O Que Fazer em São Miguel do Gostoso? Melhores Roteiros Para Você!

Praia de São Miguel do Gostoso

05/12/2019

Seu nome pitoresco reserva uma série de atividades e muita paz para seus visitantes, São Miguel do Gostos é uma cidade que é banhada pelas águas do Rio Grande do Norte, com jeitinho de uma vila de pescadores que fica localizado a aproximadamente 100Km de Natal. Possui cerca de 10 mil habitantes, com praias de águas calmas, mornas e com paisagens de tirar o fôlego.

Existem três coisas que são levadas a sério em São Miguel do Gostoso: Descanso, Romance e Tranquilidade. São praticamente regras básicas contidas na cartilha da cidade. Devido a esses mandamentos, torna-se um pouco diferente das demais cidades do Nordeste que adora um agito. A simplicidade é o principal cartão de visita da cidade, porém oferece uma ótima estrutura para seus visitantes que desejam conhecer o estilo de vida dos gostosenses (nomenclatura para o povo da região).

Com suas águas calmas e brisa forte sempre batendo, a cidade é praticamente a casa dos praticantes de esportes aquáticos, como: Windsurf e Kitesurf. Caso você ainda não seja adepto ao esporte, você pode aprender por lá mesmo, existem aulas e escolinhas que ensinam as modalidades para os turistas, tenho certeza de que você vai amar!

Uma curiosidade sobre o nome da cidade, você porque ela se chama São Miguel do Gostoso? O nome “Gostoso” foi acrescido à cidade devido ao homem contador de histórias que abrigava viajantes em sua residência e contava inúmeras histórias para eles, sua risada era muito gostosa e com isso todos passaram a chama-lo de “Seu Gostoso”, a partir daí a cidade era procurada como a Cidade de São Miguel do Seu Gostoso, até que ficou oficial São Miguel do Gostoso.

+ Veja Também O Que Fazer em Praia de Flecheiras – Ceará: Roteiros e Dicas!

Conhecendo as praias de São Miguel do Gostoso

Não existe dúvidas que um dos principais atrativos da região são suas praias e belas paisagens, que são muito limpas e desertas, em grande parte do ano. Não existem barracas ou quiosques próximo ao mar, são praias feitas para admirar sua beleza e aproveita-las. Conheça as principais praias da região:



Praia da Xêpa

 

É a praia com a localização mais centralizada, pois é bem próxima à principal rua da cidade, em um ponto com grande movimento, com lojas e também restaurantes. Mesmo assim, a praia ainda consegue ser deserta e com diversos coqueiros que balançam com brisa forte do mar.

Praia de Tourinhos

Rochas na Praia de Tourinhos Fonte: Viajante comum

É considerada a praia mais bonita da região, possui formações rochosas das dunas que foram petrificadas há mais de 2.500 anos. Ela é praticamente deserta, possui poucas ondas, uma areia bem fofa e alguns recifes. Existe um ponto nas pedras que existe uma fenda, e quando está na maré alta, jorram jatos d’água, que fez o local ficar conhecido como Suspiro da Baleia. O pôr do sol é outro ponto imperdível, vale a pena ficar e contemplar!

Praia do Marco

 

Possui águas cristalinas, com uma grande faixa de areia livres de guarda-sol, a réplica do marco que fica localizado em frente à capelinha, chama atenção dos seus visitantes.

Praia Ponta do Santo Cristo

 

É considerada a melhor praia do Brasil para a prática de esportes náuticos à vela, como Kitesurf e Windsurf.

Praia do Cardeiro

Suas águas são bem tranquilas, próprias para crianças, o tom é levemente esverdeado. Existe também um pequeno laguinho que é formado com água da chuva.

O que fazer em São Miguel do Gostoso

Interior da Igreja de São Miguel do Arcanjo Fonte: Mapio

Para que gosta de passeios históricos, a primeira dica é para conhecer a Igreja de São Miguel do Arcanjo, pois a história da Igreja está diretamente e de forma muito intima ligada à cidade Sua origem foi em uma pequena capela que foi construída por um comerciante, no século 19, que foi curado graças a uma intercessão divina, cura essa atribuída à São Miguel do Arcanjo.

Após ter sido curado, ele cumpriu sua promessa e ergueu a capela em homenagem ao santo, e daí surgiu o nome da cidade. A antiga capela deu lugar para a atual capela, que foi feita em alvenaria, erguida pelos moradores, com imagens, pinturas e uma delicada capela dedicada ao Santíssimo.

Para quem prefere um bom mergulho e conhecer um lugar incrível, as piscinas naturais é melhor lugar para ir. As piscinas naturais de Perobas é a opção perfeita. O passeio parte da praia de Perobas e com 15 minutos de lancha em direção ao oceano, chega-se a uma enorme piscina natural com águas cristalinas. Você pode utilizar snorkel, nadar ou mergulhar com cilindro.

Saiba onde comer em São Miguel do Gostoso

Restaurante Pantai Bar Fonte: Viajante comum

Para os dias em que você não estiver em passeio ou conhecendo novos lugares, existem lugares que você precisa experimentar a culinária, principalmente no período na noite. São, na verdade, duas ruas: Avenida Enseada das Baleias e Rua Cavalo Marinho, uma fica bem próximo da outra.

Você comer no Pantai Bar e restaurante que possui uma culinária exótica, que mistura sabores asiáticos com brasileiros. O Quintal Pizza é uma ótima pedida, tem também Gênesis RestoBar, que possui uma gastronomia bem exótica e Borogodó, que é um GastroPub.

Como alugar um carro em São Miguel do Gostoso

Buggy no alto das dunas em frente ao lago Fonte: Brasil ecotur

Por ser uma cidade pequena, é possível realizar muitas das atividades a pé, sem a necessidade de carro ou qualquer outro tipo de meio de transporte. Mas se prefere ter o carro para conseguir ir a todos os lugares que tiver vontade, você pode alugar um carro ou um buggy, onde o melhor lugar é na RentCars.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Parrachos de Maracajaú
Parrachos de Maracajaú – Como Chegar, Passeios e Dicas!
Praia de São Miguel do Gostoso
O Que Fazer em São Miguel do Gostoso? Melhores Roteiros Para Você!
Passeio de Buggy nas Dunas de Genipabu
Melhores Roteiros Para Fazer nas Dunas de Genipabu em Natal!
Pessoas em piscina natural em Maracajaú
O que Fazer em Maracajaú: Onde Fica, Mergulhos, Praias e Dicas!
Rota Ecológica dos Milagres
O Que Fazer na Praia da Pipa – RN: Praias, Roteiros e Dicas!
Veja Todas >
Cadastur