultura. Isso porque possui vários bares, restaurantes, galerias. Além de arte e feira de artesanatos. De modo a proporcionar o melhor ao turista.

Além disso, conheça também o Centro Histórico de São Luís (MA). Considerado Patrimônio Histórico da Unesco, desde 1997. Pois exibe a arquitetura colonial portuguesa, dispondo de um pedacinho do passado aos seus visitantes.

Onde comer na Rota das Emoções

Prato saboroso com camarão

Fonte: Quero Viajar Mais

Experimente alguns dos pratos típicos mais populares. Recheados de frutos do mar e muita comida nordestina. De maneira a mesclar o tempero regional à refrescância e sabor do mar. Com muita caranguejada, camarão, carne seca e comida caseira!

  • Casa de Caboclo: pousada e restaurante da Ilha das Canárias que proporciona um ambiente rústico e aconchegante. De modo a ser uma parada perfeita após um passeio de barco no Delta do Rio Parnaíba;
  • Bambaê: localizado à beira do rio Preguiças. É perfeito para a degustação de drinks e pizzas;
  • Dona Amélia: restaurante famoso de Jeri. Devido à sua ambientação ao som de forró e pratos diferenciados, como o camarão no abacaxi;
  • Flor do Mangue: ponto ideal para experimentar o famoso camarão de Tutóia, em frente à praia;
  • Amendoeiras: recomendado principalmente aos amantes da comida nordestina. De modo a apresentar como carro-chefe da casa a carne de carneiro.

Onde se hospedar

Hotel Sun City Rota das Emoções

Fonte: Booking

Os hotéis e pousadas da Rota das Emoções são bem estruturados. Visto que disponibilizam wi-fi, estacionamento gratuito, piscina. Além de possuir ambientes requintados e paradisíacos. Oferecendo experiências únicas e satisfatórias.

  • Pousada Village Sonhos: praticamente cinematográfica e ideal aos casais e famílias. Sua ambientação é confortável e rústica. Mas com um toque sofisticado que vale o investimento em Camocim (CE);
  • Hurricane Jeri Praia: situado em frente à Praia Malhada. Possui boa localização e ótimos serviços. Assim sendo perfeito a quem busca relaxar. Isso porque possui área de massagem, caminhada e piscina;
  • Casa de Santo Antônio: hospedagem essencial a quem admira a história . Pois é uma área tombada como centro histórico no Piauí. Devido à sua arquitetura antiga preservada. Apesar disso, seu interior é bem equipado. Disponibilizando academia, massagem, jacúzi e ar condicionado;
  • Pousada Murici: local com praia privada no rio Preguiças. Assim proporcionando um bom mergulho. Além disso, o estabelecimento chama atenção pela localização na entrada dos Lençóis Maranhenses.

Dicas para aproveitar melhor a viagem à Rota das Emoções

Fonte: Trilhas e Aventuras

A Rota das Emoções é um destino que permite planejamento flexível. Já que possui uma grande variedade de pontos turísticos e permite a escolha do turista. Apesar disso, seguir algumas dicas pode facilitar e melhorar a sua viagem. Pois por meio delas você é capaz de aproveitar de tudo um pouco em todos os aspectos. Logo sugerimos:

  • Atente-se ao período da viagem. Isso porque pode ser realizada durante todo o ano. Contudo, se deseja avistar o máximo de suas belezas, a melhor época é Agosto. Pois é o mês em que as lagoas estão cheias, há um belo pôr-do-sol na Pedra Furada e ventos perfeitos para o kitesurf. Mas aproveite também Junho, momento de festas juninas. Ou as baixas temporadas, caso queira calmaria e menos turistas;
  • Viaje com agências se deseja conforto e planejamento pronto. Assim você estará adquirindo pacotes de passeios e hospedagem. Já com tudo incluso. Ou seja, transporte e roteiro completo por áreas difíceis de acessar sozinho;
  • Viaje por conta própria se prefere aventura e flexibilidade. Essa opção é perfeita para quem quer gastar menos e se aventurar de acordo com seus planos. Porém demanda que o turista alugue um carro 4×4 ou se locomova de transporte público;
  • Faça suas reservas antecipadamente. Dessa maneira você será capaz de evitar imprevistos e estresses. Então compre seus ingressos, passagens e combine a hospedagem. E não se esqueça de confirmar tudo antes de viajar.

 

Reserve suas férias para a viagem à Rota das Emoções. E não se arrependa de uma aventura relaxante em terras nordestinas. Até porque será um dos destinos mais marcantes da sua vida!

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Ilha de Guajiru Ceara
Ilha do Guajiru: Onde Fica, Kitesurf, Pousadas, Restaurantes e Dicas!
Vista aérea de lagoa em Atins
O que fazer em Atins? Como ir, turismo, praias e pousadas!
Aquiraz
Aquiraz CE – Onde fica, atrativos turísticos, praias e hospedagens!
Canoa Quebrada em Aracati
O que fazer em Aracati CE – Praias, roteiros e dicas imperdíveis!
Fortaleza - Letreiro a beira da praia
Praia do Futuro em Fortaleza – Melhores Dicas, Roteiros e Hotéis!
Veja Todas > Booking.com
COVID-19

COVID-19

Saiba o que fazer em relação as suas viagens de ônibus