Meu pedido Fale conosco
Atendimento

Ubajara Ceará: Conheça os 5 Melhores Atrativos Para Você Fazer!

Bondinho no parque do Ubajara

O Interior do Ceará é conhecido por possuir lugares belíssimos, e ricos em cultura e natureza. O maior exemplo disso é Ubajara, um local que possui diversos atrativos turísticos, sendo o principal deles o Parque Nacional de Ubajara que foi construído com o intuito de preservar a vegetação da região, como a caatinga e as florestas tropicais.

Ficou com vontade de conhecer esse paraíso cheio de verde e com clima aconchegante? Para ajudar, separamos algumas dicas e cinco passeios que devem ser feitos em Ubajara Ceará. Confira!

+ Veja Também O Que Fazer em Praia de Flecheiras – Ceará: Roteiros e Dicas!

Dicas para curtir Ubajara Ceará

Parque nacional de Ubajara Fonte: Wikipedia

Para chegar em Ubajara de ônibus é necessário primeiro comprar as passagens, e depois desembarcar na rodoviária de Fortaleza. Lá é preciso procurar pelo ônibus indicado no bilhete, pois o mesmo te levará até Ubajara.

Se quiser chegar de avião, é necessário ir para o aeroporto de Fortaleza. Após chegar na cidade, deve partir para Ubajara através de ônibus ou de carro.

Para viajar de carro para Ubajara, partindo de Fortaleza, é necessário seguir a BR-222. O percurso possui em torno de 300 km, e é feito passando pela Rodovia da Confiança e depois pela Estrada do Teleférico.

A viagem de Fortaleza para Ubajara dura em torno de 4 horas, por isso recomendados que leve lanches e bastante água.
A cidade oferece um amplo catálogo de lugares bonitos e aconchegantes para se hospedar. Dentre os principais lugares está a pousada Sítio do Alemão que fica no meio da natureza, e o Neblina Park Hotel que oferece diversos passeios e atividades, sendo o ideal para quem vai levar crianças.

Para quem gosta de lugares tranquilos, a melhor época do ano para realizar o passeio é durante o período de fevereiro até junho, e de agosto até novembro, pois durante o resto do ano a quantidade de visitantes tende a aumentar bastante.
É preciso também tomar cuidado com as épocas de chuva na região, pois muitas vezes o acesso ao parque é interditado por esse motivo. O período que menos chove é de maio até setembro, tendo um aumento entre fevereiro e abril.



Roteiros para fazer no Parque Nacional

Trilha Ubajara Fonte: Trilhar e mochilar

O parque nacional oferece diversos roteiros que ficam a escolha do visitante qual deseja seguir, sendo eles:

  • Trilha da Ibiapaba: é um percurso considerado curto, onde são mostrados os principais lugares do parque nacional, além da casa da árvore e do Mirante do Pendurado;
  • Trilha da Samambaia: nela se pode conhecer o Mirante Gamaleira que proporciona uma vista fantástica de todo o parque, e várias cachoeiras, com ênfase na Cachoeira de Cafundó;
  • Trilha Ubajara: trilha que passa pela Gruta de Ubajara, e outros lugares belos do parque como em riachos e cachoeiras.

Esses roteiros são um destino maravilhoso para quem gosta de esportes e realizar trilhas. Por isso, é necessário estar com vestimenta adequada, e com tênis de caminhada para facilitar o acesso aos locais.

Além disso, pode-se levar lanches para comer no local, ou parar para visitar os diversos restaurantes próximos ao Parque Nacional de Ubajara.

+ Veja Também Descubra Quais São as Melhores Praias de Icapuí no Ceará!

5 Melhores atrativos para você fazer!

+ Veja Também 6 Destinos Baratos no Nordeste Para Ter Uma Viagem Inesquecível!

Serra da Ibiapaba

Serra da Ibiapaba Fonte: Profcarlospereira29

É na serra de Ibiapaba que fica localizado o Parque Nacional de Ubajara. Esse lugar é conhecido por possuir um clima mais ameno e pelas paisagens deslumbrantes que deixa qualquer visitante admirado, como grutas e cachoeiras.

A serra se torna ainda mais encantadora devido a sua mistura de cenários cheio de contrastes, pois fica localizada na floresta úmida da Mata Atlântica, mas também faz fronteira com a região de clima quente da Caatinga.

+ Veja Também Visite a Gruta de Maquiné, uma das belezas naturais de Cordisburgo, em Belo Horizonte

Gruta de Ubajara

Gruta de Ubajara Fonte: Diariodonordeste

Depois de percorrer todo o caminho da serra, fica a critério do visitante escolher andar por quatro horas para chegar na Gruta de Ubajara, ou chegar nela através de um teleférico, que possui a vantagem de mostrar do alto todas as paisagens.
Chegando no local em que fica a Gruta de Ubajara, que é considerada parada obrigatória para quem visita o local, o visitante se depara com diversas belezas naturais que contam a história do lugar. Por isso, o ideal é fazer uma visita guiada.

A Gruta é o ideal para quem procura conhecer lugares diferentes e está disposto a se aventurar, pois a mesma está localizada em uma depressão de 500 metros comparada ao nível do teleférico, e o percurso é um pouco escuro, sendo iluminado somente por alguns refletores.

+ Veja Também 9 Incríveis Cachoeiras no Rio Grande Do Sul, Você Precisa Ir !

Cachoeira do Cafundó

Cachoeira do Cafundó Fonte: Mapio

Após uma caminhada de três horas nas trilhas do Parque Nacional de Ubajara, é possível encontrar a Cachoeira de Cafundó, que possui quedas em torno de 15 metros de altura. Nesse local pode-se tomar um banho de água fria revigorante, com uma vista incrível da natureza do local.

Caso o visitante queira tomar banho nas cachoeiras do parque é necessário estar preparado, levando roupas de banho para trocar no local, e toalhas para se enxugar bem, pois o percurso pode ser escorregadio.

+ Veja Também Conheça os 7 Roteiros no Brasil Para Quem Curti uma Aventura!

Sítio do Bosco

Pessoa praticando slackline Fonte: Polifitema

Após uma pequena viagem de 45 minutos de carro, encontramos o sítio do Bosco que é ideal para quem deseja se aventurar praticando esportes radicais no meio da natureza. Lá o visitante tem a oportunidade de voar de parapente, descidas de rapel, ou até mesmo praticar slackline.

Além de oferecer tudo isso, o Sítio do Bosco disponibiliza hospedagem em um chalé localizado dentro do sítio, bar, banho de piscinas naturais, e uma vista sensacional que pode ser vislumbrada através do mirante.

+ Veja Também Parque Nacional do Caparaó: Onde fica, Cachoeiras e Roteiros!

Bica de Ipú

Bica de Ipú Fonte: Mapio

Depois de um trajeto em torno de 2 horas de carro, tem-se a queda d’água de 130 metros da bica de Ipu que é algo encantador. Não é à toa que esse foi um lugar bastante citado nos livros do escritor cearense José de Alencar.
A bica oferece uma boa estrutura aos visitantes, pois além de poder tomar banho nas águas de Ipú, o local possui restaurantes nos quais vendem comidas típicas cearenses.

+ Veja Também Chapada Diamantina: Descubra como Você Pode Aproveitar o Melhor!

Conheça Ubajara Ceará!

Tá esperando o que para conhecer Ubajara Ceará? Compre sua passagem e hospedagem em nosso site agora mesmo, e comece logo a fazer as malas para conhecer esse lugar deslumbrante!

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310