O Que Fazer em Cabo Frio RJ: 12 Melhores Atrativos Turísticos!

Vista aérea da Praia do Forte em Cabo Frio

16/01/2019

Quando falamos em Região dos Lagos no Rio de Janeiro, não podemos deixar de falar de uma das cidades mais famosas da região, que é Cabo Frio, que tem um visual impressionante até mesmo para quem já está acostumado a frequentar suas praias, a cidade conta com uma ótima infraestrutura, já que ela é uma cidade turística. Sua localização está a aproximadamente à 150 quilômetros do Rio de Janeiro, com sua fundação datada em 1615 e hoje em dia possui mais de 200 mil habitantes.

As águas de suas praias são cristalinas com algumas dunas de areias bem claras, e além disso existem diversos quiosques à beira mar pronto para o atendimento dos seus visitantes. No período de alta temporada, a orla ainda fica repleto de bares e muita gente bonita deixando o clima leve e muito tranquilo.

As praias são sempre concorridas, começando pelo Forte São Mateus, sendo o local preferido dos surfistas, sendo as Praias de Dunas e do Foguete são as mais procuradas para a prática do esporte, pois suas ondas podem chegar até 30 metros. Outras praias como a Praia do Peró e também as praias que estão localizadas do outro lado do canal do Itajuru, são point dos naturistas. Não se preocupe que o que fazer em Cabo Frio não vai faltar opções, tem para todos os gostos e bolsos.

+ Veja Também 5 Melhores Pousadas em Arraial do Cabo no Rio de Janeiro!

Conheça quais são as melhores praias de Cabo Frio – RJ



Como a cidade é conhecida principalmente por suas praias, nada mais justo do que apresentar o que fazer em Cabo Frio começando pelas belas praias da região:

Praia do Forte

Praia do Forte - Cabo frio Fonte: Booking

É a principal praia procurada pelos turistas em Cabo Frio – RJ, é uma das praias mais extensas da região, com mais de 7,5km e mesmo sendo tão grande, fica lotada em toda sua extensão no período de alta temporada. Um dos cartões-postais da cidade, com águas cristalinas em fortes tons de azul bem gelada, mas não se espante, pois é deliciosa e muito refrescante.

+ Veja Também Descubra Quais São As 8 Praias Mais Bonitas do Brasil!

Praia das Conchas

Praia das Conchas em Cabo Frio Fonte: Youtube

Muito procurada por viajantes que estão em busca de turismo familiar e também pelos adeptos de esportes no mar, pois suas águas são calmas e bem tranquilas. Uma das melhores praias da região e ainda é um dos principais pontos de encontro dos pescadores de arremesso. A praia das conchas em Cabo Frio possui quiosques, cavalos e aluguel de caiaques. A praia do Peró também fica próxima da Praia das Conchas, porém estão separadas pelo morro.

Praia do Foguete

Praia do Foguete Fonte: Tripadvisor

Considerada uma das melhores praias de cabo frio para a prática de surf, possui águas geladas, com correntezas traiçoeiras e águas profundas. Sua extensão é praticamente igual à Praia do Forte, com 7,5Km de extensão. Não é muito procurada por turistas, mesmo oferecendo boa infraestrutura como bares e quiosques à beira mar.

Praia das dunas

Pessoas na Praia das dunas Fonte: Guia viagens Brasil

Possui grandes ondas e fortes, sendo a mais procurada por praticantes de Surf, Windsurf, Vela entre outros esportes aquáticos, porém não é indicada para banho, devido suas fortes correntezas. Mas você pode aproveitar a maré baixa para curtir um pouquinho da Praia das Dunas, acompanhe pela Tábua das Marés.

Não se preocupe, pois não vai faltar o que fazer em Cabo Frio, principalmente nessa praia. Seu nome é devido às dunas que estão ao seu redor. Você pode chegar na praia das dunas pela praia do forte. Parte de sua extensão é área de preservação ambiental, e os quiosques estão localizados na parte fora da área de preservação ambiental. Sua localização fica à 2Km do Centro de Cabo Frio.

Praia Brava

Visita superior da Praia Brava em Cabo Frio Fonte: Viagens possíveis

É uma das praias mais desertas da região de Cabo Frio, comumente utilizada para a prática de nudismo e também surfistas, graças às suas areias fofas e clara além das ondas fortes. Sua localização é próxima da Praia do Peró e também bem pertinho do Farolete, conhecido como Ogiva. Se quiser conhecer a Praia pela trilha, todo o percurso é realizado a pé, onde o final do percurso é feito em um caminho de pedras, com uma vista incrível.

Passeio pela Ilha do Japonês: Um dos melhores passeios de Cabo Frio

Mar e a Ilha do Japonês em Cabo Frio Fonte: Viagens Possíveis

Imagine uma ilha com águas cristalinas e bem calminhas, agora imagina que essa ilha fica mais perto do que se imagina, pois bem, essa é a Ilha do Japonês em Cabo Frio no Rio de Janeiro. A Ilha do Japonês pode ser acessada pelo Canal do Itajuru, localizada entre as praias do forte e brava. A travessia para chegar até a ilha pode ser feita de 3 formas:

  1. A pé: a opção só deve ser considerada quando a maré estiver baixa, logo será necessário que você consulte a Tabua das Marés para ter certeza dos horários em que a maré estará baixa, tanto para ir quanto para voltar.
  2.  A nado: Essa é uma opção para aqueles gostam de um bom desafio, a travessia é realizada apenas na maré alta, mas tome cuidado caso não tenha o nado afiado, pois precisa ter o mínimo de preparo físico para tal.
  3. Por barco: Caso nenhuma das duas opções atenda, a melhor ideia é atravessar em um barco que cobra uma pequena taxa para realizar a travessia. Não leva menos do que 5 minutos seguindo de barco.

A Ilha possui muitas árvores, garantindo um bom descanso após o almoço. Existe uma taxa de preservação ambiental e também do estacionamento que é cobrado, no valor de R$10,00 e ainda inclui a Praia das Conchas. Já a travessia por barco custa R$4. Os valores podem sofrer alteração na época da alta temporada.

Onde praticar mergulho em Cabo Frio – RJ

Mulher mergulhando ao lado de uma tartaruga em Cabo Frio Fonte: Tripadvisor

Para iniciar a prática de mergulho, você vai precisar de uma orientação profissional, e uma das melhores estruturas de Cabo Frio no Rio de Janeiro é a Barracuda Cabo Frio, que é uma escola e também uma operadora de mergulho, conta com cursos de mergulho para aqueles que possuem experiência (Discover Scuba Diving) até o Guia de mergulho (DiveMaster). Além disso, a escola possui saídas para mergulhos, aluguel e também venda de equipamentos. Faça uma visita. Vamos aos locais para mergulho? Confira a seguir:

  • Ilha do Papagaio: Uma opção perfeita para quem está em busca de bom ponto de mergulho para observar diversas espécies raras da rica fauna marinha da região é a Ilha dos Papagaios. As águas calmas permitem a observação de arraias, corais, tartarugas entre outras espécies de peixes. Caso você não seja um mergulhador, será necessário fazer um pequeno curso para praticar mergulho na região. Ao mergulhar, você poderá observar espécies, como: Lagostas, polvos, anêmonas, diversos corais, xaréu, pargo, garoupa e badejo, além das algas marinhas.

O que fazer em Cabo Frio: Opções para prática de mergulho

  • Ilha Comprida
  • Ilha do Breu
  • Ilhas das Emerências
  • Ilha Dois Irmãos
  • Ilha dos Capões

O que fazer em Cabo Frio – RJ

Rua dos Biquínis

Mulheres olhando produtos das lojas na Rua dos Biquínis em Cabo Frio Fonte: Fique bem informado

Da série: O que fazer em Cabo Frio, a Rua dos Biquínis é uma opção obrigatória. Não existe local melhor para fazer compras do que a Rua dos Biquínis, a fama dessa rua vai longe, devido à variedade de opções para compra de peças, principalmente de banho e praia, com bons preços e ótima qualidade.

Antes no local não havia nenhum conforto para quem visitava o local, agora foi reformado e virou um shopping com diversas lojas. Além disso, você também pode encontrar artesanatos locais, graças à duas feirinhas localizadas nos arredores da Rua dos Biquínis.

Praça da Águas

Vista de um prédio para a Praça da Águas em Cabo Frio Fonte: Tec.pe

É uma praça bem grande, localizada ao lado direito da Praia do Forte, com uma área de 1.600 metros, que conta com um chafariz, uma iluminação especial além de um grafite 3d subaquático, onde os desenhos buscam retratar a vida marinha local. No local ainda é possível admirar os tanques com peixinhos e uma pista de skate.

Forte São Matheus

Forte São Matheus em Cabo Frio Fonte: Villamares

Uma das melhores vistas da região é do Forte, criado em 1620, contempla toda a orla, assim como o Canal e também a Ilha do Japonês. O local foi transformado em um espaço cultural, com exposições dos artistas locais.

Boulevard Canal

Barcos parados na orla do centro de Cabo Frio Fonte: Cabo Frio rj

Um famoso ponto de encontro de Cabo Frio, que possui diversos restaurantes, casas noturnas e bares, além do incrível pôr-do-sol. Localizado bem no centro, banhado pelo Canal Itajurú e ainda liga à lagoa de Araruama ao mar. Não deixe de dar um passeio em seu deck de madeira e sentir a brisa refrescante do lugar!

Bairro da Passagem

Casas no Bairro da Passagem em Cabo Frio Fonte: Lugares em fotos

Acha que acabou o que fazer em Cabo Frio, ainda tem o Bairro da Passagem que é conhecido por ser o bairro mais antigo da região de Cabo Frio, as vias são bem estreitas feitas de pedras portuguesas, remetendo ao passado, na época da sua fundação, a mais de 400 anos. Um local cheio de vida, com diversas bares, restaurantes, música ao vivo entre outras opções de entretenimento.

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Busque sua PASSAGEM AÉREA

Adultos
Crianças
24 meses à 11 anos
Bebês
até 23 meses (no colo)

Busque sua PASSAGEM DE ÔNIBUS

Veja também:

Arcos da Lapa - Centro Histórico do Rio de Janeiro
Centro histórico do Rio de Janeiro: Principais atrativos turísticos!
Pedra Bonita
Pedra Bonita no Rio de Janeiro: Como chegar, trilhas e atrações!
Carros do Jeep Tour Rio
Jeep Tour Rio de Janeiro – Passeio, Ingresso, Atrativos e Dicas!
Voo de Livre RJ
Voo Livre RJ – Como chegar, preço, atrativos e dicas úteis!
Área verde no Parque Nacional da Tijuca
Parque Nacional da Tijuca – 5 Dicas Para Você Aproveitar o Local!
Veja Todas >
Cadastur