Ubajara Ceará: Conheça os 5 Melhores Atrativos Para Você Fazer!

Bondinho no parque do Ubajara
- Escrito por: Leila Simões

O Interior do Ceará é conhecido por possuir lugares belíssimos, e ricos em cultura e natureza. O maior exemplo disso é Ubajara, um local que possui diversos atrativos turísticos, sendo o principal deles o Parque Nacional de Ubajara que foi construído com o intuito de preservar a vegetação da região, como a caatinga e as florestas tropicais.

Ficou com vontade de conhecer esse paraíso cheio de verde e com clima aconchegante? Para ajudar, separamos algumas dicas e cinco passeios que devem ser feitos em Ubajara Ceará. Confira!

+ Veja Também O Que Fazer em Praia de Flecheiras – Ceará: Roteiros e Dicas!

Dicas para curtir Ubajara Ceará

Parque nacional de Ubajara

Fonte: Wikipedia

Para chegar em Ubajara de ônibus é necessário primeiro comprar as passagens, e depois desembarcar na rodoviária de Fortaleza. Lá é preciso procurar pelo ônibus indicado no bilhete, pois o mesmo te levará até Ubajara.

Se quiser chegar de avião, é necessário ir para o aeroporto de Fortaleza. Após chegar na cidade, deve partir para Ubajara através de ônibus ou de carro.

Para viajar de carro para Ubajara, partindo de Fortaleza, é necessário seguir a BR-222. O percurso possui em torno de 300 km, e é feito passando pela Rodovia da Confiança e depois pela Estrada do Teleférico.

A viagem de Fortaleza para Ubajara dura em torno de 4 horas, por isso recomendados que leve lanches e bastante água.
A cidade oferece um amplo catálogo de lugares bonitos e aconchegantes para se hospedar. Dentre os principais lugares está a pousada Sítio do Alemão que fica no meio da natureza, e o Neblina Park Hotel que oferece diversos passeios e atividades, sendo o ideal para quem vai levar crianças.

Para quem gosta de lugares tranquilos, a melhor época do ano para realizar o passeio é durante o período de fevereiro até junho, e de agosto até novembro, pois durante o resto do ano a quantidade de visitantes tende a aumentar bastante.
É preciso também tomar cuidado com as épocas de chuva na região, pois muitas vezes o acesso ao parque é interditado por esse motivo. O período que menos chove é de maio até setembro, tendo um aumento entre fevereiro e abril.

Roteiros para fazer no Parque Nacional

Trilha Ubajara

Fonte: Trilhar e mochilar

O parque nacional oferece diversos roteiros que ficam a escolha do visitante qual deseja seguir, sendo eles:

  • Trilha da Ibiapaba: é um percurso considerado curto, onde são mostrados os principais lugares do parque nacional, além da casa da árvore e do Mirante do Pendurado;
  • Trilha da Samambaia: nela se pode conhecer o Mirante Gamaleira que proporciona uma vista fantástica de todo o parque, e várias cachoeiras, com ênfase na Cachoeira de Cafundó;
  • Trilha Ubajara: trilha que passa pela Gruta de Ubajara, e outros lugares belos do parque como em riachos e cachoeiras.

Esses roteiros são um destino maravilhoso para quem gosta de esportes e realizar trilhas. Por isso, é necessário estar com vestimenta adequada, e com tênis de caminhada para facilitar o acesso aos locais.

Além disso, pode-se levar lanches para comer no local, ou parar para visitar os diversos restaurantes próximos ao Parque Nacional de Ubajara.

+ Veja Também Descubra Quais São as Melhores Praias de Icapuí no Ceará!

5 Melhores atrativos para você fazer!

+ Veja Também 6 Destinos Baratos no Nordeste Para Ter Uma Viagem Inesquecível!

Serra da Ibiapaba

Serra da Ibiapaba

Fonte: Profcarlospereira29

É na serra de Ibiapaba que fica localizado o Parque Nacional de Ubajara. Esse lugar é conhecido por possuir um clima mais ameno e pelas paisagens deslumbrantes que deixa qualquer visitante admirado, como grutas e cachoeiras.

A serra se torna ainda mais encantadora devido a sua mistura de cenários cheio de contrastes, pois fica localizada na floresta úmida da Mata Atlântica, mas também faz fronteira com a região de clima quente da Caatinga.

+ Veja Também Gruta de Maquiné, uma das belezas naturais de Cordisburgo, em Belo Horizonte

Gruta de Ubajara

Gruta de Ubajara

Fonte: Diariodonordeste

Depois de percorrer todo o caminho da serra, fica a critério do visitante escolher andar por quatro horas para chegar na Gruta de Ubajara, ou chegar nela através de um teleférico, que possui a vantagem de mostrar do alto todas as paisagens.
Chegando no local em que fica a Gruta de Ubajara, que é considerada parada obrigatória para quem visita o local, o visitante se depara com diversas belezas naturais que contam a história do lugar. Por isso, o ideal é fazer uma visita guiada.

A Gruta é o ideal para quem procura conhecer lugares diferentes e está disposto a se aventurar, pois a mesma está localizada em uma depressão de 500 metros comparada ao nível do teleférico, e o percurso é um pouco escuro, sendo iluminado somente por alguns refletores.

+ Veja Também 9 Incríveis Cachoeiras no Rio Grande Do Sul, Você Precisa Ir !

Cachoeira do Cafundó

Cachoeira do Cafundó

Fonte: Mapio

Após uma caminhada de três horas nas trilhas do Parque Nacional de Ubajara, é possível encontrar a Cachoeira de Cafundó, que possui quedas em torno de 15 metros de altura. Nesse local pode-se tomar um banho de água fria revigorante, com uma vista incrível da natureza do local.

Caso o visitante queira tomar banho nas cachoeiras do parque é necessário estar preparado, levando roupas de banho para trocar no local, e toalhas para se enxugar bem, pois o percurso pode ser escorregadio.

+ Veja Também Conheça os 7 Roteiros no Brasil Para Quem Curti uma Aventura!

Sítio do Bosco

Pessoa praticando slackline

Fonte: Polifitema

Após uma pequena viagem de 45 minutos de carro, encontramos o sítio do Bosco que é ideal para quem deseja se aventurar praticando esportes radicais no meio da natureza. Lá o visitante tem a oportunidade de voar de parapente, descidas de rapel, ou até mesmo praticar slackline.

Além de oferecer tudo isso, o Sítio do Bosco disponibiliza hospedagem em um chalé localizado dentro do sítio, bar, banho de piscinas naturais, e uma vista sensacional que pode ser vislumbrada através do mirante.

+ Veja Também Parque Nacional do Caparaó: Onde fica, Cachoeiras e Roteiros!

Bica de Ipú

Bica de Ipú

Fonte: Mapio

Depois de um trajeto em torno de 2 horas de carro, tem-se a queda d’água de 130 metros da bica de Ipu que é algo encantador. Não é à toa que esse foi um lugar bastante citado nos livros do escritor cearense José de Alencar.
A bica oferece uma boa estrutura aos visitantes, pois além de poder tomar banho nas águas de Ipú, o local possui restaurantes nos quais vendem comidas típicas cearenses.

+ Veja Também Chapada Diamantina: Descubra como Você Pode Aproveitar o Melhor!

Conheça Ubajara Ceará!

Tá esperando o que para conhecer Ubajara Ceará? Compre sua passagem e hospedagem em nosso site agora mesmo, e comece logo a fazer as malas para conhecer esse lugar deslumbrante!

Foto de perfil - Leila Simões
Leila Simões
Sou uma agente de viagens profissional. Através de dicas de viagens, divido experiências que coleciono ao longo de mais de 10 anos de histórias viajando ao redor do mundo.
Organize sua Viagem
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza