Os 11 Melhores Roteiros na Cidade de Paraty no Rio de Janeiro!
Meu pedido Fale conosco
Atendimento

Os 11 Melhores Roteiros na Cidade de Paraty no Rio de Janeiro!

Costa Verde em Paraty

Paraty é uma cidade histórica localizada no estado do Rio de Janeiro, no litoral sul. De belezas naturais incríveis e um centro histórico inigualável, ela é conhecida também como a Veneza Brasileira.

No texto de hoje, separamos os 8 melhores roteiros da cidade de Paraty, de acordo com turistas e com os moradores. Se você vai passar uns dias nesse paraíso, não deixe de anotar nossas dicas. Confira!

1- Arte na Rua

Artistas de Rua em Paraty Fonte: Pinterest

Nossa primeira dica é que você pare, respire e dê uma volta pelas ruas da cidade. Por lá, eles possuem um movimento chamado “arte na rua”. Como o próprio nome diz, diversos artistas se espalham nas ruas da cidade, cantando, dançando e tocando instrumentos. É um roteiro imperdível para o turista que quer relaxar e aproveitar o dia descansando e curtindo um momento de desconexão com o estresse da cidade.

2 – Cais do porto

Barcos de Paraty

Ali por perto, há também o cais do porto, onde as pequenas embarcações se concentram. É de lá também que saem alguns passeios que iremos indicar ao longo do texto. Se você puder ficar em um hotel próximo ao centro – especialmente se estiver sem carro – faça isso. Assim, poderá ir até o cais a pé e aproveitar ao máximo o que a cidade tem para oferecer.

3 – Centro Histórico de Paraty

Centro Histórico de Paraty

O centro de Paraty é imperdível. Imagine fazer uma viagem no tempo, com direito a ruas de pedras, charretes espalhadas pela cidade e um clima Português que toma conta do lugar? Paraty é um patrimônio histórico, ou seja, por lá ainda estão os casarões da época da colonização e todas as características mais antigas do nosso país.

Vale a pena ficar de olho na maré! Por lá, quando há cheias, as ruas podem ficar tomadas pela água do mar – por isso o apelido de Veneza Brasileira!

Mas nem isso afugenta os turistas. O calor intenso, a brisa do mar e o clima colonial encantam quem desembarca por lá.

4 – Passeio de escuna

Passeio de escuna em Paraty

O passeio de escuna é um dos mais requisitados de Paraty, já que algumas das mais incríveis praias da cidade ficam em pontos isolados, onde só os barcos conseguem chegar. Por isso, vale muito a pena embarcar nessa aventura logo nos primeiros dias.

O embarque costuma ocorrer geralmente pela manhã, entre 9 e 10 horas, pertinho do cais do porto. A dica é chegar com uma certa antecedência ou até mesmo comprar seu ingresso um dia antes – isso evitará filas em dias cheios.

O passeio vai te levar para as ilhas mais incríveis da cidade, a maioria de águas cristalinas, com direito a peixinhos nadando junto com você e piscinas naturais cercadas pela mata atlântica. Um verdadeiro paraíso!

5 – Cachoeira da Pedra Branca

Cachoeira da Pedra Branca em Paraty

Por uma trilha específica, é possível chegar até a cachoeira da Pedra Branca, uma das mais bonitas da região. Após a queda d’agua, forma-se uma piscina natural geladinha e extremamente limpa. É para lavar a alma e se livrar de todo o estresse da cidade.

6 – Cachoeira do Tobogã

Cachoeira do Tobogã em Paraty

Mais uma cachoeira que deve estar no seu roteiro de Paraty! A cachoeira do Tobogã tem esse nome por formar – em uma grande pedra- uma descida íngreme, que faz a alegria dos mais aventureiros. Não indicamos que você deixe crianças pequenas fazerem a descida, tudo bem?

Vale a pena conhecer o lugar, que requer um guia, pois a trilha é um pouco escondida. Porém, passeios para lá não faltam!

7  – Trindade

Praia da Trindade em Paraty

Do ladinho de Paraty, temos Trindade, uma vila incrível e que esconde as mais belas praias do estado. Quase deserta, Trindade é o refúgio ideal para quem ama a natureza e quer se conectar com ela.

A apenas 25 km de Paraty, é possível ir de carro até a vila, porém, as praias possuem um acesso mais restrito, sendo preciso atravessar algumas trilhas para chegar até elas. Mas valerá a pena quando você chegar e encontrar areias fofinhas e clarinhas, além de uma água quase intocada pelo homem, limpa e cristalina. Um passeio incrível!

 8 – Ilha do Pelado

Ilha do Pelado em Paraty

Por fim, nosso último roteiro é a Ilha do Pelado, que pode ser acessada com as escunas e barcos da região. Um lugar fantástico, que conta com piscinas naturais de águas transparentes, pedras que parecem desenhadas e areia limpinha.

O lugar é semi-deserto e você vai se perder no tempo por lá. Leve sua câmera fotográfica, porque ela vai ser muito útil!

9 – Igreja de Santa Rita

Igreja de Santa Rita - Paraty

Fonte: Flickr

A igreja de Santa rica é a mais antiga da cidade, construída em 1722. Erguida na época da colonização, ela é um marco histórico na cidade e merece sua visita. Localizada em frente à uma baía e de costas para a mata virgem, o lugar encanta pela beleza natural e pela arquitetura diferenciada. Um passeio que vale a pena ser feito!

10 – Festa do Divino

Festa do Divino em Paraty

Fonte: Oglobo

A festa do divino ocorre sempre 50 dias antes da Páscoa e é um evento grandioso na cidade, que envolve um número bem elevado de turistas e moradores. A festa do divino conta com shows, gincanas e missas em horários pré-definidos.

Não deixe de participar se ela estiver ocorrendo no dia da sua hospedagem: a arquitetura colonial unida com uma festa tradicional dá um clima todo especial ao centro histórico, que fica ainda mais bonito!

11- Serra do Bocaina

Cachoeira do Santo Isidro no Parque Nacional da Serra da Bocaina - Paraty

Fonte: 1000 dias

A Serra da Bocaina é um dos lugares mais incríveis para se visitar em Paraty. Na cidade, há uma série de passeios que saem até o parque nacional, que abriga animais diversos e uma mata virgem espetacular. Por lá também há muita história e até Dom Pedro já percorreu aquelas trilhas.

Aproveite Paraty ao máximo!

Como aproveitar a noite no centro de Paraty

Além de todos esses pontos turísticos, Paraty tem muito mais! À noite, estique para um happy hour no centro da cidade, com direito a música ao vivo e barzinhos nas charmosas ruas de pedras. Seu estresse vai embora na mesma hora!

Não deixe também de aprender mais sobre a história do nosso país com os guias locais, que estão sempre de braços abertos para nos ensinar.

Como chegar até Paraty?

Quem mora em São Paulo pode comemorar: Paraty é pertinho e permite o acesso de ônibus. Como o centro da cidade não permite a entrada de carros, pode ser uma ótima opção. Veja o preço das passagens no site da Transportal.

Já quem vem de outros estados tem a opção de comprar uma passagem aérea até São Paulo ou até o Rio de Janeiro, de onde saem outros meios de transporte até a cidade. Faça sua escolha conforme a comodidade e também pensando na economia. Nem sempre viajar de carro é a melhor escolha – devido aos pedágios e ao cansaço físico.

Não deixe de visitar Paraty! A cidade vai te encantar e te fará querer voltar várias vezes. De praias exuberantes, histórias incríveis e uma arquitetura impressionante, por lá o tempo parou e faz seus visitantes entenderem o real significado de férias!

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310