Meu pedido Fale conosco
Atendimento

Cavalcante – Goiás: Onde fica, Como ir, Melhores Roteiros e Dicas!

Cachoeira em Cavalcante

Cavalcante é um município localizado em Goiás, mais precisamente na região da Chapada dos Veadeiros. Abrigando 70% da área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, é um destino ainda pouco explorado pelos viajantes.

Por lá, você encontra mais de 100 cachoeiras, diversos cânions, grutas, mirantes, piscinas naturais, serras e vales. Para os mais corajosos que curtem esportes de aventura, este é o lugar perfeito. Quer conhecer mais sobre ele? Confira!

Como chegar

Lagoa em cavalcante

Fonte: Curta mais

Existem diversas maneiras de chegar a Cavalcante. Listamos as principais delas abaixo:

  • Avião: se mora muito longe e precisa pegar avião, desembarque no aeroporto de Brasília, o mais próximo de Cavalcante. Porém, ainda terá que encarar 322 quilômetros de ônibus ou carro para chegar até o seu destino.
  • Carro: partindo da capital federal, você pode pegar a BR 020 em direção a Formosa, até chegar na rodovia GO 118 e posteriormente a GO 421, que leva a Cavalcante.
  • Ônibus: por fim, outra opção é realizar este mesmo trajeto de ônibus. Na rodoviária de Brasília, diariamente saem ônibus em direção a Cavalcante ou cidades próximas.

O que visitar?

Cavalcante possui inúmeros destinos turísticos incríveis para explorar. Separamos alguns dos principais para você aproveitar:

Ponte de Pedra

Ponte de Pedra

Fonte: Caurs

Considerado um dos principais pontos turísticos do país, a Ponte de Pedra é uma formação rochosa de 1.414 metros de altitude formada acima do Rio São Domingos. Com uma paisagem incrível, é um lugar perfeito para os mais aventureiros. O arco de pedra imenso aberto leva a um cânion estreito e incrível, com um salto de aproximados 100m de altura.

Cachoeira da Capivara

Cachoeira da Capivara

Fonte: Curta mais

É um dos pontos turísticos mais visitados da região, pois conta com inúmeras quedas d’água e um grande poço de água transparente para banho. A cachoeira está localizada próxima da comunidade Kalunga Engenho II, onde estão também a Cachoeira Santa Bárbara e a Cachoeira Candaru. Ou seja, se você planejar bem, consegue aproveitar os três pontos em um único dia.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Cachoeira no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Fonte: Youtube

Criado em 1961, o Parque protege uma área de aproximadamente 240.611 hectares e está inserido no bioma Cerrado. Lá você encontra várias formações vegetais, nascentes e cursos d’água, rochas e paisagens deslumbrantes. Em 2001, foi declarado Patrimônio Mundial Natural em 2001 pela UNESCO. Além da conservação, o Parque é palco para pesquisa científica, educação ambiental e a visitação pública. A caminhada e os banhos de cachoeira são as principais atividades do local.

Cachoeira Santa Bárbara

Cachoeira Santa Bárbara

Fonte: Levesemdestino

Com intensos tons de azul claro, lembra o mar do Caribe e por conta disso, tornou-se um dos locais mais visitados pelos turistas. Possui 30 metros e em dias mais serenos, a transparência da água impressiona os visitantes, que aproveitam a paisagem para registrar os momentos incríveis. Uma informação importante é que a cachoeira está localizada a 120 quilômetros da cidade de Cavalcante, por isso, exige tempo para chegar.

Cachoeira Candaru

Cachoeira Candaru

Fonte: Quilombokalunga

É um daqueles paraísos secretos, explorados por poucos turistas e perfeito para quem quer um tempo mais isolado com a natureza. Apesar de fazer parte da mesma rota da Cachoeira Santa Bárbara e da Cachoeira da Capovara, tem um acesso mais difícil e por isso, muitos turistas acabam deixando de lado. Porém, com certeza é uma das mais bonitas, formada por uma linda queda d’água com cerca de 70 metros de altura e que cai em um grande poço de água verde e transparente.

Cachoeira Ave Maria

Cachoeira Ave Maria

Fonte: Permeandoporai

Fica localizada na Serra da Ferradouro e possui uma queda de 120 metros, cortando um imenso paredão. O visual pode ser observado do mirante Nova Aurora, a 14km do centro de Cavalcante.

Outros pontos turísticos que você pode explorar são: Comunidade Kalunga Engenho II, Vão das Almas, Vão do Moleque, Vale das Araras, Cachoeira do Segredo, Cachoeira Barroco, Cachoeira Santa’Ana, Cachoeira Renascer, Cachoeira São Bartolomeu, Cachoeira Toca da Onça, Cachoeira Véu da Noiva, Cachoeira São Félix, Cachoeira Poço Encantado, Cachoeiras Rei do Prata e Urubu Rei, Parque Municipal do Lava-Pés e Reserva Bacupari.

Onde ficar?

Cavalcante possui muitas opções de hospedagem, com destaque para Pousada Vale das Araras, Pousada Manacá, Pousada Vila dos Ipes e Pousada Fazenda Veredas, lugares mais próximos a alguns dos principais destinos turísticos da cidade.

Quando ir?

O local recebe turistas durante o ano inteiro, pois a temperatura média de Cavalcante é de 24 a 26ºC. No entanto, se você é daqueles que gosta de aventura, a melhor época é o período de estiagem, quando a temperatura está mais baixa, chove pouco e as pedras não estão quentes nem escorregadias, evitando acidentes. Se este é seu perfil, a melhor época para visitação de Abril a Outubro.

Já se você deseja apenas aproveitar o dia perto de uma paisagem encantadora, Julho e Agosto as águas estão mais cristalinas devido ao período de maior seca no cerrado, acentuando ainda mais a beleza do lugar.

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Encontre sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Encontre sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone Calendário
Ícone Calendário

VEJA TAMBÉM:

Veja Todas >

Pensando em viajar?

Pacotes turísticos
Pacotes turísticos
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310