Jardim Botânico do Rio de Janeiro: Como Chegar, Atrativos e Dicas!

Corredor de Palmeiras no Jardim Botânico RJ

Natureza exuberante, fauna rica, tranquilidade, pássaros cantando, uma série de atrativos para toda a família. Um cenário apaixonante, digno de cena de filme!

Inclusive, vários filmes já foram gravados no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, como a grande comédia nacional Minha Vida em Marte, com Paulo Gustavo e Mônica Martinelli. O parque da Laje foi parte do set de filmagem do filme e é um dos cartões postais da cidade maravilhosa.

O parque foi fundado em 1808, por D. João, com o objetivo de ser uma fábrica de pólvora e um jardim para habituar as plantas de outras partes do mundo.

Dessa forma, o espaço é enorme! São cerca de 54 hectares tombado pelo IPHAN desde 1937 e considerado como reserva da biosfera da UNESCO. Assim, vale a pena separar um dia inteiro para conhecer o jardim, ok?



Jardim Botânico

Túnel em formato de arco no Jardim Botânico Fonte: Deixa de Frescura

Se você procura uma experiência diferente no Rio de Janeiro, cheia de história, tranquilidade e beleza, o Jardim Botânico é o lugar ideal para você!

E para que você tenha um passeio inesquecível, organizamos esse artigo com um guia completo com tudo o que você precisa saber para aproveitar o melhor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro:

  • Como chegar
  • O que fazer no Jardim Botânico do Rio de Janeiro
  • Dicas especiais

+ Veja Também Praias do Rio de Janeiro – Onde Ficam, Como Chegar, Roteiros e Dicas!

Como chegar no Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Entrada Principal do Jardim Botânico Fonte: Quebrando a rotina

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro está localizado perto da Gávea e da Lagoa Rodrigo de Freitas. Existem várias maneiras de chegar até lá. Confira a seguir:

  • Ônibus: As linhas que passam pelo Jockey possuem ponto na Rua Jardim Botânico, 1008.
  • Metrô: É possível pegar o ônibus de integração na estação Botafogo e descer na Rua Jardim Botânico, 728. Dessa forma, você pode entrar no Jardim pela rua Pacheco Leão 101.
  • Bicicleta: Você pode alugar as bicicletas da Bike Rio em alguma estação e deixá-la em dois pontos do Jardim: Rua Pacheco Leão, 320 e 915 ou na Praça Santos Dumont, 40.
  • De carro: Na praça Santos Dumont há um serviço de estacionamento rotativo para quem preferir ir de carro. Para deixar o carro na área, basta comprar o ticket com algum vendedor do local.

O que fazer no Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Portão do Jardim Botânico Fonte: Contoseencontros

Muitas pessoas ainda se perguntas se vale a pena conhecer o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Basta olhar algumas fotos na internet para ter a resposta: Sim! É um dos passeios mais incríveis da cidade maravilhosa!

Para além das belezas naturais que, sem dúvidas, são um atrativo e tanto, selecionamos outros pontos que você precisa incluir no seu roteiro:

+ Veja Também Roteiros Para Você Conhecer a Cultura Japonesa em São Paulo!

Jardim Japonês

Jardim Japonês Fonte: Holandesando

O Jardim Japonês é um dos lugares mais legais do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Além de ser um espaço muito charmoso, o ambiente une a delicadeza da cultura japonesa com a beleza natural brasileira.

O Jardim Japonês foi criado em 1935 e foi remodelado em 1995 como comemoração ao tratado de amizade entre o Brasil e o Japão. No jardim, você pode encontrar várias espécies de plantas como bonsais, cerejeiras, ipês, lagos com carpas e pedras – que simbolizam a longevidade -.

La Bicyclette

La Bicyclette Fonte: Inventando com a mamae

Para quem não abre mão de tomar um cafezinho ou aproveitar o melhor da gastronomia, com um pão artesanal de deixar qualquer um babando, precisa conhecer o La Bicyclette.

O bistrô possui receitas antigas de pães e folhados e uma arquitetura muito charmosa. É uma ótima opção para um café da manhã especial no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. E o melhor: é possível fazer reserva!

+ Veja Também Conheça os 7 Melhores Parques em Curitiba Para Você Visitar!

Pau Mulato

Pau Mulato no Jardim Botânico Fonte: Halley Pacheco de Oliveira Imagens

O Pau Mulato é uma árvore nativa da mata atlântica que se tornou um dos grandes atrativos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Em determinadas épocas, em meados de agosto, o tronco da árvore ganha uma cor bronze que deixa o cenário inesquecível!

+ Veja Também 6 Melhores Museus do Rio de Janeiro, Você Precisa Conhecer!

Museu do Meio Ambiente

Museu do Meio Ambiente Fonte: Viação Itapemirim

O Museu do Meio Ambiente é um dos passeios de lazer mais amados do Rio de Janeiro. Isso porque suas exposições, programações e infraestrutura são “pra lá” de especiais!

No museu, é possível assistir filmes, acompanhar debates e conhecer um pouco sobre a beleza e importância do nosso meio ambiente.

Confira a programação completa do Museu do Meio Ambiente e se divirta!

Espaço Tom Jobim

Espaço Tom Jobim Fonte: Flickr

Cultura e Meio ambiente. Essa é a proposta do Espaço Tom Jobim, fundado em 2008 para homenagear um dos grandes nomes da música brasileira: Antônio Carlos Jobim.

O espaço conta com um teatro de 378 lugares, que recebe espetáculos de teatro, dança e música e também comum Galpão das Artes, espaço para exposições.

Além disso, você também pode conhecer a Casa do Acervo, que abriga o acervo completo de Tom Jobim, com fotos, objetos pessoais, composições originais e vídeos.

Lagoa Rodrigo de Freitas

Pessoas correndo e andando de bicicleta ao redor da Lagoa Rodrigo de Freitas Fonte: Viagens bacanas

A Lagoa Rodrigo de Freitas também é um dos lugares mais conhecidos do Rio de Janeiro. Ao redor da lagoa, crianças, jovens, adultos e idosos praticam exercícios, fazem piquenique ou aproveitam um momento de lazer.

A lagoa é um dos cartões postais da cidade e é uma opção muito bacana para conhecer! Você pode tomar uma água de coco, andar de bicicleta (não se preocupe, há uma ciclovia para isso), ou aproveitar para fazer um piquenique próximo ao Corte Cantagalo!

Parque dos Patins

Pessoas no parque dos Patins Fonte: Luluzinhasinline

Se você procura uma experiência gastronômica, a região não deixa a desejar. Existem restaurantes maravilhosos ao redor da lagoa, principalmente próximo ao Corte Cantagalo ou no parque dos Patins.

Dicas para visitar o Jardim Botânico

Para que o seu passeio seja inesquecível, separamos algumas dicas para você:

  • Leve água! Assim como todo o Rio de Janeiro, o Jardim Botânico é muito quente. Como você vai passar o dia caminhando, é importante se manter hidratado.
  • Vá com roupas confortáveis: lembre-se que são 54 mil hectares para você explorar! Aposte em um look mais confortável, com tênis, shorts, chapéu e um belo óculos de sol!
  • Não esqueça a câmera: ainda que seja a do celular, registrar o passeio pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro é fundamental, pois é um lugar lindo do primeiro ao último passo!
  • Programe a sua viagem! Conheça os atrativos, escolha os seus preferidos e monte um roteiro. Além disso, planeje a sua viagem com antecedência. A Transportal Viagens possui passagens e pacotes com valores especiais!

Para maiores informações:

  • Horário de funcionamento: Segunda-feira: 12h às 18h; Terça a domingo: 8h às 18h.
  • Ingresso: R$15,00 (possui meia entrada)

Entradas:

  • Rua Jardim Botânico, 1008 – bicicletários e estacionamento exclusivo para pessoas com deficiências de locomoção (veículos adesivados) e permitida entrada de carros para embarque e desembarque de pessoas com dificuldades de locomoção (deficientes, idosos, grávidas)
  • Rua Pacheco Leão, 101 – somente pedestres
  • Rua Pacheco leão, 915 – somente pedestres

Site: http://www.jbrj.gov.br/

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Bondinho no Rio de Janeiro
Bondinho no Rio de Janeiro – Ingressos, Horários e Atrativos!
Barcos na Ilha de Paquetá
O Que Fazer na Ilha de Paquetá? Como ir, Pontos Turísticos e Dicas!
Cristo Redentor
Cristo Redentor no Corcovado: Como Chegar, Atrativos e Dicas!
Vista aérea de Copacabana
Praia de Copacabana – RJ: Como Chegar, Atrativos e Dicas!
Corredor de Palmeiras no Jardim Botânico RJ
Jardim Botânico do Rio de Janeiro: Como Chegar, Atrativos e Dicas!
Veja Todas >
Cadastur