6 Melhores Museus do Rio de Janeiro, Você Precisa Conhecer!
Meu pedido Fale conosco
Atendimento

6 Melhores Museus do Rio de Janeiro, Você Precisa Conhecer!

Museu do amanhã no Rio de Janeiro

Cada vez mais a sociedade tem se preocupado em estar sempre atualizada as novas tecnologias, em conhecer os novos shoppings centers, em maratonar as novas séries, e com isso acabam deixando em segundo plano a “vida real”.

Um bom exemplo disso é o Rio de Janeiro, que apesar do número de turistas crescer cada vez mais, muitos deles não aproveitam de fato as maravilhas culturais que a cidade tem a oferecer, já que estão concentrados em conhecer as “novidades” e os lugares mais “badalados”.

Não que isso seja algo errado, afinal quem não curte uma boa dose de agitação, não é mesmo?! Mas, o fato é que muitos tem deixado de lado locais que tem muito a oferecer intelectualmente como os museus do Rio de Janeiro, principalmente pela nova geração, que na maioria das vezes os vê como algo monótono, um pensamento totalmente equivocado.

Os museus do Rio de Janeiro assim como vários ao redor do mundo possuem um conjunto de obras fantásticas que contam a história do nosso país, nos ajudando a entender os acontecimento atuais, as mudanças ocorridas, assim como o entendimento de si próprio.

Se você está visitando ou visitará a cidade Carioca, não pode deixar de conferir os museus do Rio de Janeiro que contam desde a história da eletricidade do país, como a vida e trajetória da monarquia no Brasil, a evolução da ciência de nossa terra tupiniquim como a expressão de sentimento e pensamentos através das mais variadas artes.

Como de costume, separei aqui uma lista com os principais museus do Rio de Janeiro que com certeza você precisa conhecer, e de preferência com toda a família!

1 – Museu do Amanhã

Museu do amanha Fonte: Ciberia

Na minha opnião um dos museus do Rio de Janeiro mais interessantes e um dos mais importantes para a formação do caráter humano das crianças. Isso por que o Museu do Amanhã tem como principal objetivo mostrar e explicar o papel e poder da humanidade na construção do amanhã do planeta.

As exposições apresentadas estão sempre ligadas ao fato “toda ação á uma reação”, não para prever o “amanhã” e sim para acompanhar o desenvolvimento do nosso planeta de acordo com nossas escolhas e ações diárias.

Adultos e crianças são levados a entender seu papel de importância no que diz respeito a evolução humana e na regressão ou evolução deste planeta. Sem dúvidas não pode ficar de fora de sua lista.

Você pode saber mais informações sobre o Museu do Amanhã no site, assim como reservar seu ingresso.

+ Veja Também Descubra Quais Destino Você Pode ir Usando o VLT!

2 – Museu Histórico Nacional

Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro Fonte: Pinterest

Trata-se do museu histórico mais importante do país, já que abriga boa parte da história do Brasil, em um conjunto de edificações representativas de épocas de reinados, lutas, sofrimento e confrontos.

Com mais de 258 mil itens em seu acervo, dentre eles objetos, documentos e livros, o Museu Histórico Nacional envolve o visitante de uma forma peculiar, podendo remetê-los às respectivas épocas. Provavelmente pelo fato do museu contar histórias que aconteceram no próprio local em que se encontrem.

Se você tem curiosidade sobre os acontecimento históricos envolvendo a escravidão no país, a independência, assim como as defesas da época imperial, com certeza vai se encantar com o Museu Histórico Nacional. Para saber mais, acesse o site do Museu Histórico Nacional!

3 – Museu da Arte do Rio

Museu da Arte do Rio, Fachada Fonte: Porto maravilha

O Museu da Arte do Rio é a prefeito união do passado com o contemporâneo, desde sua estrutura física que divide-se no tombado Palacete Dom João VI e o edifício modernista ao lado, antes um terminal rodoviário.

O museu atua com a representação da história da cidade, através de suas exposições é mostrado os conflitos, cotidiano, expectativas, contradições e desafios da sociedade como um todo.

É possível conhecer a realidade de um povo através do olhar dos cidadãos comuns, sentir suas emoções e até mesmo seus sonhos, tudo isso nas exposições cheias de vida e emoção tratadas no Museu da Arte do Rio.

+ Veja Também 7 Dicas de Como Aproveitar Sua Viagem Para o Rio de Janeiro !

4 – Museu de Arte Moderna

Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro Fonte: Wikipedia

Ao visitar o Museu de Arte Moderna do Rio você estará mais próximo do que a mais belo e rico em nossa cultura artística moderna-contemporânea. O acervo do museu conta com obras de artistas como: Portinari, Tarsila, Volpi, Anita Malfati, Maria Martins, Lygia Clark, Lygia Pape, Segall, Di Cavalcanti, entre muitos outros grandes nomes.

Você pode saber mais sobre o MAM Rio ou reservar seu ingresso através do site do Museu de Arte Moderna.

5 – Museu Light da Energia

Museu Light da Energia no Rio de Janeiro Fonte: Vejario

Acredito que seja o museu preferido pelas crianças, já que existam muitas atividades e obras como o próprio nome já indica, cheias de luzes e energia, causando aquela sensação de “incrível” nos pequenos e até mesmo em adultos.

Uma iniciativa da companhia de energia Light o Museu Light da Energia pensado na educação de crianças e jovens da educação infantil ao ensino médio para aprendizagem sobre o funcionamento da energia, consumo inteligente e seu impacto na sociedade.

O mais bacana de tudo isso, é que tudo isso acontece através de atividades super interativas, as crianças são levadas a vivenciar cada etapa da visita, já que o museu conta com cidades cinematográficas, transportes e muito mais.

O melhor de tudo? É grátis! Por isso, não deixe de conhecê-lo em sua visita ao Rio.

+ Veja Também Descubra Dicas Como Evitar o Enjoo Durante Sua Viagem !

6 – Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro Fonte: Cursodavida

Atualmente o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBBRJ) está na lista dos 100 museus mais visitados do mundo, segundo publicação da revista inglesa The Art Newspaper em 2016.

No Rio de Janeiro, o Centro Cultural do Banco do Brasil ocupa a 26ª colocação com 2.216.880 visitantes, o CCBB de Brasília aparece no 59° lugar com 1.122.826 e o CCBB de São Paulo fica no 68° lugar com 965.929 visitantes.

O local abriga um grande acervo histórico, além de ser palco de grandes eventos e abrigar a importante biblioteca do Rio. Saiba mais no site.

Gostou dos principais museus do Rio de Janeiro? Compartilhe em sua rede social e fique ligado por que logo tem mais !

Busque sua PASSAGEM AÉREA
Icone calendário
Icone calendário
Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses 
(no colo)
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Icone calendário
Icone calendário
Cadastur

De segunda à sexta das 09:00 às 18:00 horas (exceto feriados).

Razão Social - Pbcom Assessoria e Participação S/C LTDA
CNPJ - 03.178.230/0001-33
Endereço - Av. Francisco Bicalho nº1,  mezanino, salas 31/34/35, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ. Cep:20220-310