Centro histórico do Rio de Janeiro: Principais atrativos turísticos!

Arcos da Lapa - Centro Histórico do Rio de Janeiro

01/11/2019

Visitar o centro histórico do Rio de Janeiro é como fazer uma viagem no tempo. Descubra o que há de melhor na região para incluir esse passeio no seu roteiro!

O Rio de Janeiro continua sendo uma das cidades mais visitadas do Brasil e do mundo. Geralmente, quando pensamos na cidade maravilhosa, lembramos de suas praias belíssimas e áreas em que a natureza se faz presente. Mas se você está montando um roteiro de viagem, precisa incluir o centro histórico do Rio de Janeiro! Descubra nesse artigo como chegar, o que fazer e dicas para aproveitar ao máximo essa experiência!

O Centro Histórico

Centro histórico do Rio de Janeiro Fonte: Viajali

Visitar esse espaço do Rio de Janeiro é como embarcar em uma viagem ao passado. Ali, o visitante consegue visualizar 5 séculos de história, desde a chegada dos escravos africanos, passando pela residência oficial da família real de Portugal, até a Proclamação da República.

As construções que compõem o centro histórico são alguns dos pontos turísticos mais conhecidos do Rio de Janeiro, como os Arcos da Lapa, o Palácio Tiradentes e o Paço Imperial. Quem quer ver um outro lado da cidade e entender seu impacto para o país precisa conhecer a região! Afinal, essa é uma área muito bem conservada, capaz de nos fazer voltar no tempo e dar um retrato do que já fomos.

+ Veja Também Pedra Bonita no Rio de Janeiro: Como chegar, trilhas e atrações!

Como chegar no centro histórico

Centro cultural do banco do Brasil Fonte: Viajadora

Além dos famosos carros de aplicativo e taxis, você também pode chegar no centro histórico de ônibus ou metrô. De ônibus, pegue uma linha que passe pela Rua Primeiro de Março e desça na Praça XV. De Metrô, desça no Largo da Carioca ou no Cinelândia, e depois siga andando por alguns minutos. Com internet móvel, você pode contar com o GPS do seu smartphone para evitar se perder.

O que fazer no centro histórico do Rio de Janeiro

Se você puder reservar algumas horas para a visitação do centro histórico, faça isso! Afinal, são vários os pontos interessantes que encontramos na mesma região. Você pode começar seu passeio do Teatro Municipal, que é de onde partem também os Free Walking Tours Gratuitos no RJ. Nesses passeios, você conta com um guia para conhecer a pé todos esses lugares, com muita informação. Veja a seguir o que você encontra no centro histórico:

1 – Theatro Municipal

Theatro Municipal Fonte: Mapa de cultura rj

A linda fachada foi inspirada na Ópera de Paris e conta com uma águia de 350 kg, restaurada com folhas de ouro. O Teatro foi inaugurado em 1909 e ainda conserva bem suas características. É possível visitar o interior do Teatro, com uma visita guiada ou para acompanhar uma das apresentações que acontecem no palco.

2 – Paço Imperial

Paço Imperial Fonte: Wikipedia

O Paço Imperial é um prédio colonial, construído no século XVIII para residência dos governadores da Capitania do Rio de Janeiro. Felizmente, ele foi bem conservado com o passar dos anos e atualmente é um centro cultural. Quem visita o local pode observar a riqueza da construção e ter acesso à exposições culturais.

3 – Arcos da Lapa

Arcos da Lapa

Quem vê os Arcos da Lapa, um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro, pode não saber que essa é considerada a maior obra arquitetônica do período colonial do Brasil. Sua função era servir como um aqueduto, trazendo água das nascentes do rio da Carioca, ao longo das encostas da serra de Santa Teresa, até o Largo da Carioca. Foi especialmente importante quando a cidade praticamente secou por destruir a floresta para plantação de café.

4 – Palácio Tiradentes

Palácio Tiradentes - Centro Histórico do Rio de Janeiro Fonte: Flickr

O Palácio Tiradentes foi inaugurado em 1926 para servir como Congresso Nacional do Brasil, quando a capital do país ainda era carioca. Sua construção chama a atenção e hoje é utilizada como Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Quem quiser fazer um passeio mais aprofundado, pode marcar uma visita guiada.

Dicas para aproveitar o centro histórico

Como você percebeu, o que não falta no centro histórico são lugares interessantes para visitar. De fato, esses que citamos são apenas alguns. Para deixar sua experiência ainda melhor, confira algumas dicas:

  • Opte por um calçado confortável e não esqueça do protetor solar. São itens fundamentais para ter mais conforto nas visitas.
  • A Confeitaria Colombo também faz parte do Centro Histórico. Que tal tomar um café em um ambiente de 1824? Além de se deliciar com os doces, você pode aproveitar um espaço que foi símbolo máximo da Belle Epóque no Rio de Janeiro.
  • Alguns cuidados básicos com seus pertences são sempre bem-vindos. Fique de olho na sua bolsa, evite ir passear com muitas joias e passear de noite sozinho por ali.
  • É possível ter uma boa experiência em um passeio por conta própria, mas um guia deixa tudo mais rico. Essa é uma opção acessível, que pode fazer total diferença na viagem.

No mais, aproveite o espaço para mergulhar em nossa história e descobrir o Rio de Janeiro também pela sua construção. Boa viagem!

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Metrô no Rio
Metrô no Rio – Entenda como funciona, preços, linhas e horários!
Queima de fogos - Réveillon
Réveillon no Rio de Janeiro – 4 Dicas para você curtir o ano novo!
Parque - Quinta da Boa Vista
Quinta da Boa Vista: Como chegar, atrativos e dicas!
CCR Barcas
CCR Barcas – RJ: Onde embarcar, preço, horários e dicas!
Ilha Fiscal
Ilha Fiscal – Rio de Janeiro: Como ir, Atrativos e Eventos
Veja Todas >
Cadastur