O que fazer em Copacabana? 4 Roteiros Imperdíveis Para Você!
Charmoso, boêmio e cheio de vida, o bairro de Copacabana é um dos mais famosos do Rio de Janeiro. Do ladinho de Ipanema, pertinho do Leblon e colado no Leme, esse é um dos points mais procurados por turistas e quem vai à cidade maravilhosa para morar.
Quer saber mais sobre o que fazer por lá e como aproveitar a região ao máximo? Confira as informações que separamos abaixo!
Índice
Onde fica Copacabana? Como chegar até lá saindo da Rodoviária Novo Rio?
Quem vai para Copacabana saindo da Novo Rio, pode usar alternativas de transporte, como o Uber e Táxi ou seguir com o público. Para isso, é preciso:
Pegar um ônibus até a estação de metrô Uruguaiana. Ele sai da Rodoviária do Rio, na rua Francisco Bicalho com o nome de Candelária.
Do metrô linha l4, basta descer na estação Siqueira Campos e caminhar cinco minutos até a parte central do bairro.
Roteiros para fazer na região!
Não faltam opções de passeios em Copacabana. O tradicional bairro carioca merece pelo menos um dia inteiro para ser explorado ao máximo e, mesmo assim, vão faltar lugares para conhecer. Mas separamos alguns dos pontos imperdíveis abaixo!
+ Veja também Vista Chinesa no Rio de Janeiro: Onde fica, como chegar, atrativos e dicas!
1- Forte de Copacabana
O Forte de Copacabana é um dos lugares mais bacanas para conhecer na região. Conta com exposições, além de um visual incrível da beira-mar da praia de Copacabana. Sua entrada é paga por um preço simbólico: adultos pagam R$6,00 e estudantes pagam meia entrada.
Horário de funcionamento do Forte de Copacabana
O horário de funcionamento é de Terça a Domingo e feriados, das 10h às 20h. Mas vale lembrar que a bilheteria fecha às 18 horas.
2- Passear pelo Calçadão de Copacabana
O próprio Calçadão de Copacabana é um passeio incrível. Ver de pertinho as primeiras pedras portuguesas que foram construídas no Brasil e se apaixonar pelo visual mesclado entre mar, a Avenida Atlântica, a ciclovia e o calçadão é incrível!
Você pode parar para tomar um sorvete ou uma água de coco e se encantar ainda mais pela atmosfera do bairro apenas passeando sem pressa na beira da praia – quem sabe você não tem a sorte de passar por lá quando estiver acontecendo os campeonatos mundiais de vôlei, comuns nas areias de Copacabana.
3- Passear no Parque estadual da Chacrinha
Se você quer sair um pouco da praia quente, pode ir até o Parque estadual da Chacrinha e curtir um passeio entre as árvores, fazer um piquenique ou simplesmente caminhar sem pressa pelas trilhas. O Parque funciona de terça a domingo das 8h às 17h e o acesso é totalmente gratuito. Vale a pena conhecer!
4 – Conhecer as Estátuas do Bairro
Um passeio bem legal e cultural é caminhar pelo bairro em busca das principais estátuas que estão espalhadas por lá. A mais famosa delas fica no Calçadão, a de Carlos Drummond de Andrade. Outra bem bacana de tirar foto e conhecer é a de Dorival Caymmi, que fica a poucos metros da estátua de Carlos Drummond de Andrade.
Por seu um bairro boêmio e frequentado por artistas, as estátuas representam bem esse glamour e lado artístico da região, por isso, são tão visitadas e fotografadas por turistas do mundo inteiro.
Como aproveitar a praia de Copacabana? Dicas!
A praia de Copacabana é incrível e tem uma orla enorme. Mas é importante aproveitá-la com algumas dicas que separamos:
Vista roupas leves, pois o calor é bem forte quase o ano inteiro, especialmente no verão. Procure ir com poucos pertences e evite ostentar celulares ou câmeras caras na beira da praia. Apesar de bem policiada, a praia fica em uma cidade grande e é preciso se precaver!
Passe filtro solar de duas em duas horas! Lembre-se que o Rio é uma cidade quente e que o sol pode castigar os desavisados!
Onde comer na região?
Comer bem não será difícil em Copacabana. O bairro é repleto de bares, restaurantes e centenas de opções para quem quer uma refeição completa ou apenas petiscar. Separamos algumas opções abaixo:
Beco das Garrafas: Lugar animado, com muita cerveja, bossa nova, música ao vivo e petiscos deliciosos. Ideal para ir à noite ou em um Happy Hour.
Confeitaria Colombo: A Confeitaria Colombo fica no centro do Rio, porém, o acesso é bem fácil saindo de Copacabana. O lugar é incrível e, além das delícias gastronômicas, reserva uma beleza ímpar na sua arquitetura. Vale conhecer!
+ Veja também Centro histórico do Rio de Janeiro: Principais atrativos turísticos!
Onde se hospedar em Copacabana?
Não faltam opções de hospedagem em Copacabana – para todos os gostos e bolsos. Existem hotéis, pousadas e hostels para todas as idades e vibes. Separamos também as melhores opções:
Copacabana Hotel Atlântico: Hotel refinado, de frente para o mar, ideal para quem quer ficar bem localizado e curtir ao máximo o bairro.
Pousada da Bruna: Pousada mais simples, porém, bem localizada e com um café da manhã completo!
Gostou das dicas de hoje de como aproveitar Copacabana ao máximo? Compartilhe nas redes sociais!