Castelo dos Riachos em Eng. Paulo de Frontin – Visitas, Atrativos e Dicas

Fonte: Transportal
- Escrito por: Leila Simões

Já imaginou conhecer um castelo com estilo neoclássico romano e medieval? E o melhor, sem precisar sair do Brasil! Esse é o Castelo dos Riachos, cercado pela Mata Atlântica, cheio de atrativos e muita história.

Definitivamente, conhecer esse espaço mágico é uma experiência única para quem ama viajar e conhecer os detalhes da história que cada local guarda. Por isso, separamos uma matéria completa sobre tudo que você precisa saber sobre o Castelo dos Riachos!

Um pouco da História do Castelo dos Riachos

Castelo dos Riachos em Eng. Paulo de Frontin

Fonte: Transportal

A história do Castelo dos Riachos começa no século XIX, na época de Dom Pedro II, quando a região do Vale do Café, grande produtora do grão, precisava comercializar o café de forma mais rápida e econômica. Para isso, Dom Pedro II contratou engenheiros ingleses para construir uma ferrovia, e o local ideal para sua passagem era pela cidade de Paulo de Frontin. Foi então que se deu início à construção do Grande túnel 12.

Um dos ingleses que veio para o Brasil, Mr. Armstrong, apaixonou-se pela beleza da Mata Atlântica e dos riachos locais. A partir disso, ele decidiu construir um castelo que mesclasse as características neoclássicas romanas e medievais, com uma pitada da arquitetura inglesa. Assim, nasceu o Castelo dos Riachos, feito com as pedras retiradas do túnel.

Ao longo dos anos, o castelo passou por diferentes proprietários e chegou a ficar abandonado por algum tempo.

Mas, em 1982, o último dono restaurou o local e preservou os móveis antigos do interior do castelo.
Hoje, o Castelo dos Riachos oferece opções de lazer em meio à natureza e a oportunidade de mergulhar na história do local.

 

+Veja também Cidades Para Conhecer no Vale do Café – Roteiro Completo

 

Como chegar no Castelo dos Riachos

Entrada do Castelo dos Riachos

Fonte: Transportal

O Castelo dos Riachos está localizado entre as cidades de Mendes e Paulo de Frontin, na região do Vale do Café.

Essa região foi de grande importância para a economia brasileira no século XIX, responsável por produzir cerca de 75% do café consumido em todo o mundo. Se você está saindo do Rio, é fácil chegar até o destino. Basta seguir pela via Dutra em direção a Paracambi e subir a serra.

 

+Veja também Passagem de Ônibus Rio de Janeiro para Engenheiro Paulo de Frontin

 

Conheça os Principais Atrativos do Castelo

Além de toda a história impressionante que envolve o Castelo dos Riachos, este lugar encantador oferece uma variedade de atrativos para aproveitar ao máximo sua visita. Cercado pela Mata Atlântica, o local possui piscina, lago, jardim, trilhas e outras opções de lazer para todos os gostos, proporcionando uma experiência única.

Day Use

Se você está buscando uma experiência de um dia, o Day Use é a escolha perfeita. Você pode passar o dia inteiro imerso na beleza e história do lugar, aproveitando momentos inesquecíveis. Aproveite para se refrescar na piscina, conhecer de perto a história do castelo e fazer um tour por dentro da construção. Essa opção é ideal para quem deseja curtir o castelo sem a necessidade de hospedagem.

Trilhas

Para quem ama uma aventura, o local oferece trilhas incríveis de diversos níveis de dificuldade. Aproveite para explorar a mata preservada e a oportunidade de estar em contato com a natureza.

Visita ao Túnel 12

Túnel 12 Bis em Mendes, Rio de Janeiro

Fonte: Vale do Café

Se a história do Castelo dos Riachos despertou sua curiosidade, você pode conhecer a origem desse lugar. O Túnel 12, que deu início à história do castelo, pode ser visitado diretamente pela propriedade.

Camping

Área Verde do Castelo dos Riachos

Fonte: Transportal

Para quem ama acampar, o castelo oferece uma experiência maravilhosa de camping. Com muita segurança e estrutura para você acampar no local e aproveitar uma noite sob o céu estrelado. E vamos combinar que nada se compara à sensação de acordar cercado pela paisagem da Mata Atlântica, não é mesmo?

Visitas Guiadas

Visita Guiada no Castelo dos Riachos

Fonte: Transportal

Agora, se você gosta de história, as visitas guiadas no local são uma verdadeira viagem no tempo. Imagina saber com detalhes a história do castelo e ainda fazer um tour completo pelo espaço? Com toda certeza, você vai amar esse passeio!

Eventos Imersivos no Castelo dos Riachos

O Castelo dos Riachos não é apenas um destino turístico, mas também um lugar para quem deseja realizar eventos especiais. Aproveite a beleza da natureza ao redor e o espaço do castelo para oferecer eventos imersivos. Seja para casamento, festas ou eventos corporativos, esse cenário combina com qualquer uma dessas opções.

Visita aos Jardins

Além das belezas internas da construção, os jardins também são um espetáculo à parte. Com uma diversidade de vegetação, é o lugar perfeito para relaxar e apreciar a natureza.

 

+Veja também Pousadas e Hotéis no Vale do Café – Preços, Dicas e Serviços

 

Hospedagem no Castelo dos Riachos

Para aqueles que sonham em dormir em um verdadeiro castelo, você não pode perde a oportunidade única de se hospedar no local e vivenciar uma experiência completa. Além de aproveitar todas as opções de lazer disponíveis, como a piscina, as trilhas, o tour e muito mais! Vem conferir as opções de hospedagem:

Quarto da Torre

Essa é o principal quarto do castelo e encanta a todos os hóspedes. O Quarto da Torre é redondo, e isso já o torna único. Além disso, a vista que se tem da torre é maravilhosa. Então, imagine despertar com a beleza da Mata Atlântica ao seu redor? Com toda certeza, é uma experiência incrível. E claro, com muito espaço e conforto!

Quarto da Pedra

Outra opção de hospedagem é o Quarto da Pedra, onde você encontrará literalmente uma pedra no interior. Apesar da peculiaridade, isso torna esse quarto ainda mais especial!

Quarto da Sacada

Para quem preferir acordar com a vista direta para o jardim e a piscina, o Quarto da Sacada é a escolha perfeita. Com todo o conforto necessário, esse quarto oferece bastante privacidade e o melhor de tudo é a paisagem.

 

+Veja também Conheça as Maravilhas de Miguel Pereira – Rio de Janeiro!

 

Horário de Funcionamento e Valores para Day Use

Entrada Principal do Castelo dos Riachos

Fonte: Transportal

O Castelo dos Riachos funciona todos os finais de semana, aos sábados e domingos, das 8h às 17h. E não se preocupe se quiser visitar em dias de semana, você pode reservar para ir com um grupo.

Para aproveitar o Day Use do castelo, o valor do ingresso é de R$20. E para uma experiência completa de hospedagem, é importante consultar a disponibilidade de quartos para fazer sua reserva.

Taxas para Ensaios Fotográficos e Eventos

Você sempre sonhou com fotos em um cenário encantador? No Castelo dos Riachos, é possível realizar ensaios fotográficos, aniversários, casamentos e outros eventos especiais. O ideal é entrar em contato para consultar valores e datas disponíveis.

Onde Comer no Castelo dos Riachos

Além de toda a beleza histórica e natureza, você também pode aproveitar deliciosas refeições, porções, petiscos, guarnições, drinks e muito mais no castelo, tanto no Day Use quanto na hospedagem. E para quem se hospedar, tem o café da manhã também!

Melhor Época para visitar o Castelo dos Riachos

Melhor Época para visitar o Castelo dos Riachos

Fonte: Transportal

A verdade é que você pode visitar o Castelo em qualquer época do ano! Nos dias mais quentes, você pode aproveitar o sol na piscina e, no inverno, aproveitar o clima de montanha que o local proporciona.

Passeios próximos ao Castelo dos Riachos

Asas do Jardim Ecológico Uaná Etê

Fonte: @UanaEte

Se você está pensando em passar uns dias conhecendo todas as atrações que o Castelo dos Riachos tem a oferecer, e ainda sim, conhecer a região onde ele se encontra, que é cheia de pontos turísticos e muita natureza, com toda certeza, não irá se decepcionar com um tour.

Isso porque, no mesmo município e até em cidades muito próximas, existem atrações para todos os gostos, como, por exemplo, o Jardim Ecológico Uaná Etê no distrito de Sacra Família do Tinguá, que, além da fauna e flora ricas em seus jardins, oferece aos visitantes a imersão em obras e histórias contadas por artes expostas ao ar livre.

Já, para os mais radicais e fãs de Steven Spielberg, na cidade de Miguel Pereira, se encontra o Parque dos Dinossauros, com réplicas dos antigos habitantes da terra em formatos e alturas reais. Além disso, também possui tirolesa e até mesmo um restaurante temático.

Já, se procura um tradicional “chorinho” (Gênero Musical popular Brasileiro), aos domingos de manhã, em uma praça tranquila de uma cidade pacata típica de interior, basta ir a Mendes/RJ e se encantar com a calma da cidade local conhecida como princesinha do Vale do Café.

 

Vídeo: Um Castelo Para Visitar no Rio de Janeiro!

Gostou de saber um pouco mais sobre o Castelo dos Riachos? Então, se você busca uma experiência maravilhosa, não deixe de visitar esse local tão especial do Vale do Café. Planeje seu roteiro e compartilhe este artigo com seu parceiro ou parceira de viagem. E não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, até o próximo post!

 

Foto de perfil - Leila Simões
Leila Simões
Sou uma agente de viagens profissional. Através de dicas de viagens, divido experiências que coleciono ao longo de mais de 10 anos de histórias viajando ao redor do mundo.
Organize sua Viagem
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM AÉREA
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza
Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS
Ícone de um calendário cinza
Ícone de um calendário cinza