Descubra Quais Destino Você Pode ir Usando o VLT!
Rio de janeiro, uma cidade de muitas belezas e diferentes culturas, a capital do estado de mesmo nome ostenta a fama de ser um eterno feriado, o rio é cheio de praias e monumentos históricos, cheio de música e arte, cheio de gente e de vida, e cada pessoa que vem a cidade se perde nas opções sem saber por onde começar, então para ajudar eu fizemos um roteiro fantástico para você conhecer a cidade maravilhosa sem gastar muito, usando o VLT como meio de transporte.
Índice
- VLT carioca
- Como funciona?
- Horário de funcionamento e tempo de duração
- Frequência com que o VLT passa nas estações
- Preço da Passagem
- Como usar o RioCard?
- Bilhete de Embarque
- Pontos mais visitados
- VLT cinelândia
- VLT 7 de setembro
- VLT parada dos Museus
- VLT Parada dos Navios
- VLT Parada Utopia
- VLT gamboa
- VLT Rio de Janeiro
VLT carioca
Veículo leve sobre trilhos, esta nova atração do Rio vem fazendo cada vez mais sucesso entre turistas e moradores, o VLT conseguiu unir a comodidade e a modernidade com o glamour dos antigos bondinhos. O transporte faz uma extensa rota percorrendo desde o centro até a zona portuária com destino final no aeroporto Santos Dumont.
Durante o percurso os passageiros se utilizam de paradas estratégicas para subir ou descer em alguns dos mais belos pontos turísticos da cidade, como é o exemplo do AquaRio – que se tornou famoso ao conquistar o posto de maior aquário marinho da América latina e do MAR ( museu de arte do Rio).
Como funciona?
Trajeto e linhas – o projeto ainda não está concluído, quando estiver vai ter 31 paradas programadas e percorrer 28 km, mas o projeto caminha muita bem, duas linhas já estão em funcionamento.
A primeira linha ( chamada linha azul) que vai do aeroporto Santos Dumont até a rodoviária novo rio é visitada por milhares de pessoas diariamente e sua estação final foi Inaugurada a pouco tempo tornado a linha completa, o nome da estação final é praia formosa.
A segunda linha, (linha verde) tem início na praça XV onde os passageiros podem pegar uma barca para niterói ou vice versa e termina no Saara que é uma região de comércio bastante popular no Rio, no trajeto essa linha ainda passa pela Colombo, uma confeitaria super requisitada que deu nome a estação como uma homenagem. Outra parada é a praça Tiradentes para quem quer relaxar e descansar.
Terceira linha, (linha amarela) ainda não está em funcionamento, que vai percorrer da cinelândia até a central do Brasil.
Horário de funcionamento e tempo de duração
As linhas têm funcionamento individual então não se confunda, a linha um e funciona diariamente sendo sua primeira viagem às seis da manhã e à última a meia noite, já a linha dois que ainda está sendo desenvolvida tem um horário um pouco menor.
Sua primeira viagem é às seis da manhã e à última as vinte horas (oito da noite) seguindo da praça XV até a praia formosa, depois disso ( das 20 hrs até as 00hrs) seu trajeto funciona apenas entre a central e a praça XV.
Uma viagem completa na linha um leva cerca de meia hora enquanto que o trajeto da linha dois pode durar cerca de quinze minutos, o VLT viaja a uma velocidade média de 50 km, podendo ir um pouco mais rápido em alguns trechos.
Frequência com que o VLT passa nas estações
Durante o horário comercial quando o fluxo de passageiros é maior o tempo médio entre cada viagem é de 7 minutos, então se você chegar a estação basta esperar alguns minutos pois o transporte já está a caminho.Depois do horário comercial a frequência diminui um pouco mas ainda é bem mais frequente que os ônibus, em média um VLT vai passar a cada 13 minutos.
Durante o mês de dezembro quando as pessoas estão ocupadas com suas compras vinte e cinco viagens extras são feitas por dia em cada linha, todas em horário comercial para facilitar a vida de quem vai correr atrás da lista de presentes.
Preço da Passagem
Atualmente a passagem no VLT custa R$ 3,80, sendo 6,80 na primeira viagem, pois é necessário comprar o cartão. Se o pagamento for feito através do bilhete único carioca o passageiro então tem algumas vantagens podendo utilizar as integrações do sistema por duas horas, (bastante tempo para quem está passeando) a integração da direito a fazer duas viagens de ônibus e uma viagem no VLT.
Para ajudar os passageiros a se adaptarem ao sistema e as mudanças enquanto as estações ainda estão sendo construídas, a administração do VLT optou por dar gratuidade para todos os passageiros que embarcam na estação central por um período de tempo, ainda não existe data para suspensão desse benefício.
Como usar o RioCard?
Uma vez que você já pagou a passagem você pode descer e subir do VLT quantas vezes forem necessárias com as condições de que não mude o sentido da sua viagem ( não pode pegar o VLT de volta para onde você começou) e desde que não tenha se passado uma hora desde o momento em que você fez o pagamento.
E lembre que você não pode viajar até a estação final e permanecer dentro do veículo para fazer a viagem de volta sem pagar, quando chegam à estação final os vagões consideram como encerradas todas as passagens daquela viagem e portanto você deve descer e pagar outra passagem no caminho de volta.
Bilhete de Embarque
Os bilhete de embarque pode ser adquirido nas máquinas de autoatendimento que estão espalhadas pelas estações do próprio VLT, as máquinas são bastante modernas e tem um funcionamento bastante abrangente podendo aceitar tanto moedas quanto cédulas e até cartão de crédito, os valores comprados nestas máquinas serve para todo o sistema de transportes ligados na integração, então você não precisa gastar todo o seu crédito no VLT.
Importante lembrar que crianças menores de cinco anos não precisam de cartão e não precisam pagar passagem, porém um adulto deve estar acompanhando a criança e esse adulto tem que pagar a passagem normalmente, da mesma forma os idosos com mais de 65 anos podem viajar de graça.
Pontos mais visitados
São muitas as opções de paradas fantásticas no caminho do VLT carioca então separamos algumas para você não se perder.
VLT cinelândia
Cinelândia : A área em volta da mais famosa praça do Rio de janeiro, basta descer e andar um pouco que você vai se encantar, não importa que direção você tome, vai ser divertido e cheio de cultura.
Teatro Municipal do Rio de janeiro
Shows e concertos estão sempre em alta e o ambiente atrai muita gente procurando motivos para dançar.
Biblioteca nacional
Um dos maiores acervos de livros da América latina, para quem gosta de ler este lugar é o paraíso.
Rivalzinho
Todo fim de semana acontece um show com DJ’s tocando de graça nas ruas, pra quem gosta de agito é perfeito.
Centro Cultural Banco do Brasil
Um dos mais importantes e renomados centros culturais da América, exposições são sempre trazidas para se hospedar aqui então cada visita é uma novidade, as exposições não são apenas de obras e artistas brasileiros mas sim grandes obras de artistas do mundo todo, além disso a entrada é sempre gratuita então não tem como ser melhor.
Orla Conde da Boa Vista
Deixando de lado os museus e centro culturais você pode seguir caminhando pela orla enquanto se maravilha com as belezas da Baía de Guanabara, a vista do local é imperdível e por ser um local seguro e bem iluminado você consegue ver um grande número de casais passeando a noite.
VLT 7 de setembro
Praça XV
O paço imperial fica nessa praça e suas exposições são imperdíveis, quem vem ao Rio não pode deixar de conferir.
VLT parada dos Museus
Museu do amanhã
Se você passar pela praça Mauá você logo vai ver ele e vai se impressionar com a bela arquitetura do museu do amanhã, porém o que torna esse lugar um dos maiores pontos turísticos do Rio de janeiro é que ele oferece bem mais do que uma simples vista bonita de sua fachada.
Aqui você pode ver as mais belas exposições focadas em sensibilizar o visitante sobre as questões do meio ambiente e a sustentabilidade, todas as exposições são interativas e a principal ocupa um espaço fixo de cinco salas temáticas, onde são abordados temas como : a terra, os humanos e o cosmos, é um passeio cheio de significado e sutilezas então tire uma tarde para visitar com calma e não economize nas fotos.
— Dica: aproveitando a sua visita ao museu do amanhã faça uma visita a cobertura do edifício e almoce no Mauá, o restaurante tem uma grande variedade de pratos com sabores inesquecíveis e os preços são bem aceitáveis.
VLT Parada dos Navios
Zona portuária
Um longo processo de revitalização foi feito na zona portuária transformando a área que estava praticamente abandonada num dos pontos turísticos mais interessantes da cidade atraindo visitantes o dia todo ( turistas e moradores).
Museus, casa de espetáculos, monumentos, feiras de foodtrucks, o local que é agora conhecido como porto maravilha, abriga além disso tudo o já super famoso e super colorido mural “Todos somos um” feito por Eduardo Kobra, um renomado grafiteiro da cidade. Essa obra recebeu o título de maior grafite do mundo e entrou para o livro dos recordes, a obra retrata uma união multicolorida de todas as etnias, quem for ao Rio tem que tirar ao menos uma selfie no mural.
Circuito da Herança África
Essa área concentra um grande número de locais dedicados a homenagear a cultura africana, o local foi declarado como patrimônio histórico mundial pela UNESCO, aqui ficava provavelmente o maior porto de chegada de escravos do Brasil e hoje o lugar todo é dedicado a homenagear esse povo guerreiro e seu passado de lutas.
VLT Parada Utopia
AquaRio
Corredor do Aquario
Não é apenas o maior aquário marítimo da América latina, inovador e cheio de belezas, o AquaRio recebe os visitantes com exibições da vida marinha que são ao mesmo tempo fascinantes e interativas, o visitante tem a opção de adotar um peixe através do aquário virtual, entre outras inovações.
O visitante recebe já na entrada um tablet com um fone de ouvido para utilizar o guia virtual, com ele você pode ter informações sobre cada espécie em exposição e sobre como elas interagem entre si, além disso o guia virtual responde perguntas de forma interativa.
VLT gamboa
Marquês de Sapucaí
O Mais famoso sambódromo do Brasil, esse lugar é provavelmente conhecido no mundo todo, mesmo quem não gosta de samba e não assiste aos maravilhosos desfiles este lugar continua sendo um ponto turístico que merece ser visitado. Sua grandiosidade e imponência superam qualquer outra construção feita para apresentações artísticas, se você está no Rio então você precisa tirar uma foto no sambódromo.
VLT Rio de Janeiro
Parque Municipal Quinta da Boa Vista
O parque é enorme então se prepare para andar muito. Muitas trilhas para caminhada, espaço para piquenique, dentro do parque você ainda vai encontrar um museu com obras fantásticas e um zoológico para quem gosta de ver os animais de perto, esse é um ótimo programa.
Se você quiser uma tarde romântica uma boa pedida é passear pelo parque e encontrar o ponto ideal para imortalizar com um beijo.
Não deixe de reservar seu hotel no site da Transportal e também de procurar passagens aéreas ou de ônibus rumo ao destino mais bonito da Cidade Maravilhosa.