O Que Fazer no Parque Nacional das Emas – Atrativos e Diferenciais!

Parque Nacional das Emas - Vegetação

26/08/2021

Antes de visitar o Parque Nacional das Emas, é importante saber que é um território totalmente diferente de qualquer outro lugar do Brasil. De modo que é o ambiente ideal a quem busca contemplação da grande variedade de flora e fauna que habita o país. Sendo comparado a um zoológico ao ar livre.

Até porque é um dos parques nacionais mais conservados. Exibindo a presença de cachorro do mato, lobo guará, veado campeiro, tatu, entre outros animais. Além de mais de 600 espécies de aves, como emas, avestruz, corujas, gaviões e araras. Todos admirados no caminho de safari, realizado de carro, bicicleta ou trilha.

Assim sendo, se você se considera um grande aventureiro, o Parque Nacional das Emas com certeza irá te impressionar! Com os seus 132 mil hectares que distribuídos pelos municípios de Mineiros (GO), Chapadão do Céu e Costa Rica (MS).

 

+Veja também Parques Nacionais – 5 Destinos Incríveis para Visitar!

 

História do Parque Nacional das Emas

Rio Parque das Emas

Fonte: Mineiros.com

Por muito tempo, a partir de 1616, a colonização do Cerrado e de diversas áreas do Brasil foram o grande foco dos europeus. Já que ao invadir alguns territórios ainda não habitados, se observou vantagens em suas terras. Principalmente voltado ao uso para a agricultura e pecuária.

Logo, nos anos 90, mais de 40% dos Cerrados já estavam tomados. De modo que, a partir de então, Filogônio Garcia, dono da fazenda Formoso, buscasse pela proteção e conservação de seu solo. Uma vez que se tratava de uma das poucas regiões não devastadas. E com alguma preocupação com o meio ambiente.

Até porque sua área ainda possuía uma natureza rica. Apresentando: campo limpo, campo sujo, matas ciliares e veredas. Além de seus inúmeros animais que compunham o território e o mantinha puro. Ou seja, livre da interferência humana e suas tecnologias.

Assim, em janeiro de 1961, a área foi decretada como Parque Nacional das Emas. Em homenagem à grande quantidade dessa espécie de ave habitada no local. Dessa forma, se tornou mais fácil preservar e estudar o desenvolvimento do seu ecossistema. E proteger as nascentes do rio Formoso e Jacuba, da bacia do rio Paraná.

Além disso, em 2001, esse território, assim como a Chapada dos Veadeiros, passou a ser considerado patrimônio mundial natural, pela Unesco. Já que seu ecossistema tropical é um dos mais antigos e variados do mundo.

Como chegar

Entrada Parque Nacional das Emas

Fonte: Quero Mochilar

O Parque Nacional das Emas está situado na porção sudoeste Goiás e parte de Mato Grosso. De modo que é possível acessar por Mineiros, Chapadão do Céu ou Serranópolis. Percorrendo alguns acessos asfaltados e outros não.

Para chegar ao local, você pode optar por seguir de ônibus ou carro pela GO-302 e 050, e pela BR-060. Caso parta de Brasília ou Goiânia. Uma boa opção para quem vem de outros estados ainda é a escolha por viajar de avião. Para então alugar um carro ao chegar em Mato Grosso do Sul ou Goiás.

A partir da capital Campo Grande (MS), siga pela BR-163 até BR-060, avançando até a MS-316. Além disso, você pode tentar MS-306, no município de Chapadão do Sul, entrando pela MS-223. Por esse caminho, acesse o parque pelo portão Bandeira a 47km.

Caso prefira seguir pelo principal acesso a partir de Mineiros, vá pela GO-341 e entre pelo portão Jacuba.

O que fazer no Parque Nacional das Emas

O passeio ao Parque Nacional das Emas reserva uma grande aventura aos turistas. Portanto esteja ciente de que esse não é um destino a quem deseja apenas contato com a natureza e paz. Já que coloca a prova parte da coragem e alma aventureira do visitante. Então confira a seguir algumas atrações turísticas do local. E não perca nenhuma diversão!

Uma dica essencial é adquirir um ingresso antecipadamente por meio de Agências de Turismo ou em Centros de Atendimentos ao Turista (CATs).

Boia cross

Boia Cross em Rio

Fonte: Prefeitura de Mineiros

Em contrapartida, o boia cross é uma atividade mais radical que percorre as correntezas de 1200km do rio Formoso. Durando 40 minutos de muita adrenalina em águas fortes e geladas.

Assim, antes da sua prática, é importante realizar um tipo de treino rápido. Permitindo a diversão de qualquer indivíduo a partir dos 12 anos.

Passeio de bote

O passeio de bote é uma das atividades mais adoradas do parque. Visto que proporciona uma admiração de cerca de 2 horas pelo rio Formoso. Além disso, pode ser feito com ou sem flutuação, sempre com auxílio de equipamentos de mergulho.

Seu ponto positivo é a possibilidade de mergulho em algumas áreas do caminho. Que costumam ser indicadas pelo instrutor. De modo a haver paradas no passeio.

Safari de carro

Safari de Carro - Parque Nacional das Emas

Fonte: Mineiros.com

Para visitar o safari de carro o turista por decidir dirigir com seu próprio carro, de preferência 4×4. Ou seguir com o carro safari. Ao optar pelo carro safari é importante reservar um horário. Já que o serviço é terceirizado. De modo que é comum que haja períodos de não funcionamento.

A partir de então, é cobrada uma taxa de mais ou menos R$200,00 para contratar o veículo que comporta 20 pessoas.

Esse tipo de contemplação do Parque Nacional das Emas acaba se tornando a principal atração local. Uma vez que proporciona um passeio de 8 horas por toda a extensão do parque. Possibilitando a contemplação de toda a fauna e flora. Com explicação de um guia que acompanha os visitantes em todo o percurso.

Ciclismo

Além da opção de admirar o parque em passeios de carro, o turista também pode escolher trilhar algumas áreas a pé ou de bicicleta. Uma vez que é possível realizar uma trilha autoguiada. Acessando do portão Jacuba ao Bandeira.

Nessa atividade, você pode utilizar sua própria bike ou alugar uma por um preço acessível. Mas fique atento ao tipo de taxa a ser paga. Pois há pagamento por hora ou por dia. Nesses casos de aluguel, muitas vezes vale mais a pena o valor diário. Já que possibilita que o turista se divirta sem preocupações.

Onde se hospedar próximo à região

Mineiros GO - Cidade

Fonte: Mineiros.com

Decido a visitar o Parque Nacional das Emas, então se atente aos locais de hospedagem. Os mais próximos estão situados em Chapadão do Céu ou Mineiros, ambos em Goiás.

As pousadas e hotéis costumam apresentar ótima infraestrutura com estacionamento, wi-fi, café da manhã, serviço de limpeza e bom atendimento. Assim, alguns dos mais indicados são:

  • Pousada das Emas: com localização perfeita próxima ao portão sul do Parque Nacional das Emas. E estacionamento em frente ao quarto;
  • Vitor Hotel: perfeito para quem quer levar o pet. Além de ser bem completo. Já que possui louge e serviços de lavanderia e passadeira;
  • Gran Park Hotel & Convenções: ideal para quem viaja, mas precisa trabalhar. Pois possui business center, salas de reunião e escrivaninha nos quartos. Não bastando, ainda oferece academia e hidromassagem.

Melhor período para viajar

Rio de Águas Claras - Parque das Emas

Fonte: Viagens Possíveis

Para visitar o Parque Nacional das Emas, o turista por optar por qualquer época do ano. Já que aceita visitações em todos os meses. Contudo é essencial se atentar aos períodos de chuvas e queimadas. Uma vez que pode tornar a área perigosa e precária. Atrapalhando os planos de quem deseja admirar a natureza.

Sendo assim, sugerimos que evite as queimadas que ocorrem de junho até setembro. E as chuvas de março e dezembro.

Além disso, que tal se aventurar em outubro e novembro? Isso porque são os meses em que surge uma grande atração: a bioluminescência dos cupinzeiros. Algo que acontece devido à uma espécie de vagalumes que deposita seus ovos nos cupinzeiros do parque. A partir de então, as larvas passam a emitir uma luz. De modo a atrair outros insetos para sua alimentação.

Diferencial do Parque Nacional das Emas

Bioluminescência - Parque Nacional das Emas

Fonte: Mineiros.com

Além da bioluminescência dos grandes cupinzeiros, o Parque Nacional das Emas ainda chama atenção pela Via Láctea que pode ser vista e contemplada a olho nu. Proporcionando paisagens jamais observadas nas grandes cidades repletas de altos prédios e poluição.

Assim, com belezas do bioma Cerrado do município de Chapadão do Céu jamais vistas em outros países e comparadas aos safaris da África, o parque disponibiliza experiências nunca imaginadas em terras brasileiras. Promovendo respeito e reconhecimento do que há de natural e belo em nosso país.

 

Agora sim, faça suas malas e se prepare para a maior das suas aventuras em terras naturais do Brasil! Compre sua passagem de ônibus e aproveite!

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Cachoeira em Cavalcante
Cavalcante – Goiás: Onde fica, Como ir, Melhores Roteiros e Dicas!
Crianças no Rio Quente Resorts
Rio Quente Resorts: Como Chegar, Atrativos e Hospedagens!
Santuário Basílica do Divino Pai Eterno em Trindade
Trindade GO – Conheça os melhores roteiros para você fazer!
Homens fazendo trilha na Chapada dos Veadeiros
Melhores Trilhas na Chapada dos Veadeiros em Goiás!
Rio em Bonito
Hospedagem em Bonito: Saiba Como Escolher o Melhor Hotel!
Veja Todas > Booking.com
COVID-19

COVID-19

Saiba o que fazer em relação as suas viagens de ônibus